TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vitamina B6 na Nutrição

Por:   •  30/3/2017  •  Resenha  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

VITAMINA B6

A vitamina B6 existe em formas diferentes, sendo a piridoxina a forma mais utilizada para fortificação de alimentos e na preparação de alguns tipos de medicamentos. Esta vitamina tem relação com o metabolismo de aminoácidos, além de agir como cofator para ação do glicogênio fosforilas e outras enzimas.

        Segundo Cozzolino (2009), a maioria dos alimentos possui a vitamina B6, e sua absorção é relativamente alta. Porém, alguns vegetais apresentam uma quantidade significativa dessa vitamina.

        Durante o cozimento e processamento de alimentos, como carnes e vegetais enlatados, por exemplo, as perdas da vitamina são altas. Na moagem do trigo, para produção da farinha, as perdas podem atingir entre 70 e 90% e o congelamento de vegetais pode resultar em uma perda que varia de 35 a 55%.

        A vitamina B6 não é sintetizada por humanos e outros mamíferos e, por isso, precisam obtê-la de fontes alimentares. A maioria da vitamina absorvida é direcionada para o fígado, embora outros tecidos também possam absorver os compostos. A piridoxina é rapidamente convertida para piridoxal fosfato no fígado e em outros tecidos, e não tem a capacidade de atravessar as membranas celulares.

        Conforme explica Cozzolino (2009), a principal função da vitamina B6 é atuar no metabolismo de aminoácidos e a ingestão de muitas proteínas pode afetar suas recomendações. Acredita-se que ingerir 1 mg/dia seja suficiente para suprir as necessidades de adultos, quantidade que pode ser aumentada, dependendo da ingestão de proteínas desses indivíduos. Pra crianças a recomendação é bem menor. Sugere-se que a ingestão seja de 2,5 a 3 µg de vitamina B6 /g de proteína.

        A deficiência de vitamina B6 é rara, tendo em vista que ela está bem distribuída nos alimentos e a flora bacteriana intestinal consegue sintetizar grandes quantidades. No entanto, boa parte de pessoas de populações desenvolvidas consomem a vitamina de forma inadequada. Entre os sintomas da deficiência grave de B6 é possível citar dermatite seborreica, anemia microcítica, convulsões, depressão e confusão mental. Há evidencias também, que o consumo inadequado da vitamina está associado com o prognóstico negativo em mulheres que tem câncer de mama.

        Apesar da vitamina B6 ser hidrossolúvel e ser metabolizada e excretada rapidamente, ela apresenta toxicidade. Alguns experimentos foram realizados com animais e, estes apresentaram lesões dermatológicas, fraqueza muscular e falta de equilíbrio. Com doses acima de 50 mg/kg, podem ocorrer danos neurais, cm degeneração de fibras sensoriais dos nervos periféricos da coluna dorsal.

FÓSFORO

        O fósforo é encontrado na natureza principalmente na forma de fosfato, que possui um átomo central do fósforo, quatros átomos de oxigênio e os átomos de hidrogênio podem variar de 0 a 3. A quantidade fósforo no corpo de um recém-nascido pode chegar a 0,5%, enquanto em adultos a quantidade varia de 065 a 1,1%, sendo que grande parte se encontra nos ossos e o restante em tecidos moles e no fluido extracelular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com