TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo - Fichamento Resumo

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  5.781 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE TIRADENTES

Curso: Direito

Disciplina: Teoria Geral do Processo

Professor: Luciano

Aluno: Marcos Antonio Freire de Souza

Período 3º - Turma N01

KAFKA, Franz. O Processo. Tradução: Gervásio Álvaro. Telavive, 1946 M.B.

Capítulo I: Prisão. Conversa com a senhora Grubach; depois com a menina Burstner

Josef K. bancário e escrevente, acorda pela manhã e espera a cozinheira da senhora Grubach lhe trazer o café da manhã. Tomado de surpresa, em seu próprio quarto é abordado por dois homens estranhos, que lhe dão voz de prisão. Josef, confuso, supõe serem aqueles estranhos dois policiais. Exige uma explicação, mas é admoestado a permanecer calmo. Os policiais alegam não serem responsáveis em fornecer explicações e informam que o processo já está em andamento; que Josef aguarde ser informado no devido tempo. Os policias aconselha a Josef lhes entregar todas as suas roupas, inclusive o pijama, para que sejam guardadas no depósito do Departamento Policial; afirmam que em muitos casos tais pertences são extraviados e/ou vendidos, independentemente do término ou não do processo; que no caso de um desfecho feliz no processo, Josef poderia receber uma insignificante importância sobre o valor da venda de seus pertence, mas, que o importante não é a maior oferta e sim o bônus pecuniário de quem vende. Josef pede para falar com alguém hierarquicamente superior, mas lhe é negado, e ordenado a permanecer no quarto. Chega o Inspetor e, no quarto da menina Burstner, realiza a primeira audiência com Josef K.; informa-o de que nem ele mesmo sabe por cujo motivo o Tribunal o tem condenado, mas que Josef pode trabalhar normalmente, sob custódia.

Capítulo II: Primeiro Interrogatório

Por telefone, ainda no banco, Josef K. é informado de que no domingo próximo será ouvido em audiência. No Tribunal, é recepcionado por uma linda mulher, que o conduz até a sala das audiências, onde indaga o motivo de sua acusação, alegando ser o seu processo fruto de um equívoco; queixa-se ser uma injustiça que afeta não só a ele como também a muitas pessoas e que os sistemas judiciário e policial sucumbem à atuação de uma organização criminosa que, entre crimes e corrupção, subsiste em tirar proveito de julgamentos e condenações injustos, de inocentes.

Capítulo III: Na sala de reunião vazia. O estudante. As repartições

Noutro domingo, Josef K. vai ao Tribunal, mas o encontra vazio. Lá só encontra aquela linda mulher, que o informa de não haver audiência. Josef fica sabendo que o Tribunal também é a residência, gratuita, cedida pelo Juiz, àquela mulher e seu marido, Oficial de Diligência, mas que nos dias de interrogatórios devem desocupá-lo para que sejam realizas as devidas audiências. No intuito de conhecer um pouco das leis, Josef folheia alguns livros que se encontram sobre a mesa do Juiz na sala das audiências e fica indignado ao ver somente desenhos pornográficos. Passa a ter conhecimento, também, dos assédios que sofre aquela mulher, por parte de um estudante do Direito, como também do próprio Juiz.  O Oficial de Diligência diz não aguentar mais aquela situação, mas, nada pode fazer a respeito, devido a sua submissão hierárquica e o risco que corre de perder o emprego; e que gostaria de que Josef pudesse fazer algo a respeito. O Oficial de Diligências convida Josef a conhecer as salas do tribunal, onde ele pode perceber que muitos homens aguardam preocupados e inconformados com o decurso de seus processos.

Capítulo IV: A amiga da menina Burstner

Josef K. muito desejava conversar com a menina Burstner, datilógrafa, também, hospedada na pensão da senhora Grubach. Mandou-lhe cartas.  A enfermeira Montag diz a Josef que Bursner, sua amiga, não deseja o encontro com ele, pois não trará nenhum benefício para ambos.

Capítulo V: O verdugo

Numa das seguintes noites, ao sair do Banco, Josef K. presencia os guardas, Franz e Willem, que sempre o mantinham sob vigilância, sendo açoitados por um carrasco. Os guardas dizem a Josef que estavam sendo punidos, devido às reclamações que fizera contra eles no Tribunal. Josef K. intercede pelos dois, a ponto de tentar subornar o carrasco; que não o aceita.

Capítulo VI: O tio – Leni

Numa tarde, chega ao banco seu tio e tutor, Alberto, que o leva a casa de um advogado amigo, Dr. Huld. Este os apresenta ao chefe de repartição do Tribunal, que lá também se encontrava. Ainda na casa do Dr. Huld, Josef conhece a enfermeira Leni, que o atrai para outra sala e que lhe diz não existir maneira de se defender quando se é acusado pelo Tribunal. Josef fica a conversar com Leni. Ao saírem da casa do Advogado, Josef K. é admoestado pelo tio, que lhe diz não ter conseguido ajuda do chefe de repartição devido à sua ausência no quarto em que dialogavam com o advogado.

Capítulo VII: Advogado. Industrial. Pintor

Josef K. pensa em fazer a própria defesa. No banco conhece um Industrial que conhece a sua situação e lhe dá carta de recomendação para falar com Titorelli, funcionário de muita influência no Tribunal, por também pintar retratos de juízes. Titirelli dá instrução a Josef K. de como proceder em seu processo. Josef K. resolve dispensar a ajuda do Pintor.

Capítulo VIII: O comerciante Block. K. dispensa os serviços do advogado

K. retorna à casa do seu advogado. Lá conhece o comerciante Block, antigo cliente do Dr. Huld. K. dispensa os serviços do Dr. Huld.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com