TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Custos na Criação de gado leiteiro

Por:   •  21/6/2018  •  Artigo  •  6.815 Palavras (28 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 28

0

JOSÉ LUIS COIMBRA SILVA

PABLO JUAN GOMES PINHEIRO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS NA CRIAÇÃO DE GADO LEITEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA FAZENDA LUA PRATEADA, SITUADA NA CIDADE DE ÁGUAS FORMOSAS – MG

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI

TEÓFILO OTONI - MG

2017

1

JOSÉ LUIS COIMBRA SILVA

PABLO JUAN GOMES PINHEIRO

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS NA CRIAÇÃO DE GADO LEITEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA FAZENDA LUA PRATEADA, SITUADA NA CIDADE DE ÁGUAS FORMOSAS – MG

Artigo Científico apresentado como trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Área de Concentração: Gerenciamento de Custos

Orientador: Prof. Francisco Costa Júnior.

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI

TEÓFILO OTONI - MG

2017

2

FOLHA DE APROVAÇÃO

O Artigo Científico intitulado: GERENCIAMENTO DOS CUSTOS NA CRIAÇÃO DE

GADO LEITEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA FAZENDA LUA PRATEADA,

SITUADA NA CIDADE DE ÁGUAS FORMOSAS – MG,

elaborado pelos alunos JOSE LUÍS COIMBRA SILVA e PABLO JUAN GOMES

PINHEIRO

foi aprovado por todos os membros da Banca Examinadora e aceita pelo curso de

Ciências Contábeis das Faculdades Unificadas Teófilo Otoni, como requisito parcial

da obtenção do título de:

BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Teófilo Otoni, 18 de novembro de 2017.

________________________________

Prof. Francisco Costa Júnior

________________________________

Prof. Luciano Silva Xavier

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI

3

GERENCIAMENTO DOS CUSTOS NA CRIAÇÃO DE GADO LEITEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA FAZENDA LUA PRATEADA, SITUADA NA CIDADE DE ÁGUAS FORMOSAS – MG

JOSÉ LUÍS COIMBRA SILVA1

PABLO JUAN GOMES PINHEIRO2

RESUMO O presente estudo desenvolve-se em uma fazenda localizada na cidade de Águas Formosas cidade do interior de Minas Gerais. Foram apurados os custos na produção de leite da fazenda, usando métodos da ferramenta de gerenciamento de custos, para identificação dos seus custos fixos, variáveis, despesas fixas e despesas variáveis ocorridos no período do estudo. Foram acompanhados os custos incorridos durante os meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro de 2017. Para que isso fosse possível foram desenvolvidas planilhas para a absorção desses dados mensalmente pelo proprietário da fazenda. A análise dos dados possibilitou, além da apuração dos custos na produção, uma visão mais detalhada entre as receitas e despesas da atividade nos seis meses de estudo, bem como dos resultados operacional, contábil e financeiro. Foi possível notar que em nenhum dos períodos obteve-se prejuízo financeiro, no entanto notou-se uma variação no resultado líquido, devido a uma queda na produção e no aumento de suas despesas e algumas matrizes que encerraram a fase de lactação, com isso ainda sim obteve-se lucro ao final de cada mês. Recomendou-se ao produtor, que continuasse o acompanhamento dos custos e despesas mensalmente utilizando as planilhas desenvolvidas no sentido de manter um controle confiável subsidiando informações unteis, para o gerenciamento dos custos da fazenda.

Palavras-chave: Contabilidade Rural; Gerenciamento de custos; Gado leiteiro; Custeio; Resultado.

1 Bacharelando em Ciências Contábeis. Rua Dr. Manoel Esteves Otoni, 368 Carlos Chagas - MG. joseluiscoimbrasilva@gmail.com

2 Bacharelando em Ciências Contábeis. Rua Jaime Moreira de Almeida, 87 Águas Formosas - MG. pablojuangp@gmail.com

4

INTRODUÇÃO

Para criação de gado leiteiro é necessária uma área de terra de qualidade, com boas pastagens e de fácil acesso de água para o gado dentro da propriedade. Assim a vantagem desse investimento pode ser que resulta no aumento da quantidade de leite produzida dentro da propriedade e assim pode ser que ela venha arca com todos os seus custos de produção e viabilizar lucros, tendo para o pecuarista um retorno rápido.

A atividade leiteira apesar de ser complexa pode ser muito lucrativa. Mas para que o produtor possa alcançar resultados esperados e consequentemente obter sucesso, pode ser que seja necessário mesmo que por menor que seja a sua propriedade, o uso de ferramentas gerenciais, para um controle interno mais eficiente. Com isso pode ser que ele não tenha gastos desnecessários em sua atividade rural.

Qual a eficácia do gerenciamento de custos na criação do gado leiteiro em propriedades rurais? Pode se dizer que em toda e qualquer propriedade rural é necessário o uso de ferramentas de gerenciamento de custos seja ela de grande produção leiteira ou não, pois com isso o produtor rural vai ter um melhor detalhamento de seus gastos mensais e anuais. Como demonstraremos no decorrer do trabalho demonstrado em planilhas toda a movimentação em seis meses na fazenda lua prateada, cujo o proprietário não tinha nenhum conhecimento dos seus custos e despesas mensais pois o mesmo não tinha nenhum tipo de controle interno.

Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo fizemos um estudo totalmente voltado para apuração dos custos na criação de gado leiteiro, para investigarmos o tão quão pode ser eficiente o uso das ferramentas de gerenciamento de custos na criação de gado de leite. Para que isso fosse possível pesquisamos em vários livros, revistas, sites e temas relacionados ao gerenciamento de custos.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com