TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIDERANÇA DO DIRETOR ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE EM UNIDADES EDUCATIVAS PRIVADAS

Por:   •  17/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO – PESSOAS, TRABALHO E SOCIEDADE

LIDERANÇA DO DIRETOR ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE EM UNIDADES EDUCATIVAS PRIVADAS

 

Roseane Netto Vinte

Belo Horizonte, 13 de outubro de 2020

LIDERANÇA DO DIRETOR ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE EM UNIDADES EDUCATIVAS PRIVADAS

Pré-projeto de Tese de Mestrado entregue na inscrição do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção da matrícula no curso de Mestrado.

Belo Horizonte

2020
SUMÁRIO

TEMA        5

PROBLEMÁTICA        5

JUSTIFICATIVA        5

OBJETIVOS        6

Objetivo Geral        6

Objetivos Específicos        6

REVISÃO TEÓRICA        6

METODOLOGIA        8

REFERÊNCIAS        8


TEMA

Nas Unidades Educativas de Ensino básico o desempenho das equipes é determinante para o sucesso da escola, nesse cenário, o perfil de liderança do gestor escolar influencia diretamente no desenvolvimento da equipe.  No processo de fortalecimento de uma unidade educativa, como o perfil de liderança do gestor escolar pode fazer a diferença para o fortalecimento da equipe?

PROBLEMÁTICA

Os diferenciais de uma Unidade Educativa podem se dar pela proposta pedagógica, pelo valor das mensalidades, pela infraestrutura ou pelo diferencial de sua equipe. Considerando que os três primeiros diferenciais de uma escola são aspectos objetivos e possíveis de serem alterados de maneira concreta e objetiva, o quarto aspecto torna-se, então, o grande potencial de uma unidade educativa e o foco para o seu destaque.        

Pensando na Equipe como foco de diferencial de uma escola, como o perfil de liderança do gestor escolar pode contribuir e influenciar o desenvolvimento da equipe?

  • Quais os principais perfis de liderança?
  • Como o papel de um líder pode influenciar na postura da equipe?
  • Como o perfil do líder influencia na atuação individual dos profissionais?
  • Como a liderança do gestor escolar sobre a equipe influenciará no reconhecimento do diferencial da equipe na visão do cliente.

JUSTIFICATIVA

Responder estas questões são fundamentais para compreensão da importância do perfil de liderança de um gestor escolar e da influência que ele pode exercer no desempenho da equipe para o consequente fortalecimento de uma Unidade Educativa.

As propostas pedagógicas contemporâneas pressupõem que os professores sejam criativos e capazes de criar estratégias de acordo com o perfil e interesse dos alunos. O tipo de liderança exercida pelo Diretor e sua relação com o corpo docente pode ser determinante para o desenvolvimento do trabalho nesta linha.

O atendimento ao cliente - alunos e famílias - é um diferencial, o Diretor deve buscar o envolvimento e a formação da equipe administrativa para garantir a qualidade desse atendimento e é possível que a sua forma de liderar influencie nesse engajamento.

A atuação do gestor escolar, sobretudo como um líder é um passo importante quando estamos analisando o ambiente escolar sob a perspectiva do gerenciamento de pessoas.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Entender como a liderança do gestor escolar pode influenciar na equipe de unidades educativas.

Objetivos Específicos

A partir do objetivo geral definido, foram elaborados os seguintes objetivos específicos:

  • Identificar os principais perfis de liderança presentes em Unidades Educativas.
  • Entender como a liderança de um gestor escolar pode construir positivamente para o desenvolvimento da Equipe.
  • Identificar quais aspectos da liderança podem estimular o potencial criativo da equipe de professores.

REVISÃO TEÓRICA

A administração dos sistemas de ensino apresenta mudanças em sua trajetória, Duarte e Oliveira (2016) nos relatam que a evolução tem se dado de uma posição mais centralizada e regulamentadora para uma administração em que o enfoque seja mais gerencial, com maior flexibilidade quanto aos processos e mais interesse em resultados. A gestão escolar passa a ser compreendida como uma atividade central em unidades educativas e a se basear em modelos empresariais que ressaltam o gerencialismo como norma na busca da melhoria da qualidade da educação.

O gestor escolar e sua forma de liderar a equipe ganham destaque nesse cenário, pois sua atuação como líder passa a ser fundamental para os resultados da escola.

De acordo com Strapasson e Medeiros (2009) liderar constitui-se na capacidade do líder de conduzir e organizar o trabalho da equipe com o objetivo de disponibilizar um atendimento eficiente, utilizando-se para isso conhecimentos técnico científicos e o domínio de habilidades humanas e interpessoais.

Em uma Unidade Educativa a gestão pedagógica e administrativa é exercida pelo Diretor, podendo ele exercer ou não o papel de líder no grupo.

Segundo Libâneo (2004),

O diretor de escola é o dirigente e principal responsável pela escola, tem a visão de conjunto, articula e integra os vários setores (setor administrativo, setor pedagógico, secretaria, serviços gerais, relacionamento com a comunidade, etc.). [...] As funções do diretor são, predominantemente, gestoras e administrativas, entendendo-se, todavia, que elas têm conotação pedagógica, uma vez que se referem a uma instituição e a um projeto educativo e existem em função do campo educativo (p. 217).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com