TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da reutilização de alimentos para evitar desperdícios

Seminário: Importância da reutilização de alimentos para evitar desperdícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Seminário  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A temática ambiental tem diferentes facetas e no decorrer do trabalho poderemos observar que um bom trabalho educativo pode contribuir para o bom desenvolvimento dos educandos e contribuir para um desenvolvimento saudável de nossa sociedade.

Podemos observar neste trabalho que o foco será sobre o desperdício de alimentos e sua possível reutilização. Tentaremos congregar duas realidades: o desperdício de alimentos e alimentação saudável.

A proposta do projeto será de desafiar os alunos a participar da elaboração de uma receita muito nutritiva e reutilização de alimentos. Os alunos irão elaborar uma torta salgada de espinafre e arroz. Na construção do projeto famos conversar com uma cozinheira de uma unidade educacional e ela comentou que diariamente sobre uma pequena quantidade de arroz e algumas vezes não é possível reutilizar. Vamos seguir uma receita leve e muito saborasa.

Esperamos que todos sintam-se beneficiados com este projeto e desejamos uma boa refeição.

JUSTIFICATIVA

Atualmente o Brasil é um dos campões no quesito de desperdício de alimentos. Estamos entre os quatro maiores produtores de alimentos no mundo e de tudo que é produzido 64% é desperdiçado ao longo da cadeia produtivo. Uma das fontes de pesquia é o Instituto Akatu (2003), que apresentou os dados, através de um estudo e dos 64% que é desperdiçado, 20% está relacionado com os tratos culinários.

Justifamos a necessidade do nosso trabalho com os dados e principalmente com a mentalidade social que despreza o cuidado com os alimentos e sua devida reutilização. Nossas crianças merecem uma alimentação saudável e ao mesmo tempo merecem conhecer maneiras alternativas e reaproveitar os alimentos e terem uma vida saudável.

OBJETIVOS:

• Mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra, e que nós somos fundamentais para que isso aconteça.

• Conscientizar os educandos sobre a importância de reutilização de alimentos para evitar o desperdício.

• Incentivar a uma alimentação saudável e consciente.

METODOLOGIA:

Material necessário: Farinha, sal, óleo, espinafre, arroz (sobra), ovos, duas formas de bolo, forno eletríco.

Tempo estimado: 1h30min.

Faixa etária: 5-6 anos

Os alunos irão conhecer um espaço muito importante da nossa escola que é a cozinha. Lá, irão conversar com a cozinheira para saber como os alimentos são preparados e quais os cuidados básicos para fazer uma alimentação saborosa e saudável. Depois da observação e questionamento os alunos irão lavar as mãos e iniciar o processo de confecção da receita. Os alunos serão dividos em três grupos: O primeiro grupo irá lavar as folhas do espinafre e picar com as mãos as folhas. O segundo grupo irá preparar separar os demais ingredientes por medidas e deixá-los preparados na mesa para que o terceiro grupo possa fazer a mistura. O terceiro grupo irá organizar o forno para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com