TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTOS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS, MINIMAMENTE E PROCESSADOS

Por:   •  7/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A alimentação é direito garantido pelo artigo 6º da Constituição Federal de 1988: “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição” (BRASIL, 2010). Para que essa alimentação seja adequada e a mais nutritiva possível é necessário que os consumidores estejam cientes do que estão comendo.

Esses alimentos podem ser divididos em processados, ultra processados e minimamente processados.

Os minimamente processados são aqueles que passam por mínimas alterações, como moagem, limpeza, congelamento, fracionamento, etc.

Os processados referem-se a aqueles que recebem sal, açúcar, vinagre ou óleo para, principalmente, durar mais tempo. As técnicas de fabricação incluem cozimento, fermentação, salmoura, entre outros.

E os ultra processados são aqueles que passaram por grandes modificações industriais. Caracterizam-se por possuir alto teor de sódio, açucares, gorduras, substâncias para conservação e aditivos. Além de possuírem pouca composição nutricional.

De acordo com o Guia alimentar para a população brasileira (BRASIL, 2014) é importante ressaltar que quanto mais natural, mais benéfico a saúde o alimento é. Embora a alimentação brasileira seja nutricionalmente variada contendo farinhas, carnes, óleos bons e grãos no momento em que esses alimentos são preparados para consumo, tanto na forma doce como na forma salgada eles são acrescidos com gorduras, sais ou açúcares, seja para temperar, misturar e cozinhar esses alimentos para que fiquem mais agradáveis ao paladar.

O principal objetivo desta aula prática foi classificar os alimentos quanto o tipo de processamento empregado na produção deles e discutir como esse alimento influencia na saúde de quem o ingere, foram discutidos aspectos relacionados aos benefícios e malefícios, melhores opções de escolha e suas consequências.

2. METODOLOGIA

A aula prática ocorreu de forma virtual e os produtos foram exibidos através de slides. Foram analisados 6 produtos alimentícios diferentes, e foi classificado cada um deles em processado, minimamente processado ou ultra processado, observando suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Foram selecionados 3 desses produtos para serem descritos neste relatório. Em todos esses alimentos, através das embalagens, foram analisados e discutidos aspectos relacionados a características de particulares que permitiram identificar a classificação de processamento de cada um. Foi também feito uma busca desses 3 produtos no aplicativo “Desrotulando” para comparar com a análise individual já realizada.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O cuidado com a alimentação vem cada dia mais ganhando espaço no dia a dia das pessoas, com isso surgem muitas informações e termos que as vezes podem confundir as pessoas. É importante que as pessoas tenham noção do que estão consumindo e o que aquele alimento lhe trará de bom ou ruim.

Figura 1 – Pão de forma

Tabela 1 – Tabela nutricional do pão de forma

Quadro 1 – Ingredientes do pão de forma

Constatou-se, após discussão e análise e comparação com o aplicativo “ Desrotulando” que este é um alimento processado, pois apesar de conter aditivos, não os tem em excesso, possui um teor médio de sódio, na sua tabela nutricional possui uma discordância entre as quantidades de gordura, a soma das gorduras trans, monoinsaturadas e poli-insaturadas não coincidem com o valor total indicado de gorduras. Além disso, o produto é uma fonte considerável de carboidrato.

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com