TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Por:   •  11/9/2021  •  Resenha  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso de Graduação em Nutrição

Alexandra Cristina Zandonai

PATOLOGIA

Trabalho apresentado no curso de Graduação em Nutrição, para obtenção da nota em participação de atividades.

Belo Horizonte

2021

Descrição da atividade

Após estudar os conteúdos desta unidade, explique o processo inflamatório, exemplificando uma situação clínica de inflamação aguda e uma de inflamação crônica.

INFLAMAÇÃO

A inflamação está presente nos locais que sofreram alguma forma de agressão. O processo inflamatório visa compensar essas alterações de forma e de função por intermédio de reações teciduais, principalmente vasculares, que buscam destruir o agente agressor, podendo, assim, ser considerada uma reação de defesa local. A inflamação destrói, dilui ou isola o agente nocivo e desencadeia uma série de eventos que tentam curar e reconstituir o tecido danificado. O reparo começa nas fases iniciais da inflamação, mas geralmente só é finalizado depois que a influência nociva foi neutralizada.

 Nas fases da inflamação existem alguns fenômenos básicos comuns a qualquer tipo de inflamação e que independem do agente inflamatório. Essas fases caracterizam a inflamação do tipo aguda, a qual sempre antecede a inflamação crônica.

A manifestação clínica dessas fases se dá por intermédio de cinco sinais, intitulados “sinais cardeais”, que caracterizam a profundidade do processo inflamatório, são eles: tumor, calor, rubor, dor e perda da função.

 Diversos fatores atuam em conjunto, levando aos eventos celulares e vasculares da inflamação. Resulta em um aumento do calibre de capilares responsáveis pela irrigação sanguínea local, produzindo mais hiperemia e aumento da temperatura local (calor). O edema ocorre a partir do aumento da permeabilidade vascular aos componentes do sangue, o que leva ao extravasamento de líquido intravascular para o espaço intersticial extracelular. A dor, outro sintoma característico da inflamação, é causada primeiramente pela estimulação das terminações nervosas por algumas destas substâncias liberadas durante o processo inflamatório, por aumento da sensibilidade dolorosa promovida pelas prostaglandinas, mas também em parte por compressão relacionada ao edema.

 A variação de elementos celulares presentes no foco inflamatório promove diferenciações nesse local, que podem caracterizar, uma inflamação aguda ou crônica. As agudas são uma resposta inflamatória imediata e inespecífica do organismo diante da agressão, e a Crônica é uma reação tecidual caracterizada pelo aumento dos graus de celularidade e de outros elementos teciduais mais próximos da reparação, diante da permanência do agente agressor.

Inflamação Aguda é a resposta inicial a lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos, presentes em maior quantidade nesta fase devido ao seu alto potencial de diapedese e rápida velocidade de migração. Pode se apresentar sob várias formas circunscrita na epiderme, furúnculo, abscesso e celulite.

Inflamação Crônica é composta por destruição tecidual, decorrente da permanência do agente agressor e por tentativas de reparação, trazidas pela formação de vasos sanguíneos e pela substituição da parte funcional do órgão por fibras. Apresenta-se em:

  • Inespecífica que é composta por células mononucleares associadas a outros tipos celulares, não havendo a predominância de um tipo celular;
  • Produtiva onde há o predomínio de fibras colágenas, fibroblastos e células epiteliais, havendo a presença de uma massa tecidual evidente e produção de vasos sanguíneos;
  • Exsudativa com presença de pus não encapsulado, espalhado pelo tecido;
  • Granulomatosa que possuem poucas propriedades de agressão ao tecido, mas provocam ampla resposta ao tecido, se manifestam sob a forma de pequenos grânulos.

Alguns tipos de inflamação para entender como o processo se desenvolve no corpo:

  • Picada de mosquito: quando o inseto injeta uma substância irritativa pela picada e o corpo promove um processo inflamatório, ocorre dor, vermelhidão e calor. Esses sintomas traduzem a resposta imunoquímica no local.
  • Pancada/batida: após a lesão, ocorre dor, vermelhidão e calor, pois a agressão é na pele e há uma inflamação no local.
  • Asma: diferente das situações anteriores, a inflamação dos brônquios que caracteriza a asma não é visível. Neste caso, é possível que ocorra um dano tecidual, deixando a área com um pouco de fibrose. Esta sequela é mais comum em inflamações crônicas e é preciso intervir com medicação para conter este processo.

A diferença entre uma inflamação aguda e crônica está na recorrência do quadro. Um paciente com asma, que conta com predisposição genética, quando tem contato com o agente irritativo, desenvolve uma reação inflamatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com