TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS MORFOFUNCIONAIS DA TIREÓIDE

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

FISIOLOGIA TIREÓIDE

GLÂNDULA TIREÓIDE

 - Localização ântero-posterior.

ASPECTOS MORFOFUNCIONAIS DA TIREÓIDE[pic 1]

                                                             [pic 2][pic 3]

   

Folículos tireoidianos

Parte das produções dos hormônios T3 e T4 ela acontece no citosol e uma outra parte no colóide do tireócito [pic 4]

        

[pic 5]

ESTRUTURA QUÍMICA DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS[pic 6]

[pic 7]

SÍNTESE DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS[pic 8][pic 9]

E como é que você coloca o I oxida e gruda no      , através da ação  de uma outra enzima que é a TPO (tireoperoxidase), e aí acontece a indexação da Tireoglobulina, fica agarrado o I , vai formando DIT, MIT, e alguns MIT se unem com DIT, e as vezes um DIT se une com outro DIT. Quando conjuga MIT com DIT forma T3, quando é DIT com DIT forma T4, esse complexo ele é endocitado e as outras enzimas outras enzimas quebram as ligações, e aí temos T3, T4, MIT e DIT. T3 e T4 se movem e depois são exocitados, MIT e DIT tem enzimas chamadas desiodases que irão quebrar, soltando o I, o T3 e T4 vão para o espaço intersticial, depois ganham grande circulação e vai se ligar aos seus receptores específicos nas células em diversos órgãos do corpo.

TRANSPORTE DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS NO PLASMA

   Geralmente os hormônios são transportados com proteínas de ligação. Quando o hormônio ele está livre da proteína, ele já é um hormônio ativo, que tem uma meia vida curta, então logo ele vai perder a função e será eliminado, mas enquanto ele caminha ligado a uma proteína, ele fica ali como se fosse inativo.

   Proteínas de ligação:

 - TBG (Globulina ligadora de tiroxina)

 - TBPA (Pré-albumina ligadora de tiroxina)

 - Albumina (se liga a diversos hormônios)

T3 99,6 % circula ligado a uma dessas proteínas; 0,4 % livre, essa parte livre que se liga ao receptor para hormônio tireoideano

T4 99,96 % circula ligado; 0,04 % livre, essa parte livre que vai entrar na célula e depois se transformar em T3, e aí tendo T3 se liga ao receptor específico .[pic 10]

REGULAÇÃO DA SECREÇÃO DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS

[pic 11]

MECANISMO DE AÇÃO HORMONAL

No hipotálamo há liberação de TRH (hormônio liberador de tireotrofina)  vai pra adenohipófise  estimula a produção de TSH  o TSH cai na grande circulação  se liga ao recepetor especifico lá no tireócito estimulando a atividade do nicho, formação de pendrina, indexação da tireoglobulina e liberação de T3 e T4 (eles são exocitados), aí uma parte circula ligada a proteína, albumina, já a outra parte circula livre ligando-se ao seu receptor e ter alguma ação, e também regular o eixo de secreção hormonal, para que a tireoide não fique secretando hormônio por tempo indesejável. Então T3 e T4 inibem a produção de TSH e inibem também a produção de TRH, então TSH para de se ligar ao seu receptor e aí o tireócito volta a agir de uma forma basal, o tireócito muda a forma e passa a ser inativo e temporariamente cessa a secreção de hormônio T3 e T4.[pic 12]

[pic 13]

  O T3 entra na célula, assim como o T4, quando o T4 ta no citosol ele sofre ação de uma desiodase, ele passa a ser T3, depois que ele vira T3 é que ele vai para o núcleo ligando-se ao receptor (TR), quando ele faz essa ligação ele fica pareado com outro receptor (RXR), e aí ele atua em um pedaço da fita de DNA, quando ele atua no elemento responsivo, ele pode ativar a transcrição para algumas proteínas ou silenciar a atividade de alguns genes, nesse caso a ativação, estimulo para a produção de mRNA e a síntese de uma proteína qualquer.

[pic 14]

   A cela em presença de T3 e ativação da transcricional, alguns genes então ativados nesse momento, mas outros genes são reprimidos.

AÇÕES DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS

   Agem em vários tecidos do corpo: SNC, pele, coração intestino, boca, gônadas, tecido adiposo, músculo esquelético, ósseo e metabolismo. Então geralmente quando a pessoa tem problema na secreção dos hormônios tireoidianos, ela sente-se muito mal, descontrole muito importante de todo o corpo.

AÇÕES DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS NO METABOLISMO CELULAR

 - Os hormônios tireoidianos estimulam a síntese de UCP

 - Aumentam a produção de calor: Termogênese[pic 15]

Temos uma mitocôndria seccionada. No espaço intermembrana é o espaço onde tem o acúmulo no gradiente de prótons em virtude do metabolismo, tendo uma etapa do metabolismo que é a fosforilação oxidativa, depois os prótons retornam para a matriz mitocondrial, quando eles retornam pela ATPsintase eles produzem ATP, mas se eles retornarem pela UCP (uma outra proteína) produzem calor, quando você produz calor é chamado de Termogênese, se você aumenta ou diminui a quantidade de UCP você muda o seu metabolismo. Se aumentar a quantidade de UCP mais calor é produzido (queimando), o exercício físico aumenta a quantidade de UCP no músculo esquelético, por isso temos aquela sensação que esta aquecido mesmo depois de um tempo. Os hormônios tireoidianos também atua na quantidade de UCP, havendo diminuição da liberação do hormônio tireoidiano no adulto, há maior chance de ganho de massa corporal (normalmente gordura), quando tem o aumento da liberação do hormônio tireoidiano no adulto aumenta o portão de UCP, gasta muito, queima muito, propiciando no emagrecimento.

  • HT Adulto: Ganho de massa corporal
  • HT Adulto: Emagrecimento

AÇÕES DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS NO SISTEMA NERVOSO

   Estimulam a formação da bainha de mielina (componente rico em lipídio, que envolve um prolongamento do axônio influenciando na velocidade e transmissão do impulso elétrico, então em neurônios mielínicos a transmissão do impulso elétrico é mais rápido comparado a neurônios amielinicos) e o desenvolvimento dos neuritos (prolongamentos de neurônios principalmente no período intrauterino).

  • HT Congênito (nasce): Retardo da mielinização e da capacidade mental
  • HT Adulto: Apatia, lentidão nas respostas, sonolência
  • HT Adulto: Irritabilidade, nervosismo e insônia

AÇÕES DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS NO SISTEMA CARDIOVASCULAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (575.8 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com