TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTOS IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS: A Favor da Nutrição e Saúde

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

ALIMENTOS IN NATURA OU MINIMAMENTE PROCESSADOS: A Favor da Nutrição e Saúde

RESUMO

Introdução: A qualidade de uma alimentação é um dos temas mais atuais e relevantes quando o assunto é saúde, pois hoje se sabe com clareza que o consumo alimentar tem muita relação com a qualidade de vida. Alimentos in natura ou minimamente processados são os melhores remédios para prevenção de doenças, pois possuem maior disponibilidade de nutrientes.

Objetivo: O presente estudo objetivou conscientizar a população que o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados traz benefícios para saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada através de consulta a artigos científicos selecionados nas bases de dados, SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), e como principal fonte Guia Alimentar Para População Brasileira.

Resultados: Refeições consideradas saudáveis são aquelas preparadas com alimentos in natura e minimamente processados, com qualidade e quantidade adequada aos ciclos da vida, compondo refeições coloridas e saborosas, que incluem alimentos tanto de origem vegetal quanto animal. Nos alimentos de origem vegetal encontram-se uma variedade de cores que representam diferentes nutrientes, sendo que alguns deles desempenham atividade antioxidante no organismo humano. Os benefícios para o corpo humano são muitos: equilibram a pressão arterial, mantêm os triglicerídeos nos níveis ideais e controlam o colesterol e os níveis de gordura, evitando a obesidade. Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais de que necessitamos.

Conclusão: A relevância do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados proporciona benefícios para saúde, estes são a base para uma alimentação saudável, considerando custo benefício e sua relação com a sustentabilidade.

Palavras-chaves: Alimentação. Saúde. Nutrientes. Conscientizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (24.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com