TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomassa da Banana Verde

Por:   •  22/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

     A necessidade de melhoria na saúde, em um países mais obesos do globo levou os consumidores a buscar, cada vez mais, alimentos mais saudáveis, como alimentos ricos em fibras. Nos últimos anos surgiram muitas opções para esse tipo de alimento como a biomassa da banana verde integral (BBVI) feita a partir do processamento da polpa e da casca da banana em seu estágio mais verde. Ela apresenta em sua composição diversa, nutriente importante para a manutenção da saúde, que devem fazer parte da dieta diária do ser humano.

    O objetivo deste trabalho é mostrar todos os benefícios da inclusão da biomassa de banana na alimentação diária, pois a mesma pode substituir trigo, soja, fécula de mandioca e amido de milho e ainda melhorar o valor nutricional.


2. METODOLOGIA

     A banana (Musa spp) é uma das frutas mais consumidas no mundo e tem grande valor econômico para os países tropicais e subtropicais, onde as mesmas são cultivadas. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de banana, com uma produção de 6.998,150 toneladas em 2008, em uma área plantada de aproximadamente 522,867 hectares (Produção Agrícola Municipal, IBGE, 2008). Ela é cultivada em todos os stados brasileiros, desde a faixa litorânea até os planaltos do interior. Entretanto, certos fatores climáticos, como a temperatura e o regime de chuvas, impõem limites à cultura, favorecendo, por isso, sua concentração nos Estados de São Paulo, Bahia, Pará, Santa Catarina e Minas Gerais (Borges et al., 2006).      

O fruto verde é rico em flavonoides, que atuam protegendo a mucosa gástrica e apresenta um tipo de amido conhecido como amido resistente que não é absorvido no intestino delgado de indivíduos saudáveis, o qual possui ação similar a fibras alimentares (SANTOS et al., 2010).

     Por isso, a biomassa de banana verde ajuda a emagrecer e a reduzir o colesterol, o amido resistente não é digerido pelo intestino e funciona como uma fibra que ajuda a controlar a glicemia, reduzir o colesterol e dar mais saciedade após a refeição e ajuda a reduzir a absorção de açúcares e gorduras dos alimentos. E além de outras ações fisiológicas, apresenta efeito prebiótico, podendo auxiliar na regulação intestinal e na prevenção contra câncer nas células intestinais (DIAS et al., 2013).

Importante destaque deve ser dado à quantidade de amido resistente (AR) presente na banana verde (cerca de 20%). De acordo com a velocidade com a qual um alimento é digerido in vitro, o amido pode ser classificado em: rapidamente digerível, lentamente digerível e amido resistente (AR), por resistir à ação das enzimas digestivas 10. De acordo com Eerlinger e Decour o AR é a “forma do amido e dos produtos de sua degradação que não são digeridos e absorvidos no intestino delgado de indivíduos sadios, podendo ser fermentado no intestino grosso”. A banana verde apresenta o AR do tipo 1, chamado de “grânulo de amido fisicamente inacessível”, que impede ou retarda a ação das enzimas digestivas e o AR do tipo 2, ou seja aquele sob a forma de grânulos de amido nativo, que apresentam lenta digestibilidade. A digestão do AR torna-se facilitada após cozimento úmido, ocorrendo então o processo de gelatinização.


Efeitos benéficos do amido resistente (AR):

  • Doença Celíaca
  • Câncer coloretal
  • Diarreia e doenças colonicas
  • Índice Glicêmico e Resposta Insulínica
  • Dislipidemias e Doenças Cardiovasculares
  • Saciedade

O preparo e obtenção da biomassa de banana verde consiste na retirada dos cachos do fruto ainda verde, seguido da lavagem, cozimento por imersão sob pressão, descascamento e obtenção da massa por trituração da polpa (ORMENESE, 2010). A banana verde possui minerais como fósforo, manganês, zinco, cobre, ferro, magnésio e cálcio, pectina, sendo o componente principal o amido resistente, representando de 55 a 93% do teor de sólidos totais em relação à fruta madura. Isso se deve ao processo de amadurecimento, quando o amido se transforma em açúcar e assim a banana deixa de ser funcional, adquirindo a cor e sabor de um fruto maduro.

A banana verde, além das vitaminas A, C e complexo B (B1, B2 e niacina), contém cerca de 20% de amido, dependendo da espécie pode contém até 84% de amido resistente (OI; MORAES JÚNIOR; TAMBOURGI, 2012).

A polpa preparada pode ser incorporada a alimentos, como pães, massas, maionese e patês. Sua aplicação nos alimentos não ocasiona alteração do sabor, além disso, melhora a qualidade nutricional destes alimento.


3 RESULTADO

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI:

( %Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem sermaiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas).[pic 1]

A BBVI apresenta cerca de 35% da necessidade diária, sob a forma de amido resistente, fibras, pectina e frutooligossacarídeos (FOS), que são responsáveis pelos benefícios que o produto apresenta quando consumido regularmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (109.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com