TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amostragem

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BROMATOLOGIA

ANA PAULA DA SILVA ANDRADE SANTOS

PREPARO DE AMOSTRAS

TERESINA-PI

2016

ANA PAULA DA SILVA ANDRADE SANTOS

PREPARO DE AMOSTRAS

PROFESSORA: Dr.ª  KAROLINE DE MACÊDO GONÇALVES FROTA

        TERESINA-PI

2016

1. INTRODUÇÃO 

                 Amostragem é o conjunto de operações com as quais se obtém, do material em estudo, uma porção relativamente pequena, de tamanho apropriado para o trabalho no laboratório, mas que ao mesmo tempo represente corretamente todo o conjunto da amostra. A preparação da amostra está relacionada com o tratamento que ela necessita antes de ser analisada, tais como: moagem de sólidos, filtração de partículas sólidas em líquidos e eliminação de gases.

                 No caso de alimentos secos, a redução pode ser feita manualmente ou por meio de alguns equipamentos, que são capazes de triturar, peneirar, visando uma amostra uniforme.

                 A amostra para análise deve-se apresentar homogênea. Precisa ser conservada ao abrigo de umidade e de contaminações. Em certos casos, deverá ser conservada também ao abrigo da luz e em temperatura mais baixa que a do ambiente.

                 O processo de amostragem é a série sucessiva de etapas operacionais especificadas para assegurar que a amostra seja obtida com a necessária condição de representatividade. A amostra é obtida através de incrementos recolhidos segundo critérios adequados. A reunião dos incrementos forma a amostra bruta. A amostra de laboratório é o resultado da redução da amostra bruta mediante operações conduzidas de maneira a garantir a continuidade da condição de representatividade da amostra. A amostra para a análise é uma porção menor da amostra de laboratório, suficientemente homogeneizada para poder ser pesada e submetida à análise.

                 Amostras sólidas em pó ou em grânulos – Retire partes representativas da amostra (superfície, centro e lados). Triture em gral ou moinho, se necessário, e passe por um tamis de 144 furos por cm2 . Espalhe com uma espátula sobre uma folha grande de papel de filtro. Separe em quatro partes em forma de cruz. Retire dois segmentos opostos e devolva para o pacote. Misture as duas partes restantes e repita o processo de separação de quatro segmentos. Continue assim até obter quantidade suficiente de material, para análise em triplicata.

                 Amostras líquidas – Agite a amostra até homogeneizar bem. Filtre se necessário. Nos casos de produtos gaseificados, como refrigerantes e vinhos espumantes, transfira, antes de filtrar, para um béquer seco e agite com um bastão de vidro até eliminar o gás.

                 Sorvetes e gelados – Deixe em repouso à temperatura ambiente, até liquefazerem, para depois serem homogeneizados e guardados em frascos com rolha esmerilhada. Produtos semi-sólidos ou misturas líquidas ou sólidas – Produtos como queijo e chocolate devem ser ralados grosseiramente. Tire a amostra por método de quarteamento. Pastas semiviscosas e líquidos contendo sólidos – Produtos como pudins, sucos de frutas com polpa, geléias com frutas, doces de massa com frutas devem ser homogene- ízados em liqüidificador ou multiprocessador. No caso de se desejar a análise em separado dos diferentes componentes da amostra (balas, bombons, compotas, conservas e recheios), proceda inicialmente à separação dos componentes por processo manual ou mecânico.

                 Em resumo, o processo de amostragem compreende três etapas principais: coleta de amostra bruta; preparação da amostra de laboratório e preparação da amostra para análise.

        

2. METODOLOGIA

  • MATERIAIS

- 1kg de Farinha de Trigo

- Becker

- Colher

- Forma plástica retangular

- Saco plástico

  • PROCEDIMENTOS

                 Para iniciar o procedimento, a embalagem do saco de farinha de trigo, já triturada, foi aberta e o conteúdo foi espalhado na forma retangular de plástico. Com o auxílio de uma colher, a amostra foi espalhada uniformemente pela forma e dividida em quatro partes quadradas, procedimento conhecido como quarteamento: A, B, C, D. As partes, B e C, dispostas transversalmente, foram desprezadas e colocadas no Becker com a colher e recolocadas na embalagem da farinha de trigo. As outras duas partes opostas, A e D, foram as partes aproveitadas, e novamente espalhadas com a colher, de modo a ficarem planas no recipiente de plástico. Foi feito novamente outro quarteamento, agora com as partes E, F, G e H, em que F e G, foram aproveitadas e misturaram-se formando outro quadrado, com mais quatro partes. E as partes E e H, desprezadas e colocadas de volta na embalagem. Esse procedimento foi realizado quatro vezes, de modo a restarem apenas uma quantidade de aproximadamente 100g, necessária para análise. A quantidade obtida foi guardada em um saco plástico pequeno, vedada e identificada com nome, peso e data da amostra, em seguida, foi armazenada na geladeira, para ser conservada e utilizada em experimentos diversos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (430.2 Kb)   docx (351.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com