TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas e Doces - Fichamento de Resumo

Por:   •  23/8/2015  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO DE RESUMO

Assunto/Tema: Drogas e doces

Referência Bibliográfica: SCIENTIFIC AMERICAN – Mente e Cérebro. Julho de 2014. Nora D. Volkow.

Pesquisas afirmam que circuitos cerebrais similares são envolvidos na alimentação compulsiva e na utilização de drogas. A compreensão desse fenômeno ampliou as possibilidades de compreensão e de tratamento dos temas.

Os indivíduos sentem-se atraídos pelos alimentos, pois esses causam sensação de prazer e de recompensa. O ciclo de que envolve desejar, buscar e obter prazer, e a sua repetição cada vez mais frequente criam condicionamentos, e a memória fica mais forte. O mesmo ocorre com o consumo de drogas.

O condicionamento cria uma ligação entre a memória, o estímulo e o ambiente. Uma experiência prazerosa é disparada pelo estímulo, seja ele o consumo de alimentos ou de drogas.

Alimentos que são mais calóricos tendem a despertar um desejo compulsivo por comida, pois ao longo da evolução do ser humano fomos incentivados a consumir a maior quantidade de alimentos que encontrássemos por uma questão de sobrevivência.

A dopamina é uma substância que é ativada no funcionamento cerebral ao nos depararmos com situações informações importantes para a nossa sobrevivência. Ao visualizar certos alimentos a obesos ou drogas a dependentes, a dopamina é aumentada na região cerebral que envolve processos de recompensa e motivação comportamental. Esse mecanismo é de aviso para o indivíduo que ele precisa agir para alcançar o objeto de desejo.

Através de estudos é possível afirmar que 50% do risco para a tendência a comer demais ou a usar drogas é genético. Mas também deve ser levado em consideração o “arriscar-se” e o sistema de recompensa de cada indivíduo.

Os aspectos semelhantes entre a dependência química e a obesidade podem revelar novos tratamentos, como utilização de medicamentos que auxiliariam nos problemas que ambas trazem de isolamento e autodestruição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com