TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecções Parasitárias Humanas

Por:   •  11/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

3. Revisão Bibliográfica

3.1. Infecções Parasitárias Humanas

 Doenças parasitárias são doenças causadas pela infecção causada por parasitas, como por exemplo, os protozoários, helmintos e artrópodos. Parasitos são organismos que vivem na superfície ou interior de outros organismos vivos como hospedeiros, obtendo alguma vantagem sobre ele. Os parasitos que vivem na superfície são conhecidos como ectoparasitas, e os que vivem no interior do hospedeiro são chamados endoparasitas. O ciclo de vida de um parasito pode envolver um ou mais hospedeiros. O hospedeiro definitivo abrigará o estagio adulto ou sexual do parasito. O hospedeiro intermediário abrigará o estágio ou assexual do parasito. É de grande importância o conhecimento do ciclo de vida de um determinado parasito porque permite aos epidemiologistas e a outros profissionais da saúde controlar a infecção parasitária através da intervenção em algum ponto no ciclo de vida. Existe o parasito facultativo, que é um organismo que pode ser parasito mas não necessita de viver como parasito pois é capaz de viver livremente. As infecções parasitárias são diagnosticadas pela observação e pelo reconhecimento dos vários estágios do ciclo de vida do parasito em amostras clínicas.  Os parasitos causam danos aos seus hospedeiros, que varia de uma espécie para outra e o numero de parasitos presentes. Alguns produzem toxinas, outros produzem enzimas prejudiciais, alguns parasitos invasivos e migratórios causam danos físicos aos tecidos e órgãos.

3.2. Infecções causadas por protozoários

Os protozoários estão nos reinos Protista e são classificados taxonomicamente pela maneira como se locomovem. Alguns se movem por pseudópodos como por exemplo, as amebas. Outros se locomovem por flagelos como os flagelados. E alguns por cílios, os ciliados. Alguns protozoários são imóveis, porque não possuem pseudópodos, flagelos ou cílios, não podendo se locomover.

A maioria dos protozoários são de vida livre e aquática, podendo ser encontrados na água doce, salobra ou água salgada. E também em lugares úmidos. A maioria apresenta um corpo composto por uma única célula e são heterótrofos, ou seja, depende de outro organismo para se alimentar. Esta estrutura é limitada pela membrana celular. E sua flexibilidade ou rigidez são dependentes do citoesqueleto.

Nem todos os protozoários são parasitos, como por exemplo o Paramecium e o Stentor, que são encontrados em água doce. As infecções causadas pelos protozoários são diagnosticadas por exames microscópios dos fluidos corpóreos, nas amostras de fezes ou tecidos. Essas infecções são adquiridas pela ingestão ou inalação dos cistos, oocistos ou esperos que estão presentes no estágio trofozóito que se alimenta e se divide durante o ciclo de vida do protozoário.

As doenças mais conhecidas causadas por protozoários são: o Trypanosoma cruzi – protozoário flagelado causador da Doença de Chagas; Entamoeba histolytica – causa a amebíase; Plasmódios, leishmaniose visceral – causadores da malária.

[pic 1]  [pic 2]

Trypanosoma cruzi                          Leishmaniose visceral

A reprodução dos protozoários geralmente é assexual acontecendo por divisão múltipla onde os microrganismos apenas se dividem em cópias dele mesmo. Alguns produzem esporos para se disseminarem pelo ambiente. Ás vezes alguns apresenta reprodução sexual havendo nítida troca de material genético entre um microrganismo e outro.

Os protozoários causam infecções:

- na pele: Leishmaniose, causada por várias espécies de protozoários, flagelados e geralmente é transmitida através da picada do mosquito-pólvora infectado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (275.7 Kb)   docx (207.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com