TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Históricos e Evolutivos das Ciências da Alimentação e Nutrição no Brasil

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 3

PROCESSOS DE TRABALHO EM NUTRIÇÃO I – ESTUDO DIRIGIDO1 - 2014.2

1. Sobre os “Aspectos Históricos e Evolutivos das Ciências da Alimentação e Nutrição no Brasil”:

1.1 Dê 02 exemplos de produções brasileiras contemporâneas, literárias ou de outra natureza artística, que expressam aspectos históricos relevantes e atuais da situação alimentar e/ou nutricional do país, explicando esta relação. Favor ler, pelo menos, comentários e resenhas das obras em questão. (vale 0,4)

1.2 Considerando a inserção e reconhecimento de Josué de Castro no cenário internacional, renomado cientista brasileiro da área de alimentação e nutrição, demonstrar aspectos de uma de suas obras, Geografia da Fome (1946), comentada por Vasconcellos 2(2008) e Shaapo3 (2014): 1.2.1 Baseado no artigo de Vasconcelos (2008), destacar conceitos distintos sobre a fome, além do mapa de carências nutricionais, aplicando-os ao Nordeste Brasileiro. (vale 0,5) 1.2.2 A partir da leitura do artigo de Shaapo (2014), destacar aspectos da obra relacionadas ao atual conceito de SUSTENTABILIDADE, aplicando-os à realidade do sertão nordestino em comparação com a zona da mata. (vale 0,5) Favor realizar incursões (leitura) sobre os artigos científicos e/ou publicação original. Não se limitar às informações/discussões em sala de aula.

2 Sobre a origem da profissão: ler o artigo “A ciência da nutrição em trânsito”, de Vasconcelos (2010)4 buscando respostas para as seguintes questões:

2.1 Numa análise histórica do processo de emergência e evolução da profissão do nutricionista no Brasil, discorrer sobre as duas correntes do saber médico que baseiam a constituição do campo da nutrição e as especializações delas resultantes. (vale 0,3)

2.2 Caracterizar o surgimento da nossa profissão, conforme setor de atuação, baseando-se nas considerações sobre a emergência da profissão. Neste sentido, tratar das especificidades das nossas origens no Brasil, incluindo a denominação NUTRICIONISTA. (vale 0,4)

2.3 O autor apresenta novos campos disciplinares que fazem interface com a nutrição. Eleger um deles para fins de caracterização. (vale 0,3)

3. Sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Nutrição: baseando-se na leitura do artigo de Soares e Aguiar (2010)5, analisar a SUA estrutura curricular do Curso de Graduação em Nutrição da UFRN6, observando, criticamente o cumprimento dos CONTEÚDOS ESSENCIAIS, bem como COMPETÊNCIAS e HABILIDADES estabelecidos pelo CNE (Resolução nº 5, de 7 de novembro de 2001), destacando prováveis avanços e lacunas, inclusive (ou mais) relacionados pelas autoras. (vale 1,0)

4. Sobre a “reprodução ampliada”, em contínuo crescimento, dos cursos de nutrição no Brasil, produzida, especialmente, pelo setor privado de ensino superior: formular uma opinião própria sobre como os órgãos de controle da formação e/ou da atuação do nutricionista podem “filtrar” ou “selecionar” os graduados em nutrição, no sentido de habilitá-los, legalmente, para o exercício da profissão? (vale 0,7)

5. Como distinguir os profissionais nutricionista e técnico em nutrição? E o nutricionista e nutrólogo? Desenvolver seus argumentos com base nos caracteres de formação e competências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com