TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A fenilcetonúria ou PKU

Por:   •  12/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

Fisiologia do sistema

A fenilcetonúria ou PKU, como é mundialmente conhecida, é uma doença genética, causada por uma mutação no gene que codifica a enzima fenilalanina-hidroxilase, ativa no fígado e responsável pela transformação do aminoácido fenilalanina (PHE) em tirosina (BUSSOLOTTO; MARY, 2006).

Esta enzima — a fenilalanina-hidroxilase — contém duas frações: a fração I (lábil), existente no fígado., a fração II (estável), largamente distribuida pelos tecidos do organismo. Para que a reação de hidroxilação se processe há necessidade de um co-fator não proteico, a tetrahidropteridina, além da presença da nicotinamida-adenina-dinucleótide-fosfato reduzido (NADPH + H + ), que mantém o co-fator ativo l< lr . Não havendo esta hidroxilação, a FAL se acumula, e segue vias metabólicas acessórias, produzindo metabólitos que atingem níveis altos no sangue e se excretam pela urina (LEFEVRE ; DIAMENT, 1967). A fenilalanina em excesso, e seus catabólitos, têm efeito tóxico nas funções somáticas e do sistema nervoso central, interferem na síntese protéica cerebral e mielinização, diminuem a formação de serotonina e alteram a concentração de aminoácidos no líquor. Essas alterações determinam a perda de funções, especialmente da capacidade intelectual do portador (ACOSTA; YANNICELLI, 2001).

Fisiopatologia

Em vista da deficiência enzimática, a transformação de fenilalanina em tirosina não se processa normalmente e a concentração de fenilalanina se eleva no sangue, com aumento correspondente da excreção urinária. Carência de tirosina, que deixa de ser produzida nesta reação pode ser observada, mas em geral as necessidades diárias deste aminoácido são supridas pelas fontes alimentares. Em excesso, a fenilalanina pode ser desviada para uma rota metabólica alternativa onde são produzidos metabólitos secundários, como os ácidos fenilpirúvico, feniláctico e fenilacético. O ácido fenilacético confere à urina e outras secreções corpóreas um odor desagradável, semelhante ao de biotérios. A hiperconcentração de fenilalanina repercute sobre o sistema nervoso central, sendo afetado o desenvolvimento cognitivo e outras funções neurológicas. A formação de mielina decresce, assim como a produção de dopamina, norepinefrina e serotonina. Os mecanismos do acometimento do sistema nervoso na Fenilcetonúria não se encontram precisamente esclarecidos. Supõe-se que, em excesso, a fenilalanina interage competitivamente com outros aminoácidos essenciais pelos sistemas de transporte através da barreira hemato-encefálica, fazendo diminuir o aporte destes aminoácidos para o tecido cerebral. São principalmente prejudicados os aminoácidos de cadeia ramificada, o triptofano e a tirosina, necessários para o desempenho das funções nervosas e síntese de neurotransmissores(ACOSTA; YANNICELLI, 2001).

DISFUNÇÃO FISIOLÓGICA COM OS PRINCIPAIS ÓRGÃOS E/OU SISTEMAS

S. N. C.

S. Tegumentar

S.Renal

S.Muscular

TGI

Sistema Hepático

Retardo do desenvolvimento psicomotor

Pele pálida

Excreção de urina com presença de ácido fenilpirúvico e fenilacético

Distúrbios do tônus muscular com predomínio em membros inferiores

Irritabilidade

Deficiência da enzima hepática fenilanina hidroxilase

Disfunção progressiva do cérebro dos núcleos da base (rigidez, coréia, espasmos e hipotonia)

Descamação de pele

Odor peculiar na urina e no suor

-

Vômitos com odor característico devido à excreção do acido fenilacético

-

Epilepsia

Cabelos loiros

Incontinência urinaria

-

-

-

Convulsões

Pele seca

-

-

-

-

Hiperatividade

Eczema

-

-

-

-

Disfunção progressiva do cérebro dos núcleos da base (rigidez, coréia, espasmos e hipotonia)

Hipopgmentação

-

-

-

-

Disfunção progressiva do cérebro dos núcleos da base (rigidez, coréia, espasmos e hipotonia)

Cheiro de mofo

-

-

-

-

-

Temperatura corporal instável

-

-

-

-

-

Dermatite Atopica

-

-

-

-

-

Esclerodermoides do tronco e parte superior das coxas

-

-

-

-

-

Eczema

-

-

-

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com