TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SER PROFISSIONAL DE SAÚDE NA SOCIEDADE ATUAL?

Por:   •  9/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI [pic 1]

NOME:_______________________________________

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS

PERÍODO/BLOCO: I                 CURSO: NUTRIÇÃO PROFESSOR (A): MAYANE CARNEIRO ALVES PEREIRA    

PIRIPIRI (PI), _____ de ____________ de 2020.

 

ATIVIDADE 2 – COMO SER PROFISSIONAL DE SAÚDE NA SOCIEDADE ATUAL? 

 

Vivemos em uma sociedade globalizada e moderna, informações e possibilidades chegam a todo momento. No entanto, ainda vivemos grandes diferenças sociais a ser enfrentadas. Em meio a situações de desigualdade, eis que surge uma pandemia para reescrever os rumos de nossa história.

Temos aqui dois importantes pontos: o processo saúde-doença vem à tona, de maneira dramática. E a antropologia vem redefinir e discutir a forma como o homem se organiza em sociedade. A antropologia na saúde é um tema essencial nesse momento histórico.

Partindo disso, quero que construa um texto (25 a 30 linhas) que aborde (obrigatoriamente) as seguintes informações:

  • [pic 2]O modelo biomédico é importante para esse processo? Só ele é suficiente? Como podemos adaptá-lo? Quais aberturas são possíveis e necessárias?
  • A racionalidade biomédica contempla as demandas antropológicas do homem atual?
  • As diferenças sociais têm relação com o impacto da COVID-19 no Brasil?
  • No enfrentamento da COVID-19, como a medicalização do corpo se torna presente?
  • As diferentes práticas de cura são necessárias? São importantes nesse contexto?
  • Quais as SUAS perspectivas para o futuro de nossa sociedade?

No processo saúde doença o modelo biomédico é de extrema importância para a realidade que estamos vivendo nesse momento de pandemia. Pois o modelo biomédico influencia na atenção a saúde, e é usado para entender a função normal e anormal do gene ao fenótipo e com isso fornecer uma base para para a intervenção preventiva ou terapeutica de doenças humanas. Mas nesse momento não só ele e suficiente, devemos adapta-los com as práticas de cura popular. Aberturas possíveis é necessárias é o profissional da saúde compreender os contextos sociais e culturais em que estamos vivendo, e que estamos envolvidos, não necessariamente desconsiderar a sua formação acadêmica, mas entender que outro também tem seus conhecimentos (mesmo sendo de práticas popular). É importante tentar transitar nos mais diferentes contextos, valorizando também o saber das pessoas e atentando para para suas subjetividades. A racionalidade biomédica não contempla as demandas antropológicas do homem atual, pois apenas esse modelo voltado para o lado técnico não é suficiente para atender o homem, precisamos também das praticas popular, como já havia citado é preciso compreender todos os tipos de saber. As diferenças sociais tem sim relação com o impacto da covid-19 no brasil, seus impactos econômicos são profundos o COVID-19 afeta desigualmente os desiguais. Um exemplo é as recomendações de saúde que é lavar as mãos frequentemente, mas por aqui no brasil milhões não tem acesso a água de qualidade e outros não tem como comprar sabão, ou se quer tem um teto para morar. Enquanto para outros basta mudar seus hábitos. Nesse momento as diferentes praticas de cura se tornam necessárias  e importantes. Espero que no futuro possamos da mais valor as coisas mais simples da vida, que possamos enxergar o mundo com o olhar diferente e que possamos ter mais empatia um com os outros. Agradecer mais do que reclamar, e que possamos da mais valor a nossa vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com