TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia e seus elementos

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Epidemiologia e seus elementos.

A Epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes das doenças ou condições relacionadas à saúde, é a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva, seu principal objetivo é reduzir os problemas de saúde na população, epidemiologia estuda a ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos.

Os determinantes de saúde são definidos como fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais e ambientais. Esses indicadores podem ser utilizados como componentes no cálculo de inúmeros índices de desenvolvimento social, por exemplo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), baseado nos níveis de desenvolvimento econômico, educacional, expectativa de vida ao nascer e social.

A epidemiologia descritiva, estuda o comportamento das doenças em uma comunidade, levando em conta as variáveis ligadas ao tempo, espaço físico ou lugar e à pessoa, já a epidemiologia Analítica a investigação epidemiológica deve seguir um roteiro básico: a construção da questão e formulação das hipóteses de pesquisa, a definição da estratégia de investigação, a seleção de técnicas de produção de dados, o trabalho de campo e a sistematização e análise dos dados coletados.

A formulação da hipótese: Construção de um quadro teórico, baseado em um estudo cuidadoso específico sobre um dado assunto. Sua formulação deverá ser feita em termos probabilísticos, com precisão e objetividade a natureza das medidas e a direção das associações em estudo.

A definição da estratégia de investigação da Epidemiologia engloba quatro estratégias básicas de pesquisa: estudos ecológicos, estudos do caso-controle, estudos de coorte, e estudos seccionais. Estudos ecológicos: abordam áreas geográficas, analisando comparativamente indicadores globais, por meio de relações entre variáveis ambientais ou socioeconômicas e indicadores de saúde.

Estudos de caso-controle: iniciam-se pelos doentes identificados, estabelecem controles para eles, e procuram conhecer os níveis de exposição ao suposto fator de risco. Esse tipo de estudo é de grande utilidade para se abordar associações etiológicas com doenças de baixa incidência.

Estudos de corte: inverso dos estudos de caso-controle, pois partem da observação de grupos comprovadamente expostos a um fator de risco suposto como causa de doença e respectivamente observam o aparecimento de doentes. Esse tipo de estudo é o único capaz de abordar hipóteses etiológicas produzindo medidas de incidência.

Estudos seccionais: observam o fator de risco e o efeito num mesmo momento em populações de referência precisamente delimitadas. Esse tipo de estudo tem sido o mais empregado na Epidemiologia moderna e é o desenho de investigação mais útil para a inspeção do trabalho na área de segurança e saúde. Após definir a estratégia de investigação mais adequada em relação aos objetivos da pesquisa, devem-se selecionar as técnicas de produção de dados. As fontes desses dados podem ser secundárias (Exemplo: o arquivo do serviço médico da empresa) ou podem-se obter dados primários (Exemplo: utilização de entrevistas ou aplicação de questionários). Trabalho de campo: Processo de produção de dados, através do emprego

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com