TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calorimetria e amostragem de alimentos

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  937 Visualizações

Página 1 de 4

PODER CALORÍFICO E AMOSTRAGEM DE ALIMENTOS


  1. INTRODUÇÃO

A amostragem pode ser definida pelo processo de obtenção da amostra, possuindo técnicas que objetivam garantir a condição de representatividade do todo (população) da amostra.

A amostra (porção selecionada da população), deve atender à diversas características para garantir sua qualidade, como homogeneidade, representatividade, imutabilidade e prevenção contra possíveis contaminações. Diferentes técnicas garantem tais itens – para garantir homogeneidade em amostras líquidas há técnicas de mistura eficientes; para amostras úmidas há também técnicas pré-estabelecidas, garantindo o mesmo item; em relação à representatividade, o quarteamento evidencia-se o principal método usado para fornecê-la; para impedir a possibilidade de alterações na composição da amostra, existem protocolos de manuseio adequados específicos; entre outras técnicas e procedimentos.

Ainda sobre a preservação da amostra, há procedimentos especiais para tipos específicos desta (amostra), como a inativação enzimática em alimentos úmidos (vegetais, frutas; carnes; etc.) que, reduzem consideravelmente as mudanças químicas sofridas. Quanto às mudanças físicas, os métodos de prevenção têm como exemplo o resfriamento, o congelamento; quanto às alterações de caráter microbiológico, dispõem-se a secagem, congelamento e uso de conservantes permitidos.

Em suma, a qualidade da amostragem, amostra e a utilização de diferentes técnicas a seus respectivos gêneros (alimentos úmidos, secos, homogêneos, heterogêneos, entre outros), inferem na credibilidade, fidelidade à realidade, e êxito do estudo.

A capacidade calorífica é a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de um determinado elemento, no caso, a água em 1°C. A quantidade de calor pode ser determinada pela seguinte fórmula: Q=m.c.Δt, sendo Q a quantidade de calor fornecida ao material (calorias), m a massa em gramas, c calor específico e Δt a variação de temperatura (temperatura final – temperatura inicial).

  1. OBJETIVO

O objetivo deste experimento é desenvolver as técnicas de amostragem de alimentos e determinar o poder calorífico de alguns alimentos selecionados através da calorimetria.

  1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Para realizar os experimentos da primeira parte da aula com o objetivo de desenvolver as técnicas utilizadas no processo de amostragem, foram utilizados os seguintes materiais:

  • Folha de papel manteiga
  • Potes plásticos com tampa
  • Alimentos: arroz, farinha de trigo, sal, açúcar cristal

Para realizar os experimentos da segunda parte da aula com o objetivo de determinar o valor calórico dos alimentos, foram utilizados os seguintes materiais:

  • Balança analítica
  • Tubo de ensaio
  • Fósforo
  • Pipeta volumétrica 10ml
  • Pinça de madeira
  • Pinça de metal
  • Termômetro
  • Estilete/tesoura
  • Alimentos: amendoim e biscoito waffle

  1. MÉTODOS

O primeiro experimento iniciou-se com a identificação dos alimentos heterogêneos e homogêneos. Feito isso, foi realizado o quarteamento dos alimentos homogêneos como o arroz, a farinha de trigo, o sal e o açúcar cristal. Esse processo consistiu em despejar os alimentos sobre a folha de papel, separá-los em quatro partes iguais e descartar duas partes opostas. Este processo foi realizado repetidamente, até chegar em uma amostra com cerca de 300g, suficiente para a análise. Esta amostra foi armazenada em um pote plástico com tampa.

Para o segundo experimento, foi necessária a montagem de um “calorímetro” utilizando-se caixa de leite. A parte superior da caixa foi cortada na horizontal e depois ficou voltada para baixo. Após isso, foi feita uma abertura na parte da debaixo da caixa, onde seria a entrada para o alimento estar em contato com o tubo de ensaio. Em seguida, foi feito um corte em forma de cruz na parte superior da caixa, onde foi encaixado o tubo de ensaio.

Para a etapa seguinte, os alimentos foram pesados em balança analítica para verificar a massa inicial de cada alimento. Após isso, verificamos a temperatura da água que estava no tubo de ensaio (10ml). Em seguida, utilizamos uma pinça de metal e um clipe desfeito para segurar o alimento, o bico de Bunsen para inflamar o alimento e logo após deixar em contato com o tubo de ensaio até o processo de combustão terminar. Ao término do procedimento, a temperatura final da água foi medida novamente, a fim de saber quanto a temperatura da água foi elevada e depois  determinar o valor calórico daquele alimento. Este processo foi realizado três vezes para cada alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com