TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI

CAMILLA KREMER
CINTIA ARAUJO

KAROLINY GAMA
KATIA MENDONÇA

NAYARA CHAVES

MARCELA GUIMARÃES

Técnica e Dietética
Ovos: Vilão ou mocinho?

Niterói

2019

SUMÁRIO

  1. Consumo de ovos na alimentação ....................................................... 03
  2. O ovo faz mal?  ..................................................................................... 04
  3. O ovo Engorda? .................................................................................... 04
  4.  O ovo aumenta o colesterol ................................................................. 05
  5. Qual a diferença entre o ovo caipira e o ovo de granja ........................ 05
  6. 1.5 Qual o melhor tipo de ovo, Vermelho ou o branco? ....................... 05
  7. E se comer todo dia, o ovo faz mal? .................................................... 06
  8.  Contraindicações do ovo ..................................................................... 06
  9. Ovo de codorna é saudável? ................................................................ 06
  10.  Referências Bibliográficas .................................................................... 07
  1. Consumo de ovos na alimentação.

O ovo de galinha é um alimento muito versátil e econômico, consumido pela população mundial. Todos os anos saem pesquisas sobre seu consumo. Sabe-se que os ovos são fontes de nutrientes essenciais, incluindo proteínas de alta qualidade, gorduras insaturadas, ácido fólico e diversas vitaminas, que são consideradas fatores de proteção. No entanto contêm altos níveis de colesterol.  Estudos metabólicos mostraram que o colesterol dietético dos ovos pode elevar os níveis séricos de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), um fator de risco independente bem estabelecido para cardiometabolismo e doenças cardiovasculares. Um estudo recente também sugeriu que o consumo de gema de ovo solúvel em água diminui o ganho de peso diário e os níveis de triglicerídeos (TG), mas aumenta o nível de colesterol HDL. O ovo já foi considerado prejudicial para saúde quando consumido em excesso, mas atualmente, estudos apontam que ele oferece muitos benefícios e pode fazer bem à saúde, principalmente se aliado a um estilo de vida saudável, contribuindo para a saúde do coração, da memória, do combate à diabete e até na perda de peso.  Existem algumas instituições, assim como a American Heart Association que determina em suas diretrizes a limitar o consumo de ovos. Em excesso, tudo causa dano á saúde. Por ser um alimento com baixo custo, muitas pessoas têm dúvidas, como: O ovo faz mal? Engorda? Aumenta o colesterol? Qual a diferença entre o ovo caipira e o ovo de granja? Qual o melhor tipo de ovo, Vermelho ou o branco? E se comer todo dia, o ovo faz mal?  Existe alguma contra indicação relacionado ao consumo? Ovo de codorna é saudável?

2. O ovo faz mal?

O ovo é um alimento polemico, já ouvimos nossos avós dizer que ele fazia mal, hoje em dia todos falam ao contrário, será que ele faz mal mesmo? Como mencionado acima, ele é um alimento muito versátil, em que origina um leque de várias preparações. Quase tudo costuma levar ovos. Não deve ser consumido em exagero.  É uma proteína de alto valor biológico, sendo considerada uma das melhores fontes proteicas.  Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas, incluindo proteínas de alto valor biológico, além de colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Por falar em colina, estudos apontam que o ovo traz benefício a memória. A gema é uma das principais fontes de colina, um componente do neurotransmissor chamado acetilcolina, responsável pela regulação de diversas atividades neurológicas, que incluem o movimento a estimulação da contração muscular e a coordenação motora. Além disso, a colina participa da cognição, memória e pensamento.

3. O ovo Engorda?

Muitas pessoas não consomem o ovo, por achar que engorda devido ao seu perfil de gorduras, mas vale ressaltar que o ovo fornece gorduras boas e seu consumo não leva ao ganho de peso, ao contrário, pode ajudar no processo de emagrecimento. Estudos recentes têm mostrado que, quando consumido na quantidade adequada, o ovo emagrece, ou ajuda a emagrecer quando inserido em uma alimentação saudável. A forma de preparo também deve ser levada em consideração por quem deseja emagrecer. Uma unidade de ovo possui, em média, 77kcal, quando cozido em água, e 128kcal quando frito. Os ovos preparados com bacon, molhos e pães, são ricos em colesterol e gordura saturada, além de serem mais calóricos. A melhor opção é consumir o ovo cozido em água ou poché, nesses dois tipos de preparo é preservado todos os nutrientes do ovo. Deve ser preparações fritas, já que a quantidade de gordura aumenta em cerca de 40%.  As omeletes e ovos mexidos são ótimas opções de consumo, desde que preparados sem óleo.

   4. O ovo aumenta o colesterol?

O ovo é fonte de colesterol, uma unidade possui cerca de 200mg de colesterol, a mesma quantidade diária recomendada. No entanto, já se sabe que o colesterol da dieta não é o responsável pelo aumento do colesterol no sangue, e sim a gordura saturada, que aumenta a produção de colesterol pelo organismo. Um ovo apresenta, apenas, 37,4% de gordura saturada e, além disso, a colina (presente em sua composição) atua na redução da absorção do colesterol. Pessoas com colesterol alto não possuem restrição ao consumo de ovos, mas a quantidade não deve exceder um ovo ao dia, ou conforme a recomendação do nutricionista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com