TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimento equilibrado

Artigo: Alimento equilibrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Artigo  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

Gordura

O Que é Alimentação Balanceada?

Alimentação Balanceada significa a cada refeição ou lanche, ingerir carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis (matéria prima de construção energética, celular e hormonal), na proporção ideal para o bom desempenho físico, mental e espiritual.

Basicamente, para ser considerada balanceada, a alimentação deve conter alimentos de diversos tipos como: carne, verduras, legumes, arroz, macarrão, feijão, frutas, leite e derivados, e até mesmo gordura e açúcar, e atender às necessidades nutricionais do indivíduo.

Fonte :site:www.docelimao.com.br

Qual a sua Importância?

As gorduras são essenciais à saúde, pois além de fonte de energia, são veículos importantes de nutrientes, como vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e ácidos graxos essenciais. As gorduras também possuem características tecnológicas importantes. São responsáveis por propriedades como firmeza, adesividade, elasticidade, paladar, cremosidade e ação lubrificante. Através de hidrogenação controlada e interesterificação é possível conseguir a consistência específica para uma dada aplicação. Além disso, são excelentes meios de cocção.

O Que é Piramide Alimentar ?

As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis, para ser usado como um roteiro para uma alimentação saudável. Os primeiros guias alimentares surgiram na década de 70. Desde então, periodicamente surgem novos esquemas, adaptados aos hábitos e às necessidades de cada sociedade e aos avanços das pesquisas científicas. Em 1992, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (o UEDA), montou o primeiro esquema em forma de pirâmide. Nele, incentivava-se a ingestão de carboidratos - como massas, pães e cereais - em vez de gorduras.

Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_alimentar

Desenho de uma Pirâmide Alimentar

Fonte:C:\Users\ricardo\Pictures\nova-piramide-alimentar1(1).gif

O Que são Gorduras ?

As gorduras ou graxas, produzidas por processos orgânicos tanto por vegetais como por animais, consistem de um grande grupo de compostos geralmente solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água. Sua insolubilidade na água deve-se à sua estrutura molecular, caracterizada por longas cadeias carbônicas. Por ter menor densidade, esta flutua quando misturada em água. As gorduras têm sua cadeia "quebrada" no organismo pela ação de uma enzima chamada lipase, produzida pelo pâncreas.

Gorduras são moléculas incapazes de se misturar com água. Gorduras são as formas mais eficientes de armazenamento de energia.

-Tipos de Gorduras:As gorduras são classificadas em tipos de acordo com uma composicão quimica.

º Triglicerideos

º Ácidos Graxos

º Colesteral

Fonte:site:http://www.bancodesaude.com.br/dieta/gorduras-lipideos

Fontes

Gordura saturada:Encontrada em alimentos de origem animal,como:carne vermelha,carne branca,manteiga e gordura do leite.

Gordura monoinsaturada:Encontrada em alimentos de origem vegetal,como:azeite de oliva,semente e óleo de dem difucanola,amendoim,nozes,amêndoas,abacate.

Gordura poliinsaturada:Encontrada em alimentos de origem vegetal,como:semente e óleo de girassol,soja e milho.

Colesterol:Encontrada em produtos de origem animal,como:gema do ovo,carne vermelha,moluscos(camarão).

Absorção

A micelas contendo os produtos da digestão das gorduras difundem áte a borda-em-escova do intestino delgado,principalmente no duodeno e jejuno,colidindo com ela e liberando os produtos.Após a absorção,os sais biliares retornam para solubilizar novas moléculas de no gordura.Os ácidos biliares são reabsorvidos no ileo e levados ao figado,de onde são reexcretados,formando a circulação entero-hepática.Esse ciclo ocorre de duas a três vezes por refeição.AG de cadeia curtae média (até 8C) são mais solúveis e não dependem de micelas para serem levados até a borda-em-escova.Os produtos da digetão dos lipídeos,por serem lipossolúveis atravessam a membrana do enterócito passivamente.

Processamento

Estômago:As lipases lingual e gástrica hidrolisam o TAG de cadeia média (6 a 8C)e curta (<6C,presente na manteiga) liberando DAG e AG livre (AGL). Muito importante nos recém-nascidos por hidrolisar a gordura do leite.A emulsificação das gorduras se dá pela ação mecânica das contrações do estomâgo.

Intestino delgado:A emulsificação das gorduras ocorre pela ação da bile produzida pelo figado e armazenada e concentrada na vesicula biliar e é favorecida pela motilidade intestinal.A bile reduz os glóbulos de gordura a goticulas menores pela ação detergente dos sais biliares (sintetizados a partir do colesterol) formando micelas.

A lipase pancreática hidrolisa TAG a monoacilglicer(MAG),liberando 2 AGL.Esta lipase age ligada a um cofator,a colipase,que ancora a enzima á micela permitindo que ela hidrolise o TAG da dieta.A colestearase hidrolina o éster de colesterol liberando colesterol e AGL.A fosfolipase hidrolisa os fosfolipídeos a AGL e lisofosfatideo.

A presença do quimo ácido e da gordura estimula a liberação de secretina(promove a secreção de bicarbonato e da bile) e de CCK (promove secreção de enzimas e a contração da vesicula biliar).

Aproveitamento pelo Organismo

A gordura constitui o combustivel celular ideal,pois cada molécula carreia grandes quantidade de energia por unidade de peso e é transportada e armazenada facilmente e transformada prontamente em energia.Uma grama

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com