TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características dos alimentos no verão

Artigo: Características dos alimentos no verão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Artigo  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Quais alimentos devem ser prioridade no verão?

Devemos sempre optar por alimentos leves, de fácil digestão e ricos em água, como saladas, frutas, sucos, legumes refogados, peixes, carnes magras, dentre outros.

Devemos ter cuidado com frituras, alimentos industrializados ricos em sódio, excesso de carboidratos... Enfim, devemos ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais.

Temos que cuidar com o excesso de sal pois no calor a tendência à retenção hídrica é maior e com o excesso de sal isso só piora, sem falar nos danos que o excesso de sódio causa para a saúde.

Temos que buscar ingerir mais sucos, chás e água para repor a água e minerais perdidos pela transpiração.

 

O que não se deve ingerir, ou, o que se deve evitar quando as temperaturas estão muito altas?

Temos que ter alguns cuidados com alimentos muito pesados e de difícil digestão, isso porque o organismo precisa de energia para manter a temperatura do corpo estável e não deve perder essa energia com a digestão. Isso faz com que a digestão fique lenta e a temperatura do corpo instável.

Devemos ter uma maior atenção com alimentos que estragam facilmente e podem gerar intoxicações alimentares, como maionese, creme de leite, ostras cruas, salpicão, entre outros.

Quais alimentos ajudam a hidratar o corpo no verão?

Água de coco, sucos naturais, frutas ricas em água como melão, melancia, laranja, maçã, sorvetes de frutas, saladas de frutas e, é claro, muita água. 

E a água de coco é um bom aliado pra se

manter hidratado?

É perfeita pois é um hidratante natural! Contém muitas vitaminas e minerais que precisamos repor, é um isotônico natural.

No verão, muitos não dispensam aquela “cervejinha”. A princípio ela pode até refrescar, mas e depois? A bebida alcoólica deve ser evitada no calor?

A bebida alcoólica não é indicada porque ela é diurética e acabamos desidratando digamos assim. E com isso perdemos, através da urina, nutrientes essenciais para a manutenção da hidratação.

E bebida alcoólica é caloria vazia!

Sempre com moderação, e intercalar com água!

Existem alimentos que tem maior quantidade de água. Quais são eles pra serem incluídos no

cardápio da estação?

Melancia, melão, alface, pepino e abacaxi.

Receita de Sucos Diuréticos

Suco da casca do abacaxi: Quando for descascar o abacaxi, esfregue-o com uma escovinha (para retirar bem as sujeiras). Lave bem e coloque numa panela e cubra com água. Ferva bem até a água virar tipo um chá. O líquido pode ser tomado puro ou coloque um pauzinho de canela para ferver junto. Fica delicioso frio ou quente.

2. Na centrífuga ou no liquidificador: bata um pedaço da largura de 3 dedos de pepino, 1 pedaço de salsão ou erva doce, 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com