TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeostase e bioeletrogese

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 4

Sistemas corporais

Resumo

Homeostasea

E

Bioeletrogênese

Elayne Cristina Alves de Oliveira

Turma:MA 2

Natal, 20 de agosto de 2015

Homeostasia

É a condição de equilíbrio no ambiente interno do corpo decorrente da incessante interação dos muitos processos reguladores do corpo. Em resposta às condições variáveis, os pontos de equilíbrio do corpo sofrem alterações com a continuidade da vida. Cada estrutura corporal do nível celular ao nível sistêmico, contribui de alguma forma para manter o ambiente interno dentro dos limites normais. Um aspecto importante da homeostasia é a manutenção do volume e da composição dos líquidos corporais, que são soluções aquosas diluídas contendo substâncias químicas dissolvidas. O funcionamento adequada das células corporais depende da regulação precisa da composição e seu líquido circundante . A homeostasia, no corpo humano, está continuamente sendo perturbada, essas perturbações originam-se do ambiente externo, na forma de agressões físicas.

O corpo tem muitos sistemas de regulação que normalmente trazem o ambiente interno de volta ao equilíbrio. Sistema de retroação (feedback) é um ciclo de eventos no qual o estado de uma consideração corporal é monitorado, avaliado, alterado, remonitorado,reavaliado é assim por diante.Um sistema de retroalimentação inclui três componentes básicos, um receptor, um centro de controle e um efetor. Um sistema de retroalimentação negativa inverte a variação em condição controlada. Um sistema de retroalimentação positiva tende a fortalecer ou a reforçar a alteração em uma das condições controladas do corpo.

Um sistema de retroalimentação positiva ópera de modo semelhante a um sistema de retroação negativa, exceto pelo modo como a resposta afeta a condição controlada. Enquanto todas as condições contrastas no corpo permanecerem dentro de certos limites restritos, as células corpóreas funcionam eficientemente, o sistema de retroalimentação negativa mantém a homeostasia e o corpo permanece sadio. No entanto, caso um ou mais desses componentes corporais perca sua capacidade de contribuir para a homeostasia, se o equilíbrio homeostatico for de moderado, um distúrbio ou uma doença pode ocorrer; se agravar e causar morte.

Bioetrogênese

É a capacidade de alterar e gerar a diferença de potencial elétrico através da membrana.

A membrana plasmática é formada por uma dupla camada lipídica onde estão inseridas proteínas, tem funções de interagir e selecionar. Existem vários tipos de transporte através da membrana plasmática. A membrana facilita ou dificulta a passagem de certas substâncias. Essa passagem se faz de duas maneiras: transporte passivo (sem gasto de energia) e transporte ativo (com gasto de energia). O transporte passivo se refere ao movimento cinético molecular de substâncias com ou sem auxílio de uma proteína carreadora específica. Um exemplo, disto, é a bomba de Na+_ K+. O transporte ativo é realizado com ajuda de uma proteína carreadora (como a difusão facilitada) só que contra o gradiente de concentração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com