TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE REGIONAL DE BARREIRAS – FARB

Por:   •  20/3/2019  •  Resenha  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIRB

FACULDADE REGIONAL DE BARREIRAS – FARB

DHEISA SOUSA LEAL

HUNALDO CABRAL DE OLIVEIRA

NAIARA NATANAEL DE SANTANA

Orientado por: Prof. M.Sc. Diego Antonino

INTERDISCIPLINAR- 2018.2

ANÁLISE CRÍTICA

Obra:

Santana Melo, Hilda Matos de; Mayer Ben, Mariana del; Camargo Gavranich, Kátia Avaliação da adequação nutricional das dietas para emagrecimento veiculadas pela internet ConScientiae Saúde, núm. 2, 2003, pp. 99-104

BARREIRAS – BA

2018


  1. Resenha da Obra

O artigo de “Avaliação da adequação nutricional das dietas para emagrecimento veiculadas pela internet”, escrito pelas autoras HILDA MATOS de MELO SANTOS; estudante de nutrição na Universidade Nove de Julho, MARIANA DEL BEN MAYER; Mestre em Ciência dos Alimentos; e por KÁTIA GAVRANICH CAMARGO; Mestre em Engenharia de Produção e Inteligência Aplicada; foi publicado na revista ConScientiae Saúde, com apoio do Programa de Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), tem a finalidade de alertar os riscos que dietas veiculas pela internet podem causar a saúde.

Na tentativa da perda de peso, tem surgido uma vasta oferta de dietas que comprometem a perda de peso saudável. As dietas da moda prometem resultados atraentes, rápidos e temporários, mas que, no entanto, carecem de fundamento científico (BETONI et al., 2010).  As dietas citadas no artigo que são mais procuradas na internet foram: “Dieta do Atum”, “Dieta da USP”, “Dieta dos Pontos” e “Dieta dos líquidos”. Assim utilizando a análise de adequação, segundo o Recommended Dietary Allowances, observou que todas as dietas citadas no artigo são de valor nutricional irrelevantes e inadequados para a saúde das pessoas que as utilizam. (SANTANA, MAYER & CAMARGO. 2003).

É exposto no artigo que a internet e as redes sociais são ferramentas importantes e muito uteis para obter conhecimento. O grande problema é que a maioria das pessoas não sabem filtrar e aproveitar o que realmente há de bom na internet. Podemos observar que ela vem sendo usada de maneira errada por pessoas sem estrutura, e acaba prejudicando a saúde de outras pessoas que não tem conhecimento da verdade.

Vejamos que as pessoas procuram esses tipos de dietas em busca de aceitação, devido a imposição social e midiática em relação ao corpo perfeito. Sendo a problemática da autoimagem corporal agravante. Sendo que são pessoas com influências que acaba indicando essas dietas por ter conseguido perder peso, porém não são todas as pessoas que possa vim perder peso com essas dietas pois cada pessoa tem genótipo. Além disso tem o fator que essas dietas são baixas em nutriente assim pode vim causar algum risco a saúde.

2. Metodologia

Com base nestes apontamentos teóricos a proposta de implementação teve como um de seus objetivos avaliar a partir de pesquisa feitas na internet em sites que são acessados em busca de dietas para o emagrecimento rápido. Por esses fermenta foi feito uma pesquisa para saber a frequência em sites em que as dietas o para emagrecimento, no ano de 2002.

Em continuação, tentado o intuito de obter uma avaliação mais óbvia das dietas, calculou-se os nutrientes e energias dos cardápios que eram propostos. Assim usou-se tabela feita pela Composição Centesimal de Alimento Do IBGE (1989) obtendo dados que foram expostos em tabelas.

  Também utilizou-se Recommended Dietary Allowances (RDA) de 1989 para saber o valor nutricional dessas dietas acessadas sobre um olhar nutricional. Para quer ser feita essa avalição foi preciso estabelecer um padrão, pois as recomendações são elaboradas considerando o tipo de sexo e idade. E apresentou- se inadequações sendo pobre em alguns nutrientes.

 Os autores podiam ter utilizado outras formas de metodológica, com caráter quanti-qualitativo. Pois possibilita para obter informações especificas, pois teriam o contanto direto com as pessoas que fazem ou fazia a utilização dessas dietas, por meios de questionários investigadores.

3. Resultados

Através da análise do artigo selecionado, foi possível observar que a autora abordava o assunto das dietas da moda com ênfase e preocupações relacionadas à influência da mídia e a imposição de uma cultura de culto ao corpo e a busca desenfreada do indivíduo para alcança-lo pondo assim em risco a própria saúde. A indústria capitalista tornou a preocupação com a obesidade e a distorção da autoimagem corporal tão presente na sociedade, uma nova forma de aumentar seus lucros e encontrou na mídia uma grande aliada na imposição de um padrão de beleza, com suas novelas, filmes, comercias e propagandas onde estampam homens e mulheres com seus corpos torneados e bem definidos fazendo com que a sociedade anseie e busque por tal padrão.

 A disponibilidade, facilidade de acesso, bem como a falta de controle especifico, característico da internet torna ainda mais difícil o combate à disseminação e propagação dessas dietas milagrosas, dentre as mais famosas e buscadas estão a: Dieta da USP, Dieta do Liquido, Dieta dos Pontos e Dieta do Atum. Isso vem apenas a demostrar como as pessoas estão em busca de soluções milagrosas e que estão dispostas a fazer qualquer sacrifício para alcançar o resultado almejado.

Todavia problemática das chamadas “Dietas da Moda” vão além da propagação desse sentimento narcisista, podendo tornar-se problema de saúde pública, por conter restrição e/ou excesso de alguns nutrientes elas não respeitam as necessidades pessoas de seus seguidores e como são em forma de regime, ou seja, não dão ideia de continuidade, aqueles que fazem uso dessas dietas acabam por sofrer do chamado “efeito sanfona” e acabam ganhando mais peso do que antes, podendo desenvolver vários problemas de saúde como a diabetes e a hipertensão. Isso pode ser visto na tabela de valores nutricional de cada uma das dietas citadas no artigo.

 Observou-se, na tabela exposta no artigo, que a dieta com maior Valor Calórico Total Médio é a Dieta dos Pontos; a que apresentou menor quantidade de energia e proteínas foi a Dieta dos Líquidos. Tais dietas, pelo desequilíbrio de energia e nutrientes que apresentam, podem causar distúrbios metabólicos, entre eles a formação de corpos cetônicos, anemia, osteoporose, hipovitaminose e deficiências de minerais (DEANGELIS, 1997; BODINSKI, 1998; BLUNDELL, 1998).

Apesar de algumas destas dietas apresentarem uma distribuição correta na quantidade de refeições diárias, de quatro á seis ao dia, todas se demonstraram inadequadas do ponto de vista nutricional se comparadas a Recommended Dietary Allowances (RDA) de 1989 por serem pobres em cálcio, ferro, carboidratos e fibras e o uso prolongado por trazer malefícios a homeostase do corpo e provocar doenças como a hepatite, a osteoporose, podem causar ainda sobrecarga renal e hepática e a formação de corpos cetônicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com