TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas Sanguineas

Por:   •  24/10/2016  •  Bibliografia  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA

DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

PROF. DR. MAURICIO BARBOSA

MAYNARA FERREIRA DE SOUSA

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO 2016.1

CELULAS SANGUINEAS

TERESINA (PI) 2016.

MAYNARA FERREIRA DE SOUSA

CELULAS SANGUINEAS

Trabalho elaborado pelo professor com relação com o assunto disponibilizado para a prova, para o acréscimo de um ponto extra caso o trabalho se encontre devidamente elaborado.

TERESINA (PI) 2016.

  1. Qual a diferença entre soro e plasma?

O plasma sanguíneo e um componente sanguíneo que constitui aproximadamente 55% do volume total do sangue.  É um líquido de cor amarelada composto de água, proteínas (albuminas, globulinas e fibrinogênio) e solutos não proteicos (principalmente gorduras, vitaminas, gases, eletrólitos, hormônios, glicose e produtos residuais). É um líquido viscoso e levemente salgado.

        O soro é o produto da coagulação sanguínea composto principalmente por água, é um fluido idêntico ao plasma, mas sem a presença dos fatores coagulantes como por exemplo a proteína fibrina (fibrinogênio).  Esta porção do sangue é utilizada em testes sorológicos em pesquisas e para ajudar a diagnosticar problemas de saúde.

        

ELEMENTOS SANGUÍNEOS

Os elementos figurados do sangue são as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. As hemácias são os mais populosos, os leucócitos realizam suas funções fora do sistema circulatório e utilizam a corrente sanguínea como meio de transporte. Dividem-se em 2 grandes categorias:

  • Os agranulócitos: Realizam atividades imunológicas, são compostos por linfócitos e monócitos.
  • Os granulócitos: Reconhecidos por seus grânulos específicos característicos, cuja coloração fornece a classificação para as células pertencentes a esse grupo (neutrófilos, eosinófilos e os basófilos).

O sangue também contém fragmentos citoplasmáticos denominadas plaquetas, que são pequenas estruturas derivadas de megacariócitos.

Linfócitos

Os linfócitos são um tipo de célula de defesa do organismo, responsável por proteger o organismo de infecções ocasionadas por vírus e previnem contra o surgimento de tumores e também são responsáveis pela produção de anticorpos. Também podem ser chamados de glóbulos brancos. Representam de 15 a 45% de leucócitos no sangue.[pic 2]

        Estão divididos em 3 tipos, os linfócitos B (formadas na medula óssea e são responsáveis pela resposta humoral e, sob a direção das células T, elas se diferenciam em plasmócitos secretores de imunoglobulinas e em células B de memória), linfócitos T (atuam como resposta imune de basel celular e são responsáveis pela produção de citocinas que facilitam a resposta imune de base humoral e consistem em maior número no sangue.) e as células nulas (em menor quantidade e são de dois tipos: as células-fonte pluripotenciais hematopoiétocas e as células “natural de Killer”).

Podem ser pequenos, médios e grandes, isso não tem relação com a divisão dos linfócitos, grande parte são linfócitos pequenos com 8-10 µm de diâmetro. Possuem núcleo grande e arredondado ocupando a maior parte da célula.

Em determinadas situações os linfócitos podem se encontrar em maior e em menor quantidade no nosso organismo. Linfócitos aumentados é sinal de algum tipo de infecção, podendo indicar problemas simples, como alergia ou gripe, e até ser sinal de problemas mais graves como hepatite viral, toxoplasmose ou rubéola, por exemplo. Linfócitos baixos podem indicar problemas com a medula óssea, como anemia aplástica ou leucemia, por exemplo, ou ser sinal de doenças auto-imunes que atacam as células de defesa do organismo, como no caso do HIV.

Monócitos

Os monócitos são células do sangue que fazem parte do sistema imunológico. Têm como principal função defender o organismo de corpos estranhos como bactérias ou vírus, mas também removem células mortas, senescentes ou alteradas do nosso corpo, destroem células tumorais, dentre outras funções. Formados a partir da medula óssea, circulam na corrente sanguínea por poucos dias e então deslocam-se para os tecidos onde são denominados macrófagos, ou outros nomes particulares dependendo do tipo de tecido, como por exemplo: microglia, no sistema nervoso; células de Kupffer, no fígado; e células de Langerhans, na epiderme.[pic 3]

Possuem diâmetro de 12-15 µm, em seu citoplasma contem células azurófilos e seu citoplasma é basófilo, com quantidade média de ribossomos e retículo endoplasmático pouco desenvolvido, com presença de mitocôndrias alongadas e aparelho de Golgi grande; além de aparecerem microtúbulos e microfilamentos próximo a reentrância nuclear

Podem se alterar em relação a quantidade presente nas células sanguíneas os monócitos em alts quantidade podem ser gerados por Tuberculose, Colite ulcerativa, Leucemia monocitica aguda, febre dentre outros. Já encontrados em baixa quantidade na célula podem ser causados por: Anemia aplástica, Uso de corticoide, Terapia com imunossupressores, Leucemia aguda, Infecções, Estresse dentre outros.

Neutrófilos

São células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo, sendo sempre as primeiras a chegarem nas áreas de inflamação. Apresenta tamanho de 9-12 µm e exercem sua função por meio da fagocitose.[pic 4]

Possuem núcleo multilobulado (de 2 a 5 lóbulos nucleares), suas células jovens possuem núcleos não segmentados, sendo assim chamados de bastonetes pois possuem formato de bastão. Dependendo do número de lóbulos, eles podem ser divididos em bilobulados, trilobulados, tetralobulados, pentalobulados e hipersegmentadas (células velhas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (223.5 Kb)   docx (130.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com