TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vitamina A

Por:   •  7/4/2019  •  Artigo  •  4.171 Palavras (17 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 17

Hipovitaminose A

Maria Inês CAMPINHO 1

Mara CARDOSO 1

Marielle Guena PEREIRA1

Nadjane Ferreira DAMASCENA 1

Luana Cássia MIRANDA 1 

Rita de Cássia PEREIRA 1

        [pic 1]

INTRODUÇÃO

A deficiência de vitamina A continua sendo uma carência nutricional de impacto na saúde pública, por atingir populações no mundo inteiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde, só nas Américas a prevalência de hipovitaminose A é de cerca de 20%. No Brasil várias regiões apresentam tal problema como Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, sendo a hipovitaminose A um problema endêmico em alguns locais (CAMPOS; ROSADO, 2005).

A hipovitaminose A se distribui de forma semelhante entre diferentes classes sociais e regiões. Estudo de FERRAZIS (1998) comprova a deficiência de vitamina A como um grave problema em crianças na região sudeste do estado de São Paulo (ZANCUL, 2004).

O Estudo Nacional da Despesa Familiar (ENDEF), realizado entre 1974 e 1975, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstrou que o déficit dessa vitamina era a carência alimentar de maior magnitude e abrangência na dieta brasileira nos anos 70. Estudos realizados em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia confirmaram, desde a década de 80, a necessidade de combater a deficiência de vitamina A em crianças de 0 a 5 anos nos estados da Região Nordeste. Essa deficiência também foi encontrada em pré-escolares de 0 a 72 meses, no vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais (MARTINS et al, 2007).

Outros estudos, também com amostras de base populacional, realizados nos estados de Pernambuco, em 1997, e Sergipe, em 1998, constataram baixos níveis de retinol em 19,3% e 32,1% dos menores de cinco anos, respectivamente, confirmando a deficiência de vitamina A como importante problema de saúde pública no nordeste brasileiro. Ainda outros estudos, recentes, em 3 capitais da Amazônia Ocidental (Boa Vista, Manaus e Porto Velho), encontraram baixos níveis de retinol em 15,5%, 19,6% e 32,4% dos pré-escolares, respectivamente (MARTINS et al, 2007).

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, constituinte do grupo de substâncias orgânicas com estrutura bastante variada, solúveis em solventes orgânicos e sem valor energético, que o organismo ou não sintetiza ou o faz em quantidade insuficiente, por isso é necessário ingestão, em quantidades mínimas, fornecidas pelos alimentos (ZANCUL MS, 2004). O armazenamento da vitamina A se dá predominantemente no fígado e é um nutriente que se encontra apenas em alimentos de origem animal, em diversas formas: retinol, retinil, retinal e ácido retinóico. Os vegetais fornecem provitaminas A, como o e o a-caroteno e a-criptoxantina, que podem ser biologicamente transformadas em vitamina A em organismos animais. O mais ativo dos carotenóides provitamínicos A é o caroteno, sendo também, o mais distribuído em alimentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, nas Américas, cerca de 64% da vitamina A ingerida é proveniente de carotenóides provitamínicos A (CAMPOS, ROSADO, 2005).

Países com clima tropical, como o Brasil, têm uma enorme variedade de fontes carotenogênicas, que incluem frutas, hortaliças e óleos extraídos de frutos de palmeiras diversas. Um exemplo disso é o óleo de dendê, que contém cerca de 16400g/100g de RAE (Retinol Activity Equivalents) (CAMPOS, ROSADO, 2005).

Em termos epidemiológicos, a ingestão inadequada de alimentos que são fonte de vitamina A é o principal fator etiológico em todas as áreas endêmicas no mundo, especialmente nas áreas de populações carentes, nos países em desenvolvimento da América Latina - incluindo o Brasil -, África e Ásia, o que é uma contradição diante da grande oferta citada. Isso pode ser explicado pela existência, nessas mesmas áreas, de fatores coadjuvantes, como a reduzida ingestão de lipídios - reduzindo a biodisponibilidade da vitamina e provitamina A -, alta prevalência de infecções, falta de saneamento ambiental e de água tratada, condições socioeconômicas desfavoráveis e tabus alimentares que aumentam a demanda  ou  interferem  na ingestão e metabolização da vitamina A pelo organismo. A biodisponibilidade dos carotenóides também depende de outros nutrientes cuja ingestão é geralmente deficiente nas populações afetadas, tais como proteínas, zinco, vitamina E e fibras (RAMALHO et al, 2002).

A vitamina A é essencial para o crescimento e desenvolvimento do ser humano. Atua na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico e mantém saudáveis as mucosas, atuando como barreira contra as infecções (ZANCUL MS, 2004). Por isso a necessidade de medidas de saúde pública que sejam abrangente e tratem as raízes do problema, e todos os fatores interferentes, para que sejam verdadeiramente efetivas.

Entre as principais estratégias utilizadas atualmente no combate à deficiência de vitamina A nos países em desenvolvimento estão a suplementação medicamentosa, a fortificação de alimentos e mudanças na alimentação, incluindo maior consumo de vegetais ricos em carotenóides (CAMPOS, ROSADO, 2005).

PREJUÍZOS À SAÚDE

A hipovitaminose A tem sido diagnosticada a partir da ingestão deficiente de vitamina A, pelas lesões oculares, pelas concentrações séricas inferiores às aceitas universalmente como normais ou por concentrações hepáticas anormalmente diminuídas (GERALDO et al., 2003).

A deficiência clínica da vitamina é definida pela presença de cegueira noturna, manchas de Bitot, xerose e/ou ulcerações corneanas e cicatrizes corneanas relacionadas à xeroftalmia (GERALDO et al., 2003).

Durante muito tempo, o papel da carência de vitamina A em outras funções metabólicas, como na reprodução, no sistema imunológico e na manutenção da integridade epitelial, foi quase ignorado, possivelmente devido à falta de indicadores sub-clínicos ou pré-patológicos da hoje chamada carência marginal. Calcula-se que o número de crianças com carência marginal de vitamina A seja de cinco a 10 vezes maior do que o número de crianças com carência clínica (RAMALHO, et al, 2002).

Considera-se atualmente que os casos de xeroftalmia representam apenas a ponta do  iceberg,  sob  a  qual podem  se  encontrar  proporções muito maiores da  população  em  estágios  menos avançados , ou seja, estados marginais de carência(RAMALHO, et al, 2002).

Atualmente, sabe-se que, em função de sua atuação no olho e no ciclo visual, a deficiência de vitamina A pode tornar mortais doenças como o sarampo, considerada parte do histórico de saúde de crianças normais. De fato, a deficiência de vitamina A pode provocar quadros de imunodeficiência de origem exclusivamente nutricional (RAMALHO et al., 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (322.1 Kb)   docx (133.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com