TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos históricos e geográficos da formação territorial do Brasil

Por:   •  6/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Aspectos históricos e geográficos da formação territorial do Brasil

ESPÍRITO SANTO: (ES)

O Espírito Santo é um Estado, cujo suas características são de 40% de baixadas litorâneas, possui algumas serras e seu clima predominante é o tropical.

Sua formação histórica é retratada como a capitânia que o rei Dom João III doa para Vasco Fernandes Coutinho, que quando tomou posse enfrentou resistência dos indígenas e piratas franceses, holandeses e ingleses. Quando os portugueses organizaram as entradas junto com brasileiros, começaram a formar os primeiros povoamentos no seu interior, com a formação de engenhos de açúcar, lavoura e comércio. No século XVIII a capitânia passou a intrigar a Bahia, após viver um período de estagnação, mesmo apoiando o Imperador da época, conseguiram autonomia e depois enfrentam grandes problemas por causa da abolição dos escravos, então com a chegada dos europeus começam o desenvolvimento impulsionado pela plantação do café, quando a estrada de ferro é construída até o porto de Vitória.

GOIÁS: (GO)

Suas principais características de relevo são planaltos e chapadas, tendo uma vegetação de cerrados caracterizado por matas galerias e o clima e tropical.

Sua formação histórica é resultado das ocupações das viagens de bandeirantes e da migração de pecuarista que partiram de São Paulo em busca de terras mais férteis. Quando foram descobertas as primeiras minas de ouro, os bandeirantes voltam a região e fundam alguns vilarejos atingindo o auge do ouro no século XVIII.

Quando ocorreu o decline da mineração, Goiás separa-se de São Paulo e é levada a província, tornando a lavoura e a pecuária suas atividades principais e quando os meios de transporte melhoraram o escoamento de sua produção e em pouco tempo depois seu território incorporaria história do Brasil, pois além de ser criado ao norte um outro estado, em seu território funda-se o distrito federal

MARANHÃO: (MA)

Sua formação histórica é baseada nas divisões que originaram duas capitanias, cujo sua ocupação primária de povoamento não deixa resquícios. Depois que os franceses ocuparam o território em 1612, foram expulsos, um lado ocupado pelos franceses e a ilha ocupada pelos holandeses.

Portugal por fim, consegue tomar seu território e essa influência é tão forte que a sua independência foi muito demorada, assim como outras capitanias sofreu muito o fim da escravidão.

PARANÁ: (PR)

Estado caracterizados por baixada no litoral e planaltos no centro.

Sua formação histórica é baseada nas diversas expedições estrangeiras procurando madeira de lei, a descoberta de ouro e procura de índios, levaram os portugueses e paulistas a ocuparem a região. Após a descoberta de ouro em Minas Gerais, o Paraná passou a se basear na pecuária.

Por muito tempo o território fez parte da província de São Paulo, apenas no século XXI. Então inicia-se um programa de imigração europeia de poloneses, alemães e italianos, depois a construção a construção da estrada de ferro viabiliza a indústria madeireira.

PERNAMBUCO: (PE)

Capitania que prosperou junto com São Vicente, motivo que trouxe piratas e invasores holandeses. Após várias rebeliões e descontentamento, fazendo revoluções e aumentando o sentimento republicano.

PIAUÍ: (PI)

Sua ocupação é pelo interior, com a instalação de fazendas de gado. Este estado foi palco de conflitos entre portugueses e brasileiros. Foi subordinada ao Maranhão e quando ganhou autonomia ficou ligado a coroa.

RIO DE JANEIRO: (RJ)

Capitania do Brasil no século XVIII e responsável pelo acolhimento da família real no Brasil.

RIO GRANDE DO NORTE: (RN)

O desbravamento é iniciado pelos franceses, depois são expulsos pelos portugueses e são tomados pelos portugueses e é tomado pelos holandeses. Quando tomado mais uma vez pelos portugueses se torna capitania e junto com os outros estados, segue por várias rebeliões como a luta pelo fim da escravidão, pelos índios, e em 1889 torna-se estado junto com os demais estados do nordeste.

RIO GRANDE DO SUL: (RS)

Em sua formação histórica, os jesuítas espanhóis na margem oriental do rio Uruguai, sendo expulsos território que ocorreu constantes disputas entre portugueses e espanhóis. Criada as estâncias, a criação de gado, a produção de charque e produção agrícola, abastece os estados e exporta para as regiões vizinhas. O estado vive diversas rebeliões, como a guerra dos farrapos e lutam contra argentinos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com