TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meeting de Nutrição

Por:   •  15/6/2017  •  Seminário  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing- IBGM Instituto Brasileiro de Saúde- IBS

Curso de Bacharelado em Nutrição

Relatório de Palestra

TRABALHO

DE

NUTRIÇÃO

Aluno: Júlio César Umbelino Machado

Professor(a) : Gabriela Brito

Turma: 1A Manhã

MEETING DE SAÚDE

Nesse meeting foram realizadas duas palestras com temas e assuntos voltados para as áreas de nutrição e odontologia. A primeira foi com a Professora e Doutora em Odonto Rosana Ximenes e a segunda foi com o Nutricionista Esportivo e Clínico Flávio Albuquerque.

A primeira palestra com a Dr. Rosana teve como assunto abordado os transtornos alimentares e sua repercussão na adolescência. Primeiro foi falando dos transtornos alimentares que eles podem ser significativamente destrutivos do corpo, acumulando consequências devastadoras, como anemia, prisão de ventre, osteoporose, danos ao coração e ao cérebro, nos casos de anorexia. Além disso, pode haver comorbidade, ou seja, transtornos alimentares somados a outros transtornos mentais, como a depressão já na adolescência, fase conturbada de vários adolescentes a famosa síndrome da adolescência normal, em busca de muitas respostas na vida, a busca de si mesmo, evoluções como de comportamento e sexual, as crises religiosas, a instabilidade no humor e a busca de se agrupar no meio social. Logo após, citou algumas doenças que são casos frequentes nessa fase como a anorexia nervosa em que uma pessoa tem sua imagem corporal distorcida, isto é, se vê com excesso de peso, mesmo quando está muito magra ou em boa forma. Pode recusar-se a comer (para não engordar), fazer exercícios compulsiva e exageradamente, e desenvolver hábitos incomuns, tal como se negar a comer na frente de outras. Em casos extremos, pessoas com transtornos alimentares podem perder peso excessivamente, sofrendo risco de morrer de fome, literalmente. E citou a bulimia que nesses casos, a pessoa ingere quantidades excessivas de alimentos e, em seguida, força o vômito ou toma laxante para eliminar a comida. Muitas vezes realizam essas ações em segredo, por sentirem nojo ou vergonha. No entanto, como sentem alívio da tensão de se sentirem “cheias” ou na eminência de engordarem, sentem-se aliviadas de tensão e emoções negativas ao se perceberem de estômago vazio.E a outra parte da palestra foi mais voltada para a área de odonto.

A segunda com o Nta. Esportivo Flávio Albuquerque foi mais voltada para alimentação saudável na adolescência e alimentação para as pessoas em geral.

Citou de inicio que Durante a adolescência, a alimentação balanceada é tão importante quanto na primeira infância, pois além de satisfazer as elevadas necessidade de nutrientes durante esta fase, ela serve também para criar e manter bons hábitos alimentares para o resto da vida. Neste período aparecem novos hábitos de consumo explicáveis por motivos psicológicos, sociais e socio-econômicos, pela influência de amigos como ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosas além do normal, rebeldia contra os controles exercidos pela família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com