TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas Alimentos ultraprocessados: Quantidade expressiva de sódio

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.182 Palavras (13 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

NUTRIÇÃO

2° SEMESTRE

Bromatologia: Atividades Práticas Supervisionadas

Alimentos ultraprocessados: Quantidade expressiva de sódio

Arine de Santana Costa
Damires Alves Dantas
Evelyn Lima da Silva

Mariana Nobrega de Oliveira
Natalia Araújo dos Santos

Raquel de Paula Basso

Thays Bertholda de Souza

São Paulo

2014


                                        [pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

NUTRIÇÃO

2° SEMESTRE

Bromatologia: Atividades Práticas Supervisionadas

Alimentos ultraprocessados:Quantidade expressiva de sódio

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas, apresentado na Universidade Paulista, como exigência para aprovação da disciplina, sob orientação da Prof.ª Regina Brow.

São Paulo

2014


Sumário

 

1        INTRODUÇÃO        

1.1        Uma alimentação saudável x Alimentos Ultraprocessados        

1.1.1        Guia Alimentar Brasileiro 2014        

2        Conhecendo os Alimentos ultraprocessados        

2.1        Alimentos ultraprocessados com Quantidades expressivas de Sódio        

2.1.1        Metodologia de quantificação de sódio        

3        Analise sobre a quantidade de sódio encontrada em dois dos alimentos ultraprocessados campeões em Sódio        

3.1        MACARRÃO INSTANTÂNEO (MIOJO)        

3.1.1        A importância da rotulagem de alimentos;        

4        Conclusão        

5        Bibliografia        

  1. INTRODUÇÃO

Alimento  ultraprocessado  é o nome comum dado aos famosos alimentos prontos, ou quase prontos para consumo, que entraram rapidamente no gosto e cotidiano da população pela sua praticidade e rapidez.

Mas junto com toda essa facilidade vêm também os prejuízos a saúde e a qualidade de vida, estes alimentos prontos para consumo trazem consigo quantidades expressivas de sódio, de gorduras, altas densidades energéticas entre muitas outras coisas, que unidas em só alimento e em uma pequena porção, varias vezes ao dia traz riscos e prejuízos sérios a qualidade nutricional do indivíduo.

Assim as escolhas alimentares devem ser feitas com responsabilidade junto com a consciência dos benefícios aparentes e os prejuízos presentes nos alimentos ultraprocessados. Este é o intuito do trabalho, apresentar e analisar com clareza os alimentos ultraprocessados, especialmente os que apresentam quantidades expressivas de sódio.

  1. Uma alimentação saudável x Alimentos Ultraprocessados

Uma alimentação saudável é a base para uma qualidade de vida melhor, pensa errado quem se limita somente a uma atividade física, sem uma dieta balanceada, achando que assim já ira obter os resultados desejados. A alimentação saudável e equilibrada tem como objetivo manter nosso organismo em perfeito funcionamento, desenvolver saúde física e mental, ela deve ser fonte de prazer. Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Os alimentos são compostos por nutrientes que auxiliam nesse processo, nutrientes esses que são encontrados em alimentos naturais, sem a adesão de componentes químicos. Sem contar com a indispensável ingestão de água, sendo ela essencial para a manutenção da vida, ou seja, para que o corpo funcione perfeitamente.

Entretanto o grande problema é que atualmente as pessoas vivem em uma rotina estressante,corrida que as forças a ingerir e realizar o consumo dos alimentos processados,que já vem prontos dimindo o tempo que as pessoas gastariam para se alimentar,aliados ainda a facilidade de realizar outra tarefa enquanto se alimentam,em qualquer ambiente.

Assim a maioria das pessoas acabam por não dar a devida importância  a alimentação saudável , pensando  no assunto apenas quando surge algum tipo de intercorrências como doenças  e desgastes que a prejudiquem em seu dia a dia. Alguns fatores como; pular refeições, ingerir alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso propiciam a possibilidade das pessoas adquirirem doenças como obesidade, que é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal; colesterol elevado,onde os niveris de colesterol na corrente sanguínea se elevam; e a diabetes, que se caracteriza pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina,para queima da glicose.Todas estas doenças são decorrentes na maioria das vezes pela qualidade da alimentação oferecida para a manutenção do organismo.

  1.        Guia Alimentar Brasileiro 2014

Para um melhor entendimento de todos surgiram os Guias Alimentares, esses são ferramentas importantes de educação e informação. Podemos nele encontrar explicações, esclarecimentos e recomendações sobre alimentos específicos e refeições completas, levando em conta idade e ate mesmo quais alimentos de fácil acesso dependendo da região habitada. No Brasil é famosa a pirâmide alimentar, que é dividida em seis grupos alimentares repartidos em quatro degraus, a base é feita do que mais se deve ingerir e ate o ápice da pirâmide encontramos o que se deve diminuir  e comer em pouca quantidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (265.7 Kb)   docx (176 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com