TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.303 Palavras (18 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Santo André

2018

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

CARLA ALMEIDA DA SILVA

TRANSTORNOS ALIMENTARES NA ADOLESCÊNCIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à instituto Anhanguera educacional, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Nutrição.

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Santo André, 25 de setembro de 2018 

Dedico este trabalho...

Especialmente aos meus filhos que são meus maiores motivos para a busca de um futuro melhor.


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por me incentivar em orações a cursar o ensino superior. Obrigada por me transmitir força, foco e fé que me acompanharam ao longo desses anos e que não me permitiram desistir. Serei eternamente grata à Deus por todas as bênçãos sobre a minha família e por proporcionar tranquilidade aos corações daqueles que acompanharam a minha trajetória acadêmica.


SILVA, CARLA ALMEIDA DA. Transtornos alimentares na Adolescência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Nutrição – Instituto Educacional Anhanguera, Santo André ,2018.

RESUMO

Bulimia e Anorexia são distúrbios alimentares cujos casos vêm aumentando principalmente em adolescentes do sexo feminino. A incidência também é maior nas pessoas com boa condição socioeconômica. O desejo pela magreza e a busca pelo corpo ideal são características fundamentais para entender esses dois distúrbios. Pessoas com esses transtornos têm uma preocupação excessiva com o peso, medo de engordar e uma distorção da imagem corporal, ou seja, a pessoa não se vê como é realmente. É mais difícil de ser percebida pelos familiares e é caracterizada por abolir totalmente a alimentação no caso da AN e uma etapa grande de ingestão de alimentos ou outra de compensação, purgação, isto é, força-se o vômito ou ingere-se laxantes e/ou diuréticos para eliminar a comida nos casos de BN.

Palavras-chave: Transtornos 1; Adolescentes 2; Nutrição 3;  

SILVA, CARLA ALMEIDA DA. Transtornos alimentares na Adolescência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Nutrição – Instituto Educacional Anhanguera, Santo André ,2018.

ABSTRACT


Bulimia and Anorexia are eating disorders whose cases have been increasing mainly in female adolescents. The incidence is also higher in people with good socioeconomic status. The desire for thinness and the search for the ideal body are fundamental characteristics to understand these two disturbances. People with these disorders have an excessive concern with weight, fear of getting fat and a distortion of body image, that is, the person does not see what he really is. It is more difficult to be perceived by family members and is characterized by totally abolishing food in the case of AN and a large stage of food intake or other of compensation, purging, that is, force the vomit or ingested laxatives and / or diuretics to eliminate food in cases of BN.

Key-words:           disorders 1;         teenagers 2;         nutrition  3;


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT        Associação Brasileira de Normas Técnicas

AN        Anorexia Nervosa

BN        Bulimia Nervosa

TA              Transtorno Alimentar



SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        13

2.        COMPLICAÇÕES ALIMENTARES        15

3.        IDEOLOGIA DE BELEZA        18

4.        EFEITOS COLATERAIS E TRATAMENTO NUTRICIONAL        21

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS        25



  1. INTRODUÇÃO

Um mundo novo se descobre com as transformações vivenciadas, podendo gerar uma insatisfação com a forma física. A insatisfação da imagem corporal poderá levar o indivíduo a desenvolver hábitos irregulares, tais como: dietas restritivas para perda de peso, exercícios físicos desgastantes, preocupação exagerada com alimentos e seu valor calórico, e o medo de engordar. Para os adolescentes a opinião dos amigos é de grande importância sobre a aparência, levando-os a praticar medidas inadequadas para se adequar e apresentar um corpo magro, imposto pelos modismos.

A faixa etária de maior incidência está entre 17 e 23 anos em mulheres. Ela se manifesta por meio de episódios de ingestão exagerada de alimentos, ou seja, consumo de quantidade de comida superior àquela que a maioria das pessoas comeria em um período similar, em circunstância semelhante, acompanhado de sensação de intensa perda de controle, culpa e vergonha. Esses episódios de voracidade podem ser seguidos de métodos compensatórios purgativos, como vômitos auto induzidos, abuso de laxantes ou diuréticos, além de períodos de jejum prolongados e excesso de atividade física. A pessoa sente medo de ficar acima do peso e está consciente de que seu padrão alimentar é anormal, acarretando uma compensação após o ato de comer, como a provocação de vômitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (301.1 Kb)   docx (600.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com