TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de Lipídeos

Por:   •  28/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS

DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO - DNU

DISCPLINA: BROMATOLOGIA

------------

PREPARO DE SOLUÇÃO

TERESINA - PIAUÍ

2016

-----------------

DETERMINAÇÃO DO LIPÍDIOS

Professora: DRA. KAROLINE DE MACEDO GONÇALVES FROTA

TERESINA - PIAUÍ

2016

1. INTRODUÇÃO

Os lipídios da dieta humana, por muitos anos, foram considerados apenas como fonte de energia e componentes estruturais das membranas celulares. Entretanto, o avanço das pesquisas tem demonstrado o enorme potencial biológico destas moléculas (FAHY et al., 2005). Os ácidos graxos (AG), constituintes principais dos lipídios das dietas, podem modular a função de vários sistemas e reduzir ou favorecer a ocorrência de diversas doenças (CURI et al., 2002; SIMPOULOS, 2006).

Juntamente com carboidratos e proteínas, os lipídios são os principais constituintes dos alimentos, sendo encontrados na natureza, tanto em vegetais como em animais. Energeticamente, são importantes porque produzem 9 Kcal por grama quando oxidados no organismo. Desempenham outros papéis tais como: reserva de fosfolipídios e de esteróis; contêm ácidos graxos essenciais, que não são produzidos pelos mamíferos, mas precisam estar presentes na dieta; auxiliam no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E, e K, pelo intestino; influenciam na expressão gênica; atuam como mensageiro celular bem como, conferem sabor, consistência e estabilidade ao alimento (CHRISTIE,2006; CURI et al., 2002; MAYES, 1996; SIMPOLOS 2006)

A extração de lipídios é uma determinação importante em estudos bioquímicos, fisiológicos e nutricionais dos mais diversos tipos de alimentos e, portanto, deve ser realizada com precisão. Algumas amostras requerem cuidados especiais para a obtenção da fração lipídica, pois fatores como co-extração dos componentes não lipídicos e a oxidação indesejada podem influenciar a qualidade final da fração lipídica (BRUM; ARRUDA, 2009).

Os lipídios apresentam diferenças em sua solubilidade e em suas propriedades funcionais (DAMONARAM, 2010). Solventes como éter etílico, éter de petróleo, acetona, clorofórmio, benzeno e alcoóis extraem as frações lipídicas compostas por ácidos graxos livres, mono-, di- e triacilgliceróis, e fosfolipídios. Esteróis, ceras, pigmentos lipossolúveis e vitaminas podem ser extraídos apenas parcialmente. (CECCHI, 2003).

O presente trabalho teve como objetivo determinar lipídeos através do método de Soxhlet em uma amostra (farinha de trigo)

2. METODOLOGIA

A pratica de determinação de umidade foi realizada no laboratório de Bioquímica dos alimentos e Bromatologia, situado na Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella.

Na realização da pratica se utilizou os seguintes materiais:

2.1 MATERIAIS UTILIZADOS

1. Extrator de Soxhlet

2. Cartucho em papel filtro

3. Balão de vidro

4. Espátula

5. Balança analítica

6. Farinha de trigo (amostra)

7. Éter de Petróleo/Hexano (solvente)

8. Algodão

Utilizou-se dos seguintes procedimentos:

2.2 PROCEDIMENTOS

Pesou-se 2g da amostra dessecada diretamente no cartucho de Soxhlet. O cartucho foi coberto com um pedaço de algodão e então se levou ao extrator de Soxhlet a 65º C, montado (cujo reboiler foi previamente aquecido por uma hora em estufa 105º C por uma hora, resfriado em dessecador até a temperatura ambiente e pesado). Evaporou-se o solvente, e o balão contendo o resíduo foi colocado em uma estufa a 105º C por um período de uma hora. Feito isso, foi-se retirado do dessecador e pesado. A quantidade de gordura da amostra se deu pela diferença de peso do balão após o processo, relacionado para 100g

Para o cálculo da diferençar, utilizou-se a seguinte formula.

%G = Lx100

P

Onde, L = peso da gordura e P = peso da amostra seca.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

As mais notáveis vantagens que o método de Soxhlet apresenta são a amostra está sempre em contato com o solvente, havendo sua constante renovação; a temperatura do sistema mantém-se relativamente alta, visto que o calor aplicado para o processo de evaporação é constante; é uma metodologia muito simples que não requer treinamento especializado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com