TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO NUTRICIONISTA

Por:   •  4/3/2020  •  Resenha  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

            ÉTICA E EXERCÍCIO PROFISSINAL DO NUTRICIONISTA - PALESTRA 26/06/2017

Evento ocorrido na UFRJ com a participação das seguintes autoridades: DIRETORA do instituto de nutrição Josue de Castro (Glória Valéria), COORDENADORA do curso de graduação em nutrição no instituto de nutrição (Ivani Fernandes), professora (Elizabeth Aciole) também professora do instituto de nutrição e representante da comissão organizadora, representante do sindicato dos nutricionistas do rio de janeiro (Doutor Marcelo de Luca),  representante da associação de nutrição do Estado do Rio de Janeiro, (Doutora kelly Gonzaga), representante do conselho regional de nutricionista da quarta região sessão rio, (Doutora Luana Quino) e (Thaís Salema) da UFRJ

Os temas abordados na palestra, referem-se a ética profissional, comportamentos cotidianos, novo código de ética e conduta do profissional de nutricionista, ética em pesquisa e entre outros.

Atualmente, os nutricionistas enfrentam desafios por conta da tecnologia avançando, por volta de 30/40 anos atrás, o desafio era de consolidar o papel do nutricionista, tendo como atribuição exclusiva a prescrição diedética. Hoje o assunto ainda está em pauta e junto a ele, é discutido a legalidade, legitimidade, ética de orientação e até mesmo prescrição dietética por meio de redes socias, via skype, sites, wpp e afins.

Embasado nos meus conhecimentos recentes, Isso refere-se a condutas inadequadas que vemos alguns profissionais adotando ao postarem imagens de antes e depois, utilizando mudanças na composição corporal de um indivíduo como propaganda, depoimentos de pacientes, prescrever dosagens de suplementação em postagens (em caso de nutricionistas voltados a área esportiva) e recebidos de indústria alimentícia.  É direito do profissional poder passar informações, desde que não substitua uma consulta individualizada.

Este código de ética reflete a visibilidade da profissão, e é um mecanismo que orienta acerca dos diretos e deveres, tendo a preocupação de se adequear a responsabilidade técnica, social, ética e política com a saúde, qualidade de vida e o bem-estar. O código tem como objetivo, garantir que os principios da nutrição sejam respeitados e valorizados.

Ao exercício profissional,  os Sindicatos de Nutricionistas tem como missão a luta pela melhoria das condições de trabalho, remuneração, defesa da Classe, verificar a jornada ideal de trabalho, e é de suma importância que os  profissionais da área siga rigidamente o código de ética, não só para que não tenham complicações ao exercer a profissão, mas para que consigam também melhorias nos direitos trabalhistas, pois o conselho não funciona sozinho, é preciso que todos trabalhem juntos para unir forças e chegar ao objetivo da luta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (25.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com