TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas de proteção na promoção de alimentação saudável: uma revisão de literatura.

Por:   •  12/12/2015  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

 Medidas de proteção na promoção de alimentação saudável: uma revisão de literatura.

A Promoção da Alimentação adequada é uma das estratégias do setor saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. É definida como “o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo”. Aliada à promoção de estilos de vida saudáveis, a promoção de práticas alimentares adequadas se constitui numa estratégia de vital importância para o enfrentamento dos problemas alimentares e nutricionais do contexto atual. Os objetivos desta prioridade são: a)elaborar e implementar uma Política de Promoção da Saúde; b) enfatizar a mudança de comportamento da população brasileira de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regular, alimentação adequada e saudável e c) medidas de proteção com fins regulatórios  para reduzir a exposição do individuo á praticas alimentares de risco para a saúde.

 O controle da publicidade de alimentos se justifica pela quase totalidade do consumo de alimentos ultraprocessados ricos em gordura, açúcar e sal, que mesmo com sua redução e a adição de vitaminas e minerais, não os torna saudáveis. Desse modo, se a publicidade não for regulamentada, os apelos que favorecem a venda, tendem a sobressair com relação aos riscos de seu consumo frequente. Estes se sobressaem, ao público feminino, como nas maiorias dos produtos foram destacados comer “sem culpa”, a associação dele com beleza e saúde, e ao público infantil, com a associação de brindes, desenhos e personagens infantis aos produtos alimentícios. O comportamento alimentar, incluindo aspectos psicológicos que lhe são subjacentes, no caso as influências as quais os indivíduos estão susceptíveis de modo que essa regulamentação possa auxiliar em escolhas mais saudáveis, protegendo dessa maneira as novas gerações.

 Analisando o aumento alarmante de doenças cronicas e do excesso de peso nas populações o governo brasileiro adotou ações sobre o controle desses compostos prejudiciais a saúde, como por exemplo a eliminação das gorduras trans e a redução do consumo de sódio pela população brasileira. No que se diz a eliminação de gordura trans, a industria alimentícia adotou algumas medidas, como a substituição dos óleos parcialmente hidrogenados por óleos insaturados não hidrogenados, isso se deve ao fato de que os ácidos graxos insaturados, principalmente os poliinsaturados estão relacionados principalmente com a proteção da saúde cardiovascular. E o alto consumo de sódio é visto como um problema de saúde pública, mas um dos desafios nesse contexto é a mudança individual de comportamentos e de hábitos alimentares relacionados ao seu consumo. Porém a mudança não depende apenas do indivíduo, mas dos resultados de ações em nível individual e coletivo e dentro das instâncias governamentais com o apoio da indústria de alimentos.

 Por fim de maneira concomitante a esse controle, são importantes ações  para a criação de ambientes propícios para práticas de uma dieta saudável, como a realização de campanhas educativas sobre a alimentação e nutrição, além de os profissionais da área de nutrição e produção de alimentos que devem considerar os aspectos socioambientais e culturais que envolvem a produção de alimentos, a fim de ampliar o conceito de alimento e dieta saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com