TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As células e os sistemas Biológicos

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Uninovafapi

Curso: Nutrição

Disciplina: Práticas Interdisciplinares

 DISLIPIDEMIAS

                            “As células e os sistemas Biológicos”

Teresina-Pi

22.052015

1.Introdução

A dislipidemia é definida como distúrbio que altera os níveis séricos dos lipídios (ANVISA 2011). As alterações do perfil lipídico podem incluir colesterol total alto, triglicerídeos alto (TG), níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) e colesterol de lipoproteína de alta densidade baixo (HDL-c). Em consequência, essa doença é considerada um dos principais determinantes da ocorrência de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, dentre elas aterosclerose, infarto agudo do miocárdio, doença isquêmica d coração. Dependendo do tipo de alteração dos níveis séricos de lipídios, a dislipidemia é classificada como: Hipercolesterolêmia isolada, hipertrigliceridemia isolada, hiperlipidêmia mista e HDL-c baixo. 

Sabe-se que a dislipidemia é determinada por fatores genéticos e ambientais, evidências acumuladas ao longo de várias décadas, inclusive epidemiológicas, demonstraram que níveis elevados de colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos estão correlacionados com maior incidência de hiperlipidêmia, hipertensão e doença aterosclerótica. Essas doenças ocorrem em conseqüência da formação de placas lipídicas (ateromas) que se depositam na parede arterial, podendo obstruir a luz dos vasos sanguíneos. A detecção precoce de níveis séricos elevados de colesterol em pessoas assintomáticas permite a identificação de um importante fator de risco modificável para doença arterial coronariana (DAC). As manifestações clínicas de DAC, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica, geralmente surgem a partir da meia-idade..

2. Etiologia

A Dislipidemia é causada pela dieta rica em gorduras, o uso de alguns tipos de medicamentos ou quando o organismo produz colesterol e triglicerídeos demais. Assim a dislipidemia pode ser causada pelo excesso de peso, dieta inadequada, sedentarismo, medicação ou ainda por fatores de predisposição genética. Pode ser ainda causado por outras doenças que interferem no metabolismo, como o diabetes mellitus.

3. Epidemiologia

. Os dados brasileiros revelam que as doenças cardiovasculares excedem outras causas de óbito e, em 1998, foram responsáveis por 27% das mortes. No Recife, no nordeste brasileiro, em 1998 foi detectado um aumento de cardiopatia isquêmica em pessoas mais jovens (30 a 49 anos deidade). Esse dado é alarmante, pois, em 1995, a região nordeste apresentou a maior proporção de mortalidade sem diagnóstico definido. Em um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, no ano de 2007 cerca de 40% da população adulta brasileira em 2007 tinha colesterol elevado, estima-se atualmente que esse tenha número dobrado.

4.Impacto sobre a Células e os Sistemas Biológicos

O colesterol é uma substância com função importante em muitos processos bioquímicos do organismo. É um importante constituinte das membranas das células e das lipoproteínas que são as proteínas que transportam o colesterol no sangue. É também precursor dos ácidos biliares e de alguns hormônios e da vitamina D. Sem uma quantidade adequada de colesterol no sangue a vida não seria possível. Sua importância decorre do fato de que seu excesso no sangue é um dos principais fatores das dislipidemias.

A grande maioria do colesterol que circula no sangue é fabricado pelo fígado,  resto advém da dieta. Os triglicerídeos são um dos componentes gordurosos do sangue e sua elevação está relacionada, também, com várias doenças.A obstrução das artérias se inicia precocemente como uma placa que se localiza debaixo da parede interna da artéria (íntima). Forma-se aí um tumor de gordura (ateroma), no início frouxo e depois endurecido com o depósito de cálcio. Não havendo muito colesterol no sangue, os ateromas quase não crescem, mas se houver muito LDL principalmente na forma oxidada e pequena, o ateroma crescerá. 

[pic 1]

[pic 2]

AMPLIA ELAS E AJEITA PRA FICAR BUNIITIN.

5.Diagnóstico

A determinação do perfil lipídico é definida pelas determinações bioquímicas do CT, colesterol ligado a HDL, TG e do colesterol ligado ao LDL, após jejum de 12 a 14 horas. A Dislipidemia é uma doença assintomática, ou seja, na apresenta sintomas, para se constatar a presença da doença é necessário fazer o hemograma.

O nível ótimo de colesterol é de 200 mg/dl ou menos, limítrofe entre 200-239 mg/dl e alto acima de 240 mg/dl, o nível ótimo de LDL-colesterol deve ser igual ou abaixo de 100 mg/dl , limítrofe entre 130-159 mg/dl, e alto acima de 160 mg/dl, o nível de HDL de ser acima de 40 mg/dl e de triglicerídeos igual ou abaixo de 150 mg/dl. Os indivíduos que têm o HDL acima de 60 mg/dl estão mais protegidos das doenças cardiovasculares. Quando se divide o colesterol total pelo HDL obtemos um valor que não deve ultrapassar 4,5 para as mulheres e 4,1 para o homens. Esses são bons índices de risco. O diagnóstico da dislipidemia é realizado em função desses valores de referência.

6. Prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (109.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com