TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão celular

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.351 Palavras (10 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO: Nutrição

TURMA: 022

ALUNO: Carlos André de Souza Figueiredo

 

TÍTULO: Divisão celular, Mitose e Meiose.

MANAUS 2015

Carlos André de Souza Figueiredo

DIVISÃO CELULAR

Mitose e Meiose

Trabalho de Genética, ministrado pela professora Juliana Freitas, como requisito para obtenção de nota parcial.

MANAUS 2015

RESUMO

         Neste trabalho, falaremos sobre a Mitose e a Meiose. Mostraremos as suas fases, agregando imagens para representá-las, citando suas funções e explicando como funcionam. Também iremos tratar sobre o aparelho mitótico, o ciclo celular e a divisão celular.

ABSTRACT

In this work, we'll talk about mitosis and meiosis. We show its phases, adding images to represent them, citing their duties and explaining how they work. We will also handle on the mitotic apparatus, the cell cycle and cell division.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

        Eventualmente as células necessitam se duplicar para dar origem a novas células. Esta divisão celular ocorre de duas formas: através da mitose e da meiose.

        De forma prática, podemos entender que na mitose a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma da outra, uma vez que foram formadas a partir de uma única célula. E a divisão de meiose é do tipo reducional, em que ocorre a redução da ploidia da célula.
Uma célula diploide (2N), ao sofrer meiose, produz quatro células haploides (N), que podem ser gametas nos animais ou esporos nos vegetais.

Divisão celular, mitose e meiose.

Definição de Mitose;

         Mitose: A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em cinco fases: Prófase, metáfase, anáfase, telófase, nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma. A mitose ocorre em todas nossas células com exceção das células reprodutoras que são meioses. Ela serve para repor células velhas e/ou danificadas e para formar células reprodutivas que serão capazes de originar um novo ser.

Aparelho Mitótico

         O aparelho mitótico é constituído pelos fusos, centríolos, ásteres e cromossomos. O áster é um grupo de microtúbulos irradiados que convergem em direção do centríolo.

As fibras do fuso são constituídas por:

1. Microtúbulos polares que se originam no pólo.

2. Microtúbulos cinetecóricos, que se originam no cinetócoro

3. Microtúbulos livres.

         Cada cromossoma é composto por duas estruturas simétricas: as cromátides, cada uma delas contém uma única molécula de DNA. As cromátides estão ligadas entre si através do centrômero, que é uma região do cromossoma que se liga ao fuso mitótico, e se localiza num segmento mais fino denominado de constrição primária.

Fases da Mitose

         Prófase: A prófase começa com o aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina, formando os cromossomos.

         Verifica-se que cada cromossomo é constituído de duas cromátides unidas pelo centrômero, o que significa que a duplicação dos cromossomos ocorreu antes da prófase, ou seja, na intérfase.

[pic 3]

         No citoplasma, o início da prófase é marcado pela duplicação dos centríolos, que se envolvem radialmente pelas fibras do áster. Cada um dos centríolos resultantes vai migrando para os pólos opostos da célula.

         Durante a migração dos centríolos, o hialoplasma vai formando entre eles um conjunto de fibras, constituindo o fuso mitótico. A carioteca se fragmenta e o fuso passa a ocupar a zona axial da célula.

         Metáfase: Os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação e se colocam no equador do fuso. Pelo centrômero os cromossomos estão ligados às fibras do fuso. Há dois tipos de fibras no fuso: as contínuas, que vão de centríolo a centríolo, e as cromossômicas, que vão de centríolo a centrômero, como pode ser observado na imagem a seguir:

[pic 4]

          Anáfase: A anáfase começa pela duplicação dos centrômeros, libertando as cromátides, que agora passam a ser denominadas cromossomos-filhos. Em seguida, as fibras cromossômicas encurtam, puxando os cromossomos para os pólos do fuso, como na imagem a baixo:

[pic 5]

        Telófase: Agora, os cromossomos chegam aos pólos e sofrem o processo de descondensação. A membrana nuclear reconstitui-se a partir do retículo endoplasmático. Os nucléolos tomam a se formar na altura da constrição secundária de certos cromossomos, os chamados cromossomos organizadores nucleolares. Assim termina a divisão nuclear ou cariocinese, produzindo dois novos núcleos com o mesmo número cromossômico da célula-mãe. A seguir, acontece a divisão do citoplasma ou citocinese. Na região equatorial, a membrana plasmática se invagina, formando um sulco anular cada vez mais profundo, terminando por dividir totalmente a célula. Isso pode ser visto no exemplo a seguir:

[pic 6]

         Intérfase: Intérfase é o período que separa duas mitoses. Tal período caracteriza-se por intensa atividade metabólica, resultante da descondensação cromossômica. 

         A intérfase é dividida em três períodos (G1, S e G2). O período durante o qual ocorre a duplicação do DNA é chamado de S; G1 (do inglês gap intervalo) é o período que antecede a síntese de DNA, enquanto G2 é o período que sucede a síntese de DNA e antecede a mitose.

[pic 7]

         Em G1, ocorre intensa síntese de RNA e proteínas, provocando o crescimento da célula. No período S acontece a síntese de DNA, determinando a duplicação dos cromossomos. No período G2 há pouca síntese de RNA e de proteínas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (361 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com