TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo avaliação nutricional em pós -operatorio de cirurgia bariatrica

Por:   •  28/5/2015  •  Monografia  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 3

1.INTRODUÇÃO

Atualmente, no Brasil e no mundo, cada vez mais pessoas são diagnosticadas com distúrbios alimentares resultantes em obesidade. É considerada uma doença crônica pode também interferir na qualidade de vida do indivíduo (ROSENBAUM,2012).

A prevalência da obesidade cresceu em grandes extensões nas últimas décadas. Investigações atuais marcam mais de 10% dos adultos da população mundial estão obesos, e na população brasileira 17%( WHO,2013).

Analisando o repetido insucesso dos tratamentos clínicos, nutricionais e farmacológicos, a cirurgia bariátrica aparece como alternativa para o tratamento e domínio da obesidade. A técnica cirúrgica estimada como o padrão ouro é o Bypass Gastrico em Y de Roux, considerada como procedimento misto, onde o elemento restritivo é um pequeno reservatório gástrico e o elemento disabsortivo é o desvio do duodeno e jejuno proximal (SBCBM,2006).

A cirurgia bariátrica é meditada a melhor terapêutica para obesidade, com baixas taxas de complicações, manutenção de um resultado duradouro em grande parte dos pacientes e aumento da expectativa de vida (LAURINO NETO, 2012).

São conhecidos como complicações decorrentes da cirurgia Bariátrica, associados a problemas psicopatológicos, como depressão e ansiedades e alterações no comportamento alimentar e imagem corporal (ALLISON ,2006).

As complicações cirúrgicas vão depender do tipo de técnica utilizada. A bypass gástrico, os seus efeitos adversos e as complicações mais comuns, síndrome do empachamento ou síndrome de dumping, intolerância, constipação intestinal, cefaleias, queda de cabelo, depressão, deficiência de vitaminas B12, ferro, vitamina D, dor abdominal, vômitos, diarreia, anemia (GARRIDO,2006).

As modificações anatômicas e hormonais após BGYR levam a mudanças no padrão alimentar, e, portanto, possível intolerância e/ou aversão alimentar (MAGRO, 2012).

A intolerância dar-se pela presença de náuseas, vômito, diarreia ou pela síndrome de dumping. É importante destacar a suposição dos sintomas estarem ocorrendo por mastigação insuficiente ou estenose ou deslizamento do anel ou pela ingestão alimentar maior que o estômago possa suportar ocasionado pela dificuldade de percepção de saciedade (LAURENIUS, 2013).

Para evitar as desordens pós-operatórias, como intolerâncias alimentares e pouca perda de peso é de extraordinário valor o cuidado com a mastigação excessiva, além do fracionamento e volume das alimentações (VALEZI, 2010).

É uma causa multifatorial relacionada à redução da ingestão em razão da restrição mecânica, do tamanho reduzido do estomago, e a disponibilidade da pepsina, renina e ácido clorídrico. Essa restrição calórica causa uma perda excessiva de massa magra. Outros problemas podem esta associados a redução de alimentos proteicos são as intolerâncias alimentares, as alterações na percepção do sabor dos alimentos e as escolhas dos nutrientes (BLOOMBERG,2005).

O desenvolvimento do estado clínico, capacidade física, mental e psicossocial apresenta efeito positivo na qualidade de vida em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica (SALLET, 2011).

A inclusão de um novo padrão de vida, por meio da transformação dos hábitos alimentares e prática regular de atividade física e a diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com