TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico: Aterosclerose

Por:   •  8/2/2018  •  Monografia  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  2.405 Visualizações

Página 1 de 4

                           [pic 1]                                       

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Guarulhos

2017

Caso clínico: Aterosclerose
Paciente: A.P.P.J.
Idade: 52 anos
Estatura: 1,59 m
Peso: 80 kg
Sexo feminino

Condição clínica: Paciente fumou por 30 anos, de 15 a 20 cigarros por dia. Ultimamente está a 3 anos sem fumar. Paciente relata dor no peito frequente, dormência súbita nos membro e dificuldade de falar. Paciente é sedentária e quando precisa caminhar pouco mais de 100 metros relata ter dores nas pernas durante a caminhada. Recentemente foi diagnosticada com a Doença da artéria periférica, em que as artérias endurecem e dificulta a circulação para os membros inferiores e superiores. Obteve o diagnóstico casual de hipertensão arterial, sendo-lhe prescrito Enalapril na dose de 10 mg/dia, sem investigação etiológica, mas com bom controle pressórico. Realizou exame de doppler fluxo métrico de membros inferiores, que constatou estenose de artéria ilíaca comum direita (90%) e esquerda (60%). Uma aortografia panorâmica analógica constatou patência da circulação coronariana, mas revelou obstrução da artéria vertebral esquerda (90%), dilatação da aorta terminal e estenose da artéria ilíaca comum bilateralmente. Paciente deu entrada no ambulatório de nutrição pois além dos sintomas ateroscleróticos a paciente foi diagnosticada recentemente com diabetes tipo II.


Classificar o estado nutricional (IMC).

IMC: Peso 89/ altura² 2,52 = 31,54 – Obesidade


• Classificar a doença/transtorno.

È uma doença vascular crônica e progressiva, que normalmente manifesta-se na idade adulta ou idade avançada. A aterosclerose é caracterizada pela inflamação crónica da túnica íntima (a camada mais interna das artérias, em contato direto com o sangue) das artérias de médio e grande calibre. Inflamação que se deve basicamente, à acumulação e oxidação de lipoproteínas na parede arterial, e que produz um conjunto dinâmico de lesões multifocais, sendo a mais comum a placa aterosclerótica, que é o espessamento da parede e a diminuição da elasticidade vascular ( as artérias ficam mais rígidas) . A aterosclerose é causada pela combinação de múltiplos fatores: fatores genéticostabagismosíndrome metabólica, diabetes mellitus, hipertensão,  obesidade e sedentarismo. É uma doença que o crescimento não é imediato, geralmente os sintomas costumam demorar a surgir.

 
• Sugerir tratamento nutricional podendo haver envolvimento de outras profissões no tratamento.

É Necessário tratamento com equipe multidisciplinar, realizar exames bioquímicos previamente. Acompanhamento com cardiologista para acompanhar a evolução da doença, e evitar outras complicações, já que a paciente também é portadora de Diabetes tipo II e Hipertensão arterial; nutricionista para adequar a dieta do paciente e auxiliar na perda de peso, além de fazer o controle da diabetes e hipertensão, que já são morbidades associadas à condição de obesidade da paciente; Educador físico para acompanhar e orientar nos exercício, promovendo a perda de peso, auxiliando assim no bom funcionamento do fluxo sanguíneo ajudando o controle da hipertensão arterial. Ajudando na circulação e diminuindo as dores nas pernas. Neurologista para avaliar a condição cerebral da paciente, visto que a paciente esta com dormência dos membros e dificuldade pra na fala. Ortopedista, pois como a paciente é obesa e sedentária, se ela realmente pode fazer exercício físico, ou se ela tem alguma dificuldade referente aos ossos decorrente de suas patologias e sedentarismo.


Conduta nutricional – Sugerir e justificar a escolha: % Macronutrientes, metas a serem atingidas em micronutrientes, alimentos a serem retirados, alimentos a serem incluídos, outras condutas nutricionais paralelas/qualitativas (ex.: aumento da quantidade de fibras, inclusão de condutas de alimentos funcionais, inclusão de suplementação, etc).

Recomendações de Macro nutrientes:

Carboidratos –  60%

Visando preferencialmente os CHO complexos. Essa porcentagem se da, pois os carboidratos complexos tem a vantagem de absorção mais lenta, ou seja, organismo precisa trabalhar mais para absorver, assim tendo como vantagem acelerar o metabolismo.

Proteínas – 15%

Com sua função construtora, as proteínas de alto valor biológico, trazem benefícios ao organismo, construindo massa muscular. E transportar oxigênio. Melhora na articulação.

Lipídios -  25%

Nessa patologia, é necessário que os índices de gordura sejam rebaixados a menor quantidade possível, para que não haja mais gravidade do quadro. Porém as quantidades mínimas devem ser preservadas, pois há os seus benefícios, como por exemplo, a regulação hormonal, transporte de vitaminas lipossolúveis e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com