TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Cardiovasculares

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo dirigido II – Potenciais de Membrana, Placa Motora e Contração Muscular.

1) Como é formado o Potencial de Membrana de Repouso? Cite as concentrações iônicas dentro e fora da célula em repouso.

Somatória de todos os íons que tem carga positiva ou negativa e que estiverem próximos a membrana no interior do citoplasma.

Tabela (cáp. 5, pagina 49). Fisiologia Hum

2) Explique a participação da bomba de sódio e potássio, e de outras bombas, no equilíbrio iônico e na homeostasia hídrica do meio intracelular. 

É manter os equilíbrios dos íons e da água no estado de repouso

Bomba é responsável pelo equilíbrio iônico pq ela joga íons para o meio externo e para o meio interno contra o gradiente de concentração gastando energia e mantendo as concentrações maior do lado de fora.

3) Enumere e descreva as etapas de formação do potencial de ação?

Etapa 1: formação do potencial de repouso, equilíbrio homeostático;
Etapa 2: a membrana em repouso gera um potencial negativo (-90mV) (cáp. 6)
Etapa 3: aumento súbito da permeabilidade dos íons sódio (abertura do canal de sódio, causando a entrada de um sódio) inicia o potencial de ação (despolarização);
Etapa 4: inversão de carga no interior da membrana (+35mV) gera o impulso nervoso.
Etapa 5: Repolarização.Fechamento dos canais de sódio e abertura dos canais de potássio (saída do potássio). Volta a -90mV.
Etapa 6: acionamento da bomba sódio-potássio, volta a funcionar jogando o sódio pra fora e o potássio pra dentro até reequilibrar as concentrações desses íons observadas no estado de repouso.

4) O que é impulso nervoso? Quais células são capazes de produzir impulso nervoso?

Impulso nervoso é o potencial de ação que se propaga pela membrana.
Células nervosas (fibras nervosas/neurônios) e Células Musculares (fibras musculares/miócito).

5) O que é a bainha de mielina? Quais células formam a bainha de mielina no SNC e nos nervos periféricos (como o motor)? Qual a importância desta estrutura na condução de informações pelos nervos?

É a membrana isolante que circula o axônio (neurônio).
A bainha de mielina é formado por oligodendrócitos (no SNC), e nos nervos periféricos são as células de shuwann. Neurônios que tem bainha de mielina conduzem os impulsos nervosos (potenciais de ação) mais rápido.

6) Descreva a placa motora, cite o principal neurotransmissor liberado nesta estrutura e de seu principal receptor presente neste local.

A placa motora é a sinapse (espaço) entre a terminação do neurônio motor e a membrana da célula da musculatura esquelética onde seráliberado o neurotransmissor acetilcolina, que permitirá a passagem do potencial de ação de uma célula para outra.
A placa motora também é chamada de sinapse ou junção neuromuscular
O principal receptor é a acetilcolina

7) Descreva a anatomia funcional do músculo esquelético e as características dos filamentos de miosina e da actina.

- As células da musculatura esquelética são longas (fibras)
- Presa aos ossos pelos tendões;
- Citoplasma é totalmente tomado pelas miofibrilas;
- Todas as organelas estão próximas da membrana;
- Miofibrilas são organizadas em sarcomêros e envolvidas pelo reticulo sarcoplasmático (deposito de Ca2+ - cálcio);

Filamentos:
- Os miofilamentos são formados pelos filamentos de proteína actina e miosina sobreposto.;
- Filamento duplo de actina F, leve, formado por peptídeos globulares chamados de ACTINA G. As ACTINAS G são unidas pelo filamento de tropomiosina. A tropomiosina (outro grupo de proteínas globulares) bloqueia o local de ligação com a miosina;
- Filamento miosina, pesado, é formado por milhares, de moléculas de miosina.

8) Descreva o processo de contração muscular e cite as fontes de energia utilizadas.

A contração muscular se inicia com a chegada dos potenciais de ação, impulso nervoso, noreticulo sarcoplasmático rugoso abrindo canais de cálcio e permitindo o contato desse íon com a troponina. O cálcio desloca a troponina da actina liberando o sitio de ligação da miosina. A cabeça de miosina se liga a actina formando a ponte cruzada local onde é quebrado o ATP liberando calor. O calor movimenta a cabeça de miosina puxando a actina por sobre os filamentos de miosina e encurtando o sarcomêro, ocorrendo então a contração muscular.

9) Qual a diferença, em termos anatômicos, do músculo liso para o músculo esquelético e explique como estas diferenças interferem na velocidade e na força de contração destes?

Musculo esquelético tem as miofibrilas organizadas envoltas pelo reticulo sarcoplasmático. Essa característica anatômica permite que os ions cálcio entrem rapidamente em contato com as miofibrilas, produzindo uma contração rápida. 
A remoção do cálcio de volta para o reticulo sarcoplasmático também é feita rapidamente, o que faz a contração durar pouco tempo e ser fraca. 

A célula do musculo liso não tem miofibrilas organizadas e não tem reticulo sarcoplasmático. Os ions cálcio entra pelos canais da membrana lentamente acionando os miofilamentos desorganizados. A saída do cálcio também é lenta o que faz a contração ser prolongada, porém é mais forte (ex. Estomago)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com