TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos e embalagens com atmosfera modificada

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 7

Sumario

  1. Introdução ...................................................................................................

2. Desenvolvimento ........................................................................................

2.1 Vidro ........................................................................................................

2.2 Folha de flandres ......................................................................................

2.3 Plástico .....................................................................................................

2.4 Celulose ...................................................................................................

2.5 Alumínio ..................................................................................................

2.6 Revestimento naturais .............................................................................

2.7 Alimentos e embalagens com atmosfera modificada ..............................

2.8 Embalagens ativas ....................................................................................

3. Conclusão ..................................................................................................

4 Referencia ...................................................................................................

  1. Introdução

Os alimentos ultraprocessados e processados são submetidos a um processo tecnológico para aumento de sua vida útil, geralmente acondicionado em embalagens próprias que visam facilitar a sua conservação, comercialização e utilização. As embalagens também possuem um papel significativo em seu marketing para venda, sendo responsável pela fixação da imagem da marca no mercado.

As empresas fabricantes de embalagens para contato direto com alimentos devem estar devidamente licenciadas junto ao órgão de vigilância sanitária de sua localidade e devem observar o atendimento aos respectivos regulamentos.

As embalagens em geral são isentas da obrigatoriedade de registro junto à ANVISA, de acordo com a Resolução RDC n. 27/2010, o que não as desobriga de atender às exigências definidas nos regulamentos técnicos em vigor. No entanto as embalagens obtidas por novas tecnologias como, por exemplo, embalagens de PET pós-consumo reciclado para contato com alimentos, têm obrigatoriedade de registro previamente à sua comercialização. As orientações quanto ao licenciamento de empresas, regulamentos técnicos e obrigatoriedade ou isenção de registro se aplicam às embalagens nacionais bem como às importada. (ANVISA).

Na produção de embalagens, são utilizados diversos tipos de materiais, que podem ser assim agrupados: recipiente metálico rígidos, recipientes metálicos flexíveis, vidro, plásticos, semirrígidos, plásticos flexíveis, papeis flexíveis, laminados, multifoliados, cartonados assépticos, barricas, caixas de papelão, embalagens de madeiras entre outros.

Dependendo de suas propriedades, essas matérias podem ser usadas como embalagem primaria, secundaria ou terciaria etc. Nesse aspecto, as embalagens podem ser também classificadas como embalagens para transporte ou varejo, as embalagens para transporte tem função proteger os conteúdos durante o transporte e as distribuições são feitas as de materiais mais resistentes.

Finalidade das embalagens:

  • Proteger o alimento contra contaminação ou perdas,
  • Facilitar e assegurar o transporte,
  • Facilitar a distribuição do alimento,
  • Identificar o conteúdo em qualidade e quantidade
  • Identificar o fabricante e o padrão de qualidade
  • Atrair a atenção do comprador
  • Induzir o consumidor para a compra
  • Instruir o consumidor na hora da compra
  • Informar o consumidor sobre a composição, valor nutritivo e outras características do alimento.

Hoje em dia o transporte de grandes quantidades de produtos embalados e feito em paletes envoltos com plástico encolhivel ou estimável, as embalagens de varejo são adequadas à venda direta aos consumidores.

Os regulamentos sobre embalagens são harmonizados no MERCOSUL. Para fins de regulamentação de embalagens, o MERCOSUL utiliza como referências regulamentos de embalagens e materiais para contato com alimentos da Comunidade Européia, do Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos da América e do Instituto Alemão de Avaliação de Risco (BfR), entre outras. (ANVISA)

  1. Desenvolvimento

Existem vários tipos de embalagens com varias finalidades, sendo elas conservação, marketing, acondicionamento do alimento especifico, trasnporte, entre outros. Cada embalagem tem uma finalidade na qual a indústria procura para finalidades comerciais.

2.1 Vidro

O vidro e um material a base de sílica contendo quantidades pequenas de outros materiais como boro, cal e óxidos metálicos. O vidro e conhecido a milhares de anos 1.600 a.C quando era feito com o aquecimento de uma mistura de areia e cinzas de algas marinhas.

Existem varias vamtagens na utilização das embaçagens de vridro, entre ecas do uso do vidro como recipiente para alimentos podem- se citar: ser inerte, ser impermeável a gases, umidade, odores e microorganismos, atrair pelo aspecto, ser moldado em varias formas e cores e ser reciclável.

Alguns limitantes do vidro como: valor mais alto,elevado índice de quebra, aumento dos riscos de ocorrer ferimentos, exigência de maiores cuidados na manipulação, pouca reistencia a altas temperaturas e choque térmico.

A embalagem de vidro e constituída de três partes fundamentais: o gargalo, o cospo e o fundo. O gargalo e a parte superior da embalagem no qual se fixa a tampa ou outro sistema de fechamento, o corpo e a porção mais larga do recipiente e o fundo e onde geralmente se apoia a embalagem.

Exemplos: garrafas, potes, frascos, etc.

2.2 Folha de flandres

Sendo um material laminado e estanhado composto por ferro e aço de baixo teor de carbono revestido com estanho. Sua utilização na fabricação de numerosos utensílios e objetos de arte como material de de latas de alimentos e caixas de leite devido a sua alta resistência a corrosão, também utilizados em aplicaççoes de embaçagens de tintas e outros produtos químicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com