TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMPANHA PARA DIMINUIÇÃO DO DESPERDÍCIO DAS SOBRAS DOS PRATOS DOS COMENSAIS EM UMA UAN

Por:   •  17/8/2017  •  Monografia  •  3.964 Palavras (16 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

THAINÁ SOARES

CAMPANHA PARA DIMINUIÇÃO DO DESPERDÍCIO DAS SOBRAS DOS PRATOS DOS COMENSAIS EM UMA UAN

SÃO PAULO

2016

THAINÁ SOARES

CAMPANHA PARA DIMINUIÇÃO DO DESPERDÍCIO DAS SOBRAS DOS PRATOS DOS COMENSAIS EM UMA UAN

Trabalho apresentado como relatório final de estágio supervisionado, como requisito para conclusão do curso de graduação em Nutrição na Universidade Paulista - UNIP.

.

Orientadora Prof.ª Carolina Menezes

SÃO PAULO

2016

RESUMO

As sobras não aproveitáveis e o resto de alimentos produzidos em uma UAN estão diretamente relacionados com o custo da refeição. Deste modo, evitar o desperdício, além dos aspectos socioambientais é uma questão de gerenciamento de recursos. A geração de resíduos depende de fatores culturais, nível e hábitos de consumo, renda e padrão de vida da população, e está vinculada diretamente à origem dos resíduos. O tamanho do prato ou a quantidade e tamanho das vasilhas utilizadas podem induzir os clientes a se servirem uma quantidade maior que a possibilidade de consumo e, consequentemente, gerar restos. No mesmo sentido, o controle do resto ingestão e sobras de alimentos devem ser vistos como um instrumento útil não só para o controle de custos, mas também como uma alternativa para diminuir a quantidade de alimentos que são desperdiçados. O objetivo desta revisão é verificar a conscientização dos comensais em diminuir o desperdício de alimentos, na forma de sobras em resto ingestão, com possíveis campanhas educadoras.

Descritores: Alimentação; sobras; educação.

ABSTRACT

The leftovers not unusable and the rest of food produced in a UAN are directly related to the cost of the meal. In this way, avoid waste, in addition to the environmental aspects is a matter of resource management. The generation of waste depends on cultural factors, level and consumption habits, income and standard of living of the population, and is linked directly to the source of waste. The size of the dish or the amount and size of vessels used can induce customers to use an amount greater than the possibility of consumption and, consequently, generate debris. In the same direction, the control of the rest and food leftovers intake should be seen as a useful tool not only for cost control, but also as an alternative to decrease the amount of food that is wasted. The objective of this review is to check awareness of diners to lower the food waste, in the form of remnants in rest swallowed, with possible campaigns educators.

Key Words: Nutrition; leftovers; education.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................

2 OBJETIVO .......................................................................................................

3 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................

4 PLANO DE AÇÃO: conscientização para diminuição de sobras como desperdicios de alimentos pelos comensais ............................................

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO .............................................................

5.1 Quadro Analítico com o principais achados sobre o tema...................

6 CONCLUSÃO ........................................................................................

REFERÊNCIAS ........................................................................................

04

07

08

12

13

13

16

17


1 INTRODUÇÃO

Uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) baseia-se de um serviço organizado, abrangendo um seguimento e uma série de ações dedicadas a prover refeições equilibradas tanto nas normas dietéticas quanto na higiênica, com a finalidade de atender as necessidades nutricionais de seus comensais (ABREU et al, 2009).

De acordo com a Resolução CFN nº 380/2005, “compete ao Nutricionista, no exercício de suas atribuições em Unidades de Alimentação e Nutrição, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Realizar assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos em instituições públicas ou privadas”.

        O objetivo primário de uma UAN é prover refeições saudáveis nutricionalmente e seguras no campo higiênico-sanitário, tendo também a responsabilidade de suscitar a conservação e recuperação da saúde do comensal, com intuito de desenvolver e facilitar novos hábitos alimentares saudáveis (PROENÇA et al, 2005).

Além desses aspectos ligados à refeição, uma UAN objetiva, ainda, satisfazer o comensal no que diz respeito ao serviço oferecido. Este item engloba desde o ambiente físico, incluindo tipo, conveniência e condições de higiene de instalações e equipamentos disponíveis, até o contato pessoal entre operadores da UAN e comensais, nos mais diversos momentos (PROENÇA, 1999).

Para um bom funcionamento a unidade deve conter um planejamento físico funcional, garantindo instalações adequadas, evitando problemas operacionais, sem interrupções no fluxo da unidade e cruzamento desnecessário que ofereçam riscos de contaminação entre os alimentos e de acidentes de trabalho (SOUSA, 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (250.5 Kb)   docx (366.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com