TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ADULTOS E IDOSOS

Por:   •  25/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.124 Palavras (13 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ADULTOS E IDOSOS

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ADULTOS E IDOSOS

DIEGO JOSÉ DO NASCIMENTO RABELO

NATAL-RN

2017

DIEGO JOSÉ DO NASCIMENTO RABELO

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ADULTOS E IDOSOS

[pic 1]

Docentes: Prof.ª. Drª. Karla Danielly da Silva Ribeiro Rodrigues;

                 Prof.ª. Drª.  Luciana Veruska da Silva Germano

NATAL-RN

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................03

  1. OBJETIVOS.......................................................................................06

2.1. OBJETIVOS GERAIS.......................................................................06

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................06

  1. METODOLOGIA.................................................................................07

4. CARACTERIZAÇÃO DO AVALIADO.................................................11

4.3. RESULTADOS DOS AVALIADOS....................................................11

4.4. CÁLCULOS.......................................................................................13

5. DIAGNÓSTICO CONCLUSIVO...........................................................15

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................15

REFERÊNCIAS........................................................................................16


  1. INTRODUÇÃO

        A antropometria é de essencial importância no processo de avaliação nutricional e da condição de saúde de um indivíduo. Mas antes de tudo vale a pena responder: o que é a antropometria? O termo deriva de suas palavras gregas: άνθρωπος (anthropos) que tem como significado a palavra “Homem”, junto ao outro termo grego μέτρον (metron) que significa medida. Então, basicamente, a antropometria corresponde a um conjunto de técnicas que são utilizadas para medir o corpo humano. Essas mensurações são feitas com o intuito de elaborar de uma forma bem precisa o estado da composição corporal do indivíduo, sendo isso essencial para que seja feita uma observação avaliativa precisa da condição física do indivíduo, sendo isso de fundamental importância para que planos de emagrecimento, prevenção e tratamento de doenças (principalmente as de desordens metabólicas) possam ser criados, visto que a condição física do indivíduo é poderoso sinalizador de sua condição atual de saúde.

        Objetivamente, as técnicas de antropometria se apresentam como ferramentas essenciais para que seja possível identificar da forma mais precisa possível as quantidades de massa magra e massa gorda que compõe o corpo do indivíduo que está sendo avaliado, pois a relação entre esse valores é que torna possível a avaliação correta do estado físico e de saúde do individuo. A avaliação portanto não se limita somente a observar a relação entre peso e altura do indivíduo (IMC) porque há casos em que dois indivíduos possam vir a possuir altura e peso iguais, logo um IMC igual, mas possuírem uma condição física extremamente opostas, logo é preciso que haja uma “triangulação” das variáveis de avaliação, para juntas virem a compor um diagnóstico fidedigno.

        O objetivo da avaliação do estado nutricional de um indivíduo tem portanto como objetivo principal fazer uma identificação dos indivíduos que virão a ter ou já possuem um risco aumentado de apresentar complicações associadas ao seu estado nutricional geral e monitorar o efeito e eficácia da intervenção dietoterápica (ACUÑA; CRUZ, 2004); Havendo portanto essa identificação, o mesmo já pode receber sua terapia nutricional adequada ao seu quadro ou ter uma que já esteja presente modulada de acordo com as condições que se encontra.

        É imprescindível o processo de avaliação nutricional do indivíduo em todas as idades, porém as mais importantes fases se encontram na infância, período esse marcado pelo processo de crescimento do indivíduo em todos os níveis de sua existência (físico, emocional e mental) e na idade avançada onde se encontram os idosos, esses que estão, naturalmente em um processo de degeneração de sua compleição física. A avaliação nutricional se apresenta como contundente ferramenta para modular a condição desse indivíduo, tentando manter toda sua fisiologia o mais próxima da normalidade, balanceando os desequilíbrios que possam esse indivíduo vir a ter.

        Quando uma anormalidade nutricional já se encontra instalada, o indivíduo torna-se propenso a inúmeras desordens, que podem ser: obesidade (problemas cardíacos, como a doença isquêmica do coração, hipertensão arterial,  Diabetes Mellitus, etc.) e desnutrição (tendência ao desenvolvimento de infecções, má cicatrização das feridas falências respiratórias, insuficiência cardíaca, diminuição da filtração glomerular e da produção de suco gástrico) (ACUÑA; CRUZ, 2004).

        É um complexo de ações que conjuntas às medidas antropométricas do indivíduo que virão a favorecer uma boa análise da condição do mesmo: exames bioquímicos e anamnese. Mesmo possuindo algumas “deficiências”, por não ser capaz de traçar diagnósticos específicos de algumas condições, segundo a OMS, o método mais usado e mais aconselhado é a antropometria, quando se fala em análise nutricional (SIGULEM; DEVINCENZI; LESSA, 2000).

        Esse trabalho tem como objetivo, portanto, identificar carências e desordens que venha a comprometer a homeostase do indivíduo, vindo em seguida a comprometer a sua saúde global. Identificar grau de desnutrição e nível de obesidade é o fundamento desse trabalho, tendo por fim, a meta de traçar uma intervenção que visará promover a regulação do estado nutricional desse indivíduo.

  1. OBJETIVOS

2.1. Objetivos gerais

Tal trabalho tem com objetivo central e geral avaliar o estado nutricional de um indivíduo adulto e em seguida desenvolver um diagnóstico do seu caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com