TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO DE HORTALIÇAS E SUA RELAÇÃO COM OS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL

Por:   •  19/4/2019  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

CONSUMO DE HORTALIÇAS E SUA RELAÇÃO COM OS ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL

        

O artigo em questão tem a finalidade de analisar o consumo de hortaliças no Brasil, e sua ligação com os alimentos ultraprocessados, nota-se que apesar das recomendações, e as diferentes formas de uso culinário disponível desse alimento, o consumo não está dentro do esperado e recomendado entre os países.

Afim de avaliar a diferença entre o consumo de hortaliças e alimentos ultraprocessados pelos adolescentes, adultos e a frequência de consumo, foi levantado dados estatísticos do IBGE entre maio de 2008 e 2009, que relata dados das cinco macrorregiões em áreas urbanas e rurais. A avaliação foi realizada durante 12 meses, avaliando domicílios amostrados, consumo individual de alimentos, à renda familiar, datas de nascimento e também o sexo das pessoas envolvidas. Foram adotadas várias formas para avaliação referente a cada assunto abordado, como por exemplo o consumo alimentar individual, que foi levantando por registros diários da alimentação em dias diferentes e a quantidade consumida de cada alimento. Para levantamento exato dos dados, contou-se com ajuda do Softawaee Stata, por conta da dificuldade e complexidade das amostras.

Pode-se observar que o consumo de hortaliças nas regiões estudadas é relativamente baixo, que apenas dez variedades são consumidas com frequência, e a forma de consumo predileta é crua e o horário mais consumido é durante o almoço, já que a noite a preferência é por alimentos prontos para o consumo como lanches. A correria do dia-a-dia, a famosa falta de tempo, leva as pessoas a consumirem o alimento ultra processado, e o mesmo interfere diretamente na relação de consumo das hortaliças, uma vez que são mais práticos e de rápido preparo.  O artigo ainda discute medidas alternativas para a orientação da população, para que os mesmos encontrem uma forma para melhorar o consumo das hortaliças e sua diversidade, encontrando novas formas de preparo, e incluindo em mais refeições durante o dia, e faz referência ao guia alimentar, que é uma das mais utilizadas ferramentas, em busca de uma alimentação completa e de qualidade, buscando alçar a nutrição total do indivíduo.

Com embasamento no texto podemos observar a importância da técnica e dietética para contribuir com o consumo de hortaliças, já que aprendemos as técnicas empregada ao alimento, afim de melhorar sua apresentação, sabor, característica e também a conservação do seu estado nutricional, deixando as receitas atrativas aos olhos e memoráveis ao paladar. Outros estudos também nos mostram a situação apresentada pelo artigo, que com o aumento do consumo de alimentos ultra processados que quase não apresentam valor nutricional, contribui para a falta de consumo de hortaliças e frutas, que se consumida todos os dias, levantado em conta suas variedades e formas de preparo podem contribuir para a manutenção da nossa saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com