TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO ESTÁ MINHA ALIMENTAÇÃO?

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.033 Palavras (17 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE PAULISTA

COMO ESTÁ MINHA ALIMENTAÇÃO?

SÃO PAULO

2016

“Que a comida seja o teu alimento e o alimento o teu remédio

(Hipócrates)

RESUMO

Introdução: hoje em dia, pela falta de tempo, as pessoas vêm tendo um consumo exagerado de alimentos industrializados, por serem de fácil preparo, porém não podemos esquecer que qualquer outra comida quando consumida em excesso faz muito mal para a nossa saúde e pode acarretar em doenças, o que também acontece com a ingestão em quantidades muito pequenas. O ideal, para uma alimentação mais saudável e uma saúde melhor é saber equilibrar e variar as refeições, saber que se deve, de preferência, comer alimentos feitos na hora, alimentos in natura e na quantidade adequada. Objetivos: Explicar o que são macro e micronutrientes, suas funções na alimentação e quantidades recomendadas. Mostrar alguns fatores e o que nos leva a ter uma má alimentação. Analisar a alimentação de um dos integrantes do grupo. Métodos: Foram feitas pesquisas em livros e sites da internet sobre boa e de uma má alimentação e suas consequências. Uma das integrantes do grupo realizou um registro alimentar de dois dias. Com a ajuda da tabela TACO, obtemos as quantidades de cada alimento, para sabermos a média consumida de cada macronutriente e sódio neste período. Conclusão: Para termos uma boa qualidade de vida, um dos fatores fundamentais é ter uma boa alimentação. Isso não significa apenas comer bem e em grandes quantidades, mas sim, adequar as quantidades de macro e micronutrientes que consumimos de acordo com as necessidades do nosso corpo.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 OBJETIVOS        7

3 MATERIAIS E MÉTODOS        8

     3.1 Materiais        8

     3.2 Métodos        8

4 DESENVOLVIMENTO        9

     4.1 Alimentação        9

        4.1.1 Alimentação saudável        9

        4.1.2 Má Alimentação        9

     4.2 Nutrientes        10

        4.2.1 Macronutrientes        11

                 4.2.1.1 Carboidratos        11

4.2.1.2 Lipídios        12

4.2.1.3 Proteínas        13

        4.2.2 Micronutrientes        13

4.2.2.1 Vitaminas        13

4.2.2.2 Minerais        14

     4.3 ÁGUA        17

5 RESULTADOS        18

     5.1 Sódio        21

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        23


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos o tema alimentação e os diversos aspectos que estão relacionados a ela.

Este é um assunto que vem sendo muito discutido atualmente, tanto para efeitos negativos causados por uma alimentação inadequada, como também, efeitos positivos, onde cada vez mais pessoas vêm se preocupando com uma melhora na qualidade de vida através de uma reeducação alimentar, seja com profissionais ou de forma autônoma, fazendo escolhas mais saudáveis na hora de colocar comida no prato.

Os alimentos são um dos fatores mais importantes para a sobrevivência do ser humano, entretanto, muito mais que uma necessidade fisiológica, a alimentação é um ato social e cultural. Ela envolve os cinco sentidos, implica representações e imaginários, envolve escolhas, classificações e símbolos que organizam as diversas visões de mundo no tempo e no espaço.

Hoje em dia, seja por falta de tempo, ou falta de vontade, muitas pessoas não possuem mais o hábito de preparar suas refeições, com todos os nutrientes que deveriam estar sendo consumidos. Isso afeta de maneira negativa a alimentação, pois se o individuo se alimenta mal, à base de fast food, industrializados e doces, ele estará ingerindo alimentos com baixíssimo valor nutritivo. Estas pessoas não tem consciência dos malefícios destes, e acabam por ingerí-los todos os dias e em grandes quantidades, levando ao ganho de peso e outros problemas. Outras pessoas já tentam controlar demais o que comem e o quanto comem, sejam produtos industrializados ou outras comidas e por isso acabam por perder peso e ter carência nutricional. É por conta disso e de outros fatores, que nos tempos de hoje existem muitos casos de pessoas que se alimentam inadequadamente, tanto na escolha do alimento como também na quantidade que ele é ingerido e por causa disso, tiveram como consequência, o desenvolvimento de doenças.

Porém, em contra partida a essa realidade, vivemos também num momento no qual muitas pessoas criaram um fascínio pela vida saudável, alimentação correta, atividade física, e isso tem influenciado muito na saúde da população. Elas se sentem mais dispostas, mais felizes. Se preocupam, procuram saber, se manter informadas a respeito disso e o que não falta são documentários, artigos, notícias sobre esse tema. Essa curiosidade pelo saber faz toda a diferença.

É importante que cada vez mais seja falado a respeito da alimentação, do que faz bem e do que faz mal ao nosso organismo, porque é graças a isso, que as pessoas começaram a colocar em prática, no seu cotidiano, essas novas informações adquiridas, e começaram a realizar refeições compostas por alimentos diversificados, ricos em nutrientes, com proporções adequadas para sua saciedade e necessidade, pois é preciso ter em mente que cada ser humano é único e cada organismo responde de maneira diferente ao que é ingerido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (274.3 Kb)   docx (80.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com