TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTEREDISCIPLINAR NO AMBULATORIO GERAL DA VEHA NA CIDADE

Por:   •  18/7/2016  •  Artigo  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADE INTEREDISCIPLINAR NO AMBULATORIO GERAL DA VEHA NA CIDADE DE BLUMENAU - SC

Autores: FERNANDES, Ana Cristina1; JANSEN, Helen Luíza1; REID, Luana Aline1;

THEISS, Nathalia1; HODECKER, Sabrina1; VENANCIO, Vanessa1.

MACHADO, Mariana Campos Martins2; SILVA, Anamaria Araújo da.2

1Acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade Regional de Blumenau.

2 Docentes do curso de Nutrição da Universidade Regional de Blumenau.

RESUMO

O homem, classificado como um ser em transformação e ao mesmo tempo um agente transformador da sua realidade, encontra-se em constante modificação. Sendo assim, a importância da educação neste contexto é muito grande, pois ela tem o poder de promover mudanças na forma de pensar e consequentemente agir dos indivíduos. A saída de campo em questão, realizada no Ambulatório Geral da Velha (AG) em Blumenau, teve a finalidade de desenvolver a avaliação antropométrica dos pacientes e propor atividades participativas às gestantes para assim propagar a Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Foram feitos três encontros, o primeiro com diferentes grupos de pessoas, em que mediu-se o IMC (Índice Massa Corpórea) conforme as duas medidas mais usadas para avaliação nutricional, o peso corporal e a altura de cada indivíduo, usando-se para tais medidas, respectivamente, a balança e o estadiômetro. Já no segundo e terceiro encontro, o público-alvo foram as gestantes, onde abordou-se sobre os temas de hidratação e perda da sensibilidade gustativa na gestação. Para o primeiro tema foram levadas opções de bebidas naturais e saudáveis de consumo, assim como um folder educativo para a distribuição. Orientações para uma alimentação mais limpa, com menos produtos industrializados, também foram feitas. Com o intuito de causar maior comoção, mostrou-se o quanto de açúcar havia em alguns industrializados. Já em relação a perda da sensibilidade, foi levada a língua e explicado sobre as papilas gustativas, aplicou-se uma atividade de análise sensorial para a diferenciação dos sabores e também alertou-se sobre os malefícios do glutamato monossódico. Ao fim dos encontros aplicaram-se questionários com indagações se aquelas atividades e os assuntos abordados haviam sido úteis à elas. O efeito gerado com este projeto foi muito positivo, visto que todas as atividades realizadas tiveram caráter interativo e participativo, aproximando e criando um ambiente mais favorável a quem passa e a quem recebe o conhecimento. Por fim, observou-se de uma maneira geral que o papel do profissional nutricionista nesse tipo de estabelecimento é de suma importância, tanto para ajudar no tratamento de um paciente junto a outros profissionais, assim como para prevenir possíveis danos no estado de saúde dos indivíduos, danos esses que podem ser evitados com a alimentação e hábitos adequados.

Palavras-chave: Avaliação Antropométrica; Gestantes; Educação Alimentar e Nutricional; Ambulatório Geral.

Introdução

Uma das formas de garantir uma boa saúde é através de bons hábitos alimentares. No entanto, vivemos em uma sociedade onde o padrão alimentar é cada vez mais inadequado, devido ao crescente consumo de alimentos industrializados, prejudiciais à saúde por serem ricos em gorduras, sais, açúcares, aditivos (BRASIL, 2003), além do crescente hábito de alimentação em fast-foods (ALBUQUERQUE; MENEZES, 2010).

Assim, um trabalho que contribua para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis é primordial, em qualquer período do ciclo vital (ALBUQUERQUE; MENEZES, 2010).

 Na gestação ocorrem modificações das necessidades nutricionais para que seja possível o desenvolvimento do feto, bem como para suprir as necessidades nutricionais da mulher (SANTOS et al., 2006).

O inadequado aporte energético da gestante pode levar a uma competição entre a mãe e o feto, limitando a disponibilidade dos nutrientes necessários ao adequado crescimento fetal (FREITAS et.al, 2010, p. 81).

O presente artigo tem por objetivo a realização de atividades educativas com gestantes e o desenvolvimento da avaliação antropométrica com usuários do Ambulatório Geral da Velha, afim de promover mudanças de hábitos alimentares e melhoria na qualidade de vida, através da educação alimentar e nutricional (AMARAL, 2013).

Materias e Métodos

Desenvolveram-se atividades com gestantes no Ambulatório Geral (AG) Haroldo Bachmann no bairro Velha na cidade de Blumenau-SC.

O primeiro contato com os comensais do Ambulatório Geral aconteceu no dia 13 de abril de 2016. Neste dia, realizou-se avaliação antropométrica com pacientes de todas as idades na triagem do ambulatório. Foi efetuada as medidas de estatura com o estadiômetro móvel e peso com balança portátil. O peso e altura foram utilizados para IMC (Índice de Massa Corporal), calculando-se peso dividido pela estatura ao quadrado e este resultado avaliado conforme pontos de corte OMS, 1997 (Organização Mundial da Saúde, 1997).

No dia 19 de maio de 2016 (apêndice 6) foi desenvolvido educação nutricional e alimentar com gestantes que realizam o pré-natal pelo SUS (Sistema único de Saúde) no AG. Neste encontro abordou-se os temas diabetes gestacional e hidratação no período gestacional. Desta forma as alunas levaram bebidas processadas e ultraprocessadas. Para cada bebida, calculou-se a quantidade de açúcar presente na embalagem (apêndice 3), conforme a quantidade total do produto. Assim o tema abordado informou-as do que seria diabetes gestacional, a importância de uma alimentação saudável durante todo o período gestacional, dando ênfase para os benefícios, e os malefícios a curto e longo prazo que alimentos industrializados podem causar para a saúde da gestante, e do feto.

No entanto, apenas a pratica da fala não seria o suficiente para alcançar o objetivo de orientá-las a respeito de uma boa alimentação. Para isto, também foram levados algumas bebidas de fácil preparo para que as gestantes pudessem saborear novas opções de bebidas naturais, que podem ser ingeridas durante a gestação. Neste caso, apresentaram-se águas aromatizadas, como jarras com água com laranja, limão e hortelã, e outra com maçã e gengibre.

Ao final do encontro foi entregue as gestantes, um folder (apêndice 1) educativo. O folder apresentava informações a respeito da importância da hidratação das gestantes, orientações da quantidade de água que deve ser ingerida por dia, e o que deve ser evitado, ingestão de água diária recomendada, e ao final do folder haviam duas receitas para preparo de águas aromatizadas. Também foi entregue as gestantes, uma pergunta para identificação do resultado obtido ao final da orientação, e pratica. A mesmas responderam aos questionamentos: A troca de informações de hoje, fará você refletir sobre suas escolhas?.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com