TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VITAMINAS

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.277 Palavras (14 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 14

VITAMINAS

As vitaminas são substancias essenciais para o corpo, no entanto, o organismo não é capaz de produzi-las, é necessário que alimentos que contenham essas substâncias sejam adicionados à dieta alimentar. As vitaminas são encontradas em frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leite e cereais. São muito importantes para o desenvolvimento e o metabolismo orgânico, uma vez que funcionam como aditivos, que são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e outros. Normalmente são em quantidades pequenas, porém a falta delas pode causar várias doenças. Existem dois tipos de vitaminas, as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que são solúveis na presença de lipídios, por isso necessitam da presença da gordura para serem melhores absorvidas pelo nosso organismo. E as vitaminas hidrossolúveis (Complexo B e vitamina C) que são solúveis em água.

VITAMINA A

A vitamina A, também chamada de Retinol, é um micronutriente lipossolúvel, que é facilmente transformada em Ácido Retinóico (forma ativa) no organismo. Sua absorção ocorre de forma semelhante à das gorduras, sendo que quando há anormalidades na absorção destas, há também uma redução da absorção do retinol. Quando a absorção ocorre normalmente, ela é praticamente integral. Além de ajudar na visão, a vitamina A possui função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, ajuda no desenvolvimento dos ossos, dentes e do tecido epitelial, fortalece o sistema imunitário, conserva o esmalte dentário e ajuda no bom estado do cabelo, também possui ação protetora na pele e na mucosa. Quando há o consumo em excesso da vitamina A, é chamado de hipervitaminose A, isso ocorre devido ao alto nível de vitaminas ingeridas, ocasionando um quadro de intoxicação. Pode causar pele ressecada, áspera e descamativa, fissuras labiais, ceratose folicular, dores ósseas e nas articulações, cefaleia, tonturas, náuseas, queda dos cabelos, lesões no fígado e parada do crescimento. Pode haver também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos. Também pode ocorrer esplenomegalia e hepatomegalia, com alterações de enzimas hepáticas. Quando ocorre a defasagem é chamada de Hipovitaminose A ou avitaminose, que ocorre devido a uma alimentação incompleta, sem a quantidade necessária de vitamina A no organismo. Pode causar cegueira noturna, xeroftalmia, queratomalácia, infecções secundárias, modelação óssea defeituosa, hidrocefalia, cálculos renais, imunodepressão, diminuição do crescimento, aumento do risco de complicações e mortes por sarampo, faz com que o cabelo e a pele fiquem secos e as unhas quebradiças.

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal: leite, ovos, queijo, manteiga, fígado e sardinha; em vegetais folhosos de coloração verde-escura: brócolis, couve, espinafre; em vegetais e frutos de cor amarelo-alaranjado: laranja, pimentão, abóbora, mamão, pêssego, abacate e cenoura.

DOSE DIÁRIA:

Bebês até 6 meses

1.333 unidades internacionais

Crianças de 7 a 12 meses

1.667 unidades internacionais

Crianças de 1 a 3 anos

1.000 unidades internacionais

Crianças de 4 a 8 anos

1.333 unidades internacionais

Crianças de 9 a 13 anos

2.000 unidades internacionais

Adolescentes de 14 a 18 anos

2.800 unidades internacionais

Mulheres grávidas de 18 anos ou menos

2.500 unidades internacionais

Mulheres grávidas de 19 anos ou mais

2.567 unidades internacionais

Adolescente amamentando

4.000 unidades internacionais

Adultos (homens e mulheres)

3.000 unidades internacionais

VITAMINA B OU COMPLEXO B

As vitaminas do complexo B são um grupo de vitaminas solúveis em água, ou seja, elas são hidrossolúveis, que desenvolvem importantes papéis no metabolismo das células. As vitaminas B já foram consideradas como sendo uma única vitamina, conhecida como Vitamina B, assim como a vitamina C e D, porém em algumas pesquisas foi comprovado que elas são quimicamente distintas, mas que são sempre encontradas nos mesmos alimentos. Em geral, os suplementos que contêm todas as vitaminas B são referidos como uma vitamina do complexo B. Agora, suplementos de vitamina B individuais são referidos pelo nome específico de cada vitamina, por exemplo, B1, B2, B3, etc. Além de ajudar no emocional e mental do indivíduo, a vitamina B também ajuda a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal. É uma das maiores responsáveis pela saúde emocional e mental do ser humano, sendo fundamental para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B estimulam a liberação e controle do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentando a eficácia de sua dieta. Ainda tem efeito na regulação do apetite. É chamada de hipervitaminose B, a ingestão excessiva de vitamina B, quando se trata da vitamina B12 pode lavar a reações alérgicas e alterações esplênicas. Quando for intoxicação por vitamina B1, altas doses podem levar à uma vasodilatação periférica, queda na frequência respiratória, convulsões, podendo levar à óbito por paralisia do centro respiratório.

B1 (TIATIMINA)

A tiamina está presente em importantes coenzimas envolvidas no metabolismo dos carboidratos e por isto é fundamental em reações de decomposição da glicose em energia, além de desempenhar um importante papel na condução dos impulsos nervosos. A deficiência de tiamina acarreta graves alterações no sistema nervoso e cardiovascular e sua forma mais grave é conhecida como beribéri. As principais fontes alimentares de tiamina incluem: alimentos enriquecidos ou fortificados, grãos integrais, pães e outros cereais.

B2 (RIBOFLAVINA)

É encontrada no fígado, leite, rim, carnes, ovos, ostras, gérmen de trigo, nabo, beterraba, levedo de cerveja e farelo de arroz. As leguminosas em geral constituem boas fontes. Também exerce importante papel no metabolismo de carboidratos através de funções coenzimáticas, além de atuar no metabolismo de ácidos graxos e aminoácidos. A deficiência está relacionada à ocorrência de glossite, estomatite angular, queratose, dermatite e manifestações oculares.

B3 (NIACINA)

Substrato para a formação das coenzimas energéticas NAD e NADP, que por meio de ações de oxirredução e metabolismo fornecem energia para as células no fígado, rim, cérebro, eritrócitos e leucócitos. Fígado, carnes, aves, pescados, grãos integrais, pães, cereais enriquecidos e legumes correspondem à alimentos ricos em ácido nicotínico. A niacina pode ser sintetizada a partir do triptofano, um aminoácido importante na formação desta vitamina, e que é encontrado em fontes proteicas. A deficiência desta vitamina correlaciona-se a dermatites, estomatites, diarreias e, no sistema nervoso central SNC cefaleia, depressão e lapsos de memória, quadro denominado de pelagra, além de se observar delírios, alucinações e demência em pacientes graves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (232.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com