TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE IDOSOS NA CIDADE DE TERESINA-PI

Por:   •  3/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.578 Palavras (15 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 15

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE IDOSOS NA CIDADE DE TERESINA-PI

NUTRITIONAL ASSESSMENT OF ELDERLY IN THE CITY OF TERESINA-PI

[pic 1]

RESUMO

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de um grupo de idosos na cidade de Teresina-PI.

MÉTODOS: Foi realizado estudo transversal, de abordagem quantitativa, com um grupo de 60 idosos, dos quais 30 integram o grupo institucionalizado e 30 a não institualizado  na cidade de Teresina-PI. Esses grupos são compostos por idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Para avaliação nutricional foram coletados dados antropométricos como, Circunferência da cintura, IMC, Dobra cutânea tricipital, Prega da Panturrilha, MAN (Mini Avaliação Nutricional).

RESULTADOS:  No presente estudo, realizado em um órgão institucionalizado e não institucionalizado, pode-se observar que 16 mulheres (45,7 %) e 14 homens (56%) apresentavam obesidade, em relação a um total de 35 pessoas do sexo feminino e 25 do sexo masculino. A avaliação dos idosos pela medida da Circunferência de Cintura diagnosticou, altos indicies, de risco de doenças cardiovascular, mostrando um percentual de 58,33% em ambos os sexos, sendo que 35% em mulheres e 23,33% em homens. Foi constatado pelo calculo da adequação de peso que (10%) das mulheres apresentaram desnutrição grave, em relação a (23,33%) dos homens. Já de acordo com a MAN dois idosos analisados 22 revelaram risco de desnutrição.

CONCLUSÃO: A alta prevalência de obesidade encontrada nesse estudo é provavelmente a má pratica alimentar, mesmo tendo como um dos grupos avaliados, idosas ativas. Reforçando a necessidade de estratégias por parte dos profissionais de saúde, visando bem-estar e longevidade.

Termos de indexação: Idosos; Avaliação Nutricional; Antropometria; MAN. 

[pic 2]

ABSTRACT

OBJECTIVE: Assess the nutritional status of a group of elderly in the city of Teresina-PI.

METHODS: A cross-sectional study, a quantitative approach with a group of 60 elderly who participate in educational projects in higher education institution in the city of…

 RESULTS:

CONCLUSION:

 Indexing terms: Elderly; Nutritional Assessment; Anthropometry; MNA.

 

INTRODUÇÃO

         Velhice pode ser definida como a etapa da vida que se segue à maturidade e apresenta efeitos específicos sobre o organismo do homem com o passar dos anos (CORDEIRO e MOREIRA, 2013).

      A população brasileira vem envelhecendo em ritmo crescente, principalmente nas últimas décadas. Percebe-se uma longevidade maior não somente no Brasil, mas em muitos países do mundo, desenvolvidos ou não (RAUEN, 2008).

        Para o idoso, a determinação do seu estado nutricional deve considerar, entre outros, uma complexa rede de fatores, onde é possível relatar o isolamento social, a solidão, as doenças crônicas, as incapacidades e as alterações fisiológicas próprias do processo de envelhecimento ( NAJAS, YAMATTO, 2013).

         O envelhecimento  afeta diretamente o estado nutricional do indivíduo por todas as alterações que ocorrem no organismo, tais como, diminuição dos botões gustativos, redução do olfato e da visão, diminuição da secreção salivar e gástrica, falha na mastigação (pela ausência de dentes ou próteses impróprias), constipação intestinal devido à redução da motilidade. Estudos epidemiológicos, também, indicam que, especialmente, em homens idosos a desnutrição reduz significativamente o tempo de vida (GARCIA, ROMANI, LIRA, 2007).

    Nesse contexto, a deficiência nutricional é um problema relevante na população idosa, já que várias alterações fisiológicas e o uso de múltiplos medicamentos acabam por interferir no apetite, no consumo de alimentos e na absorção dos nutrientes, podendo aumentar o risco de desnutrição nos idosos.

   Assim, algumas alterações ocorrem com o envelhecimento, como a diminuição da estatura e da massa muscular, a alteração da elasticidade e compressibilidade da pele, as mudanças corporais no peso, na quantidade e no padrão de gordura corporal, nas pregas cutâneas e nas circunferências, devendo-se ressaltar a importância da heterogeneidade e da alta prevalência de doenças crônicas que afetam o estado nutricional nesta população.

    Até o momento não existe consenso quanto ao melhor instrumento de avaliação nutricional do idoso, o que requer a análise conjunta de diversas medidas (antropométricas, dietéticas e bioquímicas) para alcançar um diagnóstico. Métodos não invasivos, fidedignos e de baixo custo para a avaliação de risco nutricional no idoso, como o inquérito Mini Avaliação Nutricional (MAN), vêm sendo validados (FÉLIX e SOUZA, 2009)

A obesidade tem aumentado de tal maneira que é considerada um problema de saúde publica que vem acometendo pessoas de todas as idades, tornando-se uma condição cada vez mais frequente na população idosa.

           O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado nutricional em idosos institucionalizados e não institucionalizado em Teresina Piauí por meio da antropometria, IMC (índice de massa corporal), CC (circunferência da cintura), DCT ( dobra cutânea tricipital), PB (prega da panturrilha) e  MAN.

METÓDOS E MATERIAIS

Foi realizado estudo transversal, de abordagem quantitativa, com um grupo de 60 idosos, dos quais 30 integram um grupo institucionalizado  e 30 a um não institucionalizado  na cidade de Teresina-PI. Esses grupos são compostos por idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Em todas as instituições foi obtida autorização dos gestores, a partir da solicitação da realização da coleta de dados, através do oficio cedido pela Faculdade Santo Agostinho.

Todos os participantes foram previamente esclarecidos pela equipe, sobre os objetivos do trabalho e as técnicas às quais seriam submetidos, e só fizeram parte da amostra os que concederam permissão para sua execução. Todos os idosos, tinham capacidade mental e psicológica para responder as perguntas. As entrevistas foram realizadas nas instituições assistenciais, sempre no período da manhã, durante os dias de semana, de acordo com a disponibilidade do local visitado.

     Para avaliação nutricional foram coletados dados antropométricos como, Circunferência da cintura, IMC, Dobra cutânea tricipital, Prega da Panturrilha, MAN (Mini Avaliação Nutricional), sendo esses, parâmetros importantes para o diagnóstico precoce do estado nutricional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (246 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com