TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gado leiteiro

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema orgânico de produção de leite, não é caracterizado somente pela troca de insumos químicos por insumos orgânicos, biológicos e ecológicos. Na produção de leite orgânico, como qualquer sistema pecuário, recomenda-se que a alimentação dos animais seja equilibrada e supra a necessidade de acordo com as exigências de que a 85% da matéria seca seja orgânica.

Todos esses trabalhos constituem uma alternativa sustentável para a agricultura familiar, inicialmente aborda conceitos de sustentabilidade e caracteriza a produção orgânica.

Apesar de um considerável crescimento no setor leiteiro, ainda há poucos investidores nesse ramo, pois a maioria opta por outras áreas que geram mais lucro.

Podem ser citados fatores que dificultam a produção leiteira no Brasil, como: falta de mão de obra de qualidade, baixo investimento de tecnologia, auto custo na produção, ausência de marketing para aumentar o consumo de derivados do leite, entre outros. Também temos fatores que facilitam o aumento da produção de leite, tais como: ser uma atividade geradora de empregos que visa à mão de obra familiar, disponibilidade de materiais genéticos de auto padrão, avanço no trabalho de inseminação artificial e transplante de embriões, investimento em qualificação profissional que formam técnicos adequados.

Além desses fatores, o que pode gerar sucesso na produção de leite, está também associado às técnicas de manejo e melhores instalações, que podem contribuir no sentido de amenizar as adversidades climáticas favorecendo com o bem estar dos animais, aperfeiçoar a mão de obra, tornando o trabalho menos desgastante e economia de tempo e espaço.

O modo de manejo do gado leiteiro pode variar, dependendo da raça do animal, mão de obra disponível, topografia, área da propriedade, entre outros. Mostra importantes resultados na produção leiteira.

Devemos ressaltar também que é imprescindível o cuidado do animal e sua qualidade de vida. O índice de mortalidade têm sido muito alto em toda a pecuária brasileira. A falta de cuidados especiais, dispensados ao bezerro, pode resultar em perda, principalmente nos primeiros dias de vida. Os cuidados deverão se estender até mesmo, para o período de gestação da mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com