TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias Esporuladas Formação de Ácidos Graxos de Cadeia curta (AGCC)

Por:   •  15/11/2018  •  Artigo  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Formação de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC)

Os AGCC são produtos finais da fermentação de carboidratos (fermentação de fibras) produzidos pela microbiota intestinal, constituídos por cadeia alifática contendo até 6 carbonos. Os AGCC mais abundantes encontrados no intestino são o acetato (2C), propionato (3C) e butirato (4C) e sua produção no intestino está relacionada a diversas funções intestinais como motilidade e absorção, além de servir como fonte de energia para os colonócitos (células pertencentes ao cólon que junto dos enterócitos formam parte da mucosa intestinal). Além da sua grande contribuição para o intestino, os AGCC podem tomar rapidamente a corrente sanguínea sendo rapidamente absorvidos no jejuno, íleo, cólon e reto.

Diversas afecções colorretais têm sido relacionadas à deficiência de AGCC, como a colite por desuso, colite ulcerativa, bolsite pósproctocolectomia com anastomose íleo-anal e câncer colorretal. Por este motivo, o fornecimento de AGCC diretamente à mucosa intestinal ou por via intravenosa tem sido preconizado em diversas condições clínicas.

Digestão de Lipídeos:

        Digerir é a ação das enzimas sob a gordura. Duas enzimas fundamentais que vão quebrar a gordura: a lipase gástrica no estômago digerindo parcialmente a gordura (o pH extremamente ácido do estômago não possibilita a ação integral desta lipase gástrica, diminuindo a velocidade de sua ação enzimática), e quando chega no intestino delgado, a lipase pancreática vai complementar ainda mais a ação da lipase gástrica,  aumentando ainda mais a digestão daquela gordura, ou seja quebrando a gordura em pedaços menores (A chegada do bolo alimentar acidificado no duodeno induz a liberação hormônio digestivo colecistocinina (um peptídeo de 33 aminoácidos, também denominado pancreozimina) que, por sua vez, promove a contração da vesícula biliar, liberando a bile para o duodeno. Depois disso, é preciso emulsificar essa gordura, que é responsabilidade da bili.

Órgãos envolvidos na digestão de lipídeos:

Estômago (digestão)

Fígado - Vesícula Biliar (digestão)

Pâncreas (digestão)

Intestino Delgado (absorção)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com