TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vitamina K

Por:   •  18/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

Vitamina K

1. Quais são as substâncias que tem ação de vitamina K? Quais são as fontes dessas substâncias?

As formas que vão ser vitamina K são compostos que vão conter um anel 2-metil1,4-naftoquinona, a principal fonte é a Filoquinona chamada vitamina K1, de origem vegetal, principalmente os verde escuro, um outro composto chamado Menaquinona chamada de vitamina K2, de origem bacteriana principalmente do trato gastro intestinal humano e está presente em pequena quantidade em produtos de origem animal. A diferença entre a vitamina K1 e a vitamina K2 é a quantidade de isoprenóides, a K1 tem três isoprenóides e a K2 pode ter de três a doze isoprenóides.

A Menadiona é sintética, e não tem a cadeia fitil com os isoprenóides, ela não é ativa na sua forma e para ser ativa ela se transforma em Menaquinona no fígado onde recebe quatro isoprenóides se torando Menaquinona 4, ou seja, existem duas fontes de Menaquinona (a do TGI e da Menadiona).

2. Como ocorre a digestão e absorção das formas de vitamina K no organismo?

Filoquinona é absorvida no intestino delgado principalmente no jejuno.

Menaquinonas de origem animal são absorvidas pelo mesmo sistema das filoquinonas, já as de origem bacterianas são absorvidas por difusão passiva no íleo e colón (que não é um bom lugar para a absorção) e a capacidade de absorção varia individualmente.

3. A vitamina K é armazenada no nosso organismo em grandes quantidades? É comum casos de deficiência?

O armazenamento se dá em diversos tecidos, a maior parte é no fígado, depois coração, pulões e rins, mas é uma pequena parte porque a reserva é depletada rapidamente em três dias tem uma diminuição de 75%. A filoquinona é a que está mais presente no plasma. No fígado a proporção é de 90:10 de menaquinona e filoquinona. A transformação de menadiona em menaquinona (MK4) ocorre principalmente no fígado, mas pode ocorrer nas glândulas salivares, cérebro e ossos.

4. Qual a função principal da vitamina K? Descreva como e onde ocorre essa função.

A coagulação é a principal função. Na coagulação a carboxilação ocorre no reticulo dos hepatócitos no fígado e vai ser liberada para quando for necessário ser ativa através da integração do cálcio no seu local de ação. Por exemplo: do fígado saem proteínas, e algumas dessas são dependentes da vitamina K para a sua carboxilação, a protrombina (fator II) é uma proteína chave desse mecanismo, e após a saída do fígado elas podem se ligar ao cálcio no local da lesão, essa ligação mais fatores plaquetários como a tromboplastina faz com que a protrombina se transforme em trombina, essa trombina que vai ativar o fibrinogênio em fibrina formando o coagulo.

5. Quais as proteínas que necessitam da presença da vitamina K para terem sua função adequada? O que acontece na falta de vitamina K?

A vitamina K vai carboxilar principalmente quatro fatores de coagulação, as proteínas que estão envolvidas na coagulação são chamadas de fatores (II - protrombina, VII, IX, X), ou seja, a sua ativação (carboxilação) é dependente da vitamina K, os fatores para agir não precisam da vitamina K, mas a sua ativação sim é dependente da vitamina K.

6. Como ocorre a coagulação sanguínea? Quais são e como agem os fatores anticoagulantes?

No caminho intrínseco: quando ocorre um ferimento a matriz extracelular (tecido conjuntivo) vai se integrar com o sangue, a presença de colágeno no sangue, ou outras proteínas que tenham a mesma característica do colágeno, são capazes de ativar o fator XII ou XI para começar a cascata. Pela integração do colágeno com o fator XI dá origem ao fator XI ativado, o fator XI tem como substrato o fator IX que esta no sangue, mas tem que ter sido carboxilado no fígado para se tornar ativo, então na presença de cálcio temos a presença do fator IX ativo. O fator IX ativo se liga ao fator VIII ativo, onde ocorre a reação de ativação do fator X para o fator X ativo que se liga ao cálcio e a fosfolipídios de membrana que forma um processo enzimático que vai ativar a protrombina (fator II) em trombina (fator II ativo), que ativa o fibrinogênio em fibrina, para formar o coagulo.                                                                                       No caminho extrínseco ocorre a união do fator VII (que é dependente da vitamina K para a sua carboxilação), esse fator VII vai se unir com fatores teciduais e plaquetários e se tornar ativo. O fator VII ativo também é capaz de ativar o fator X, ai segue o mesmo caminho da via intrínseca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com