TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vamos Assistir Meet Me @ 1006

Por:   •  20/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ANIÉLLI N°: 02

BRENDA N°: 04

3° B

CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TRABALHO DE FILOSOFIA: PROJETO

TOLEDO

2019

[pic 2]

ANIÉLLI N°: 02

BRENDA N°: 04

3° B

CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TRABALHO DE FILOSOFIA: PROJETO

Trabalho apresentado à Disciplina de Filosofia, ministrado pelo Professor Rubens, para fins de obtenção de nota do segundo trimestre.

                                                                                   Nota_______

                                                                            _______________________

        Assinatura Professor

TOLEDO

2019

ELEMENTOS DO PROJETO

1.  TEMA:

Contação de história.

2.   DELIMITAÇÃO DO TEMA:

O tema citado será abordado em uma instituição do Paraná no município de Toledo especificamente na escola municipal Walter Fontana, pra melhor incentivo à leitura e ouvir histórias.

3.   OBJETIVO GERAL:

Proporcionar oportunidade para que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura e escrita, colocando-os em contato com diversos gêneros textuais e vivência que são adquiridas através da contação da história, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura.

4.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Fazer com que eles percebam que são capazes de contar, interpretar e reescrever o que foi lido e trabalhado;
  • Descrever cenários e personagens;
  • Trabalhar situações do dia a dia;
  • Ajudar no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança.

5. JUSTIFICATIVA:

  Os significados simbólicos dos contos estão ligados aos eternos dilemas que o homem enfrenta ao longo de seu amadurecimento emocional, quando se dá a evolução, a passagem do eu para nós. A literatura infantil, principalmente os contos de fadas, pode ser decisiva para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo a sua volta. As diferenças que mostram os personagens bom e mau, feio e bonito, poderoso e fraco, facilitam à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social. Através deles a criança incorporará valores que desde sempre regem a vida humana. Confrontada com o bom e o belo a criança é levada a com eles se identificarem, por trazerem em si a semente da bondade e da beleza. Identificando-se com heróis e heroínas, ela é levada a resolver sua própria situação, superando o medo que a inibe e ajudando-a enfrentar os perigos e ameaças que sente a sua volta. O adulto, ao contar determinada história, permite que a criança inicie um processo de construção de sua identidade social e cultural.

Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.

6. PROBLEMA:

  • Como o professor irá trabalhar com as crianças, se elas não se interessarem pela história?
  • Como os pais podem ajudar no processo de desenvolvimento das crianças através de histórias?

7. HIPÓTESES:

Escolher uma história apropriada e interessante para faixa etária das crianças e propor aos pais ou responsáveis que incentivem a pratiquem o habito da leitura e de contar histórias.

8.   METODOLOGIA:

8.1 Métodos de abordagem: 

Conforme a história e a faixa etária da criança serão aprofundadas o conteúdo relacionado, sendo amplo, elevado, dedutivo-indutivo.

8.2 Métodos de procedimento: 

Histórico

8.3 Técnicas:

1. Escolha uma história atrativa e divertida.

2. Leia essa história antes de contar para as crianças.

3. Descreva bem o cenário e interprete bem os personagens.

4. No final faça perguntas sobre a história.

8.4 Delimitações do universo:

Foi realizado no município de Toledo-PR, na Escola Municipal Walter Fontana, para realização, contextualização e finalização do projeto.

9. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:

A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.

Para Abramovich (1997, p.22) “se é importante para o bebê ouvir a voz amada e para a criança pequenina escutar uma narrativa curta, simples, repetitiva, cheia de humor e de calidez (numa relação a dois), para a criança de pré-escola ouvir histórias também é fundamental (agora numa relação a muitos: um adulto e várias crianças)”.

O ato de contar histórias instrui, socializa e diverte as crianças. É uma ferramenta que desperta o interesse pela leitura, ajuda no desenvolvimento psicológico e moral, auxiliando na manutenção da saúde mental das crianças em fase de desenvolvimento, amplia o vocabulário e o mundo de ideias, desenvolvendo a linguagem e o pensamento, trabalha a atenção, a memoria e a reflexão, desperta a sensibilidade, a descoberta da identidade, adapta as crianças ao meio ambiente, assim como desenvolve funções cognitivas para o pensamento como comparação, raciocínio lógico, pensamento hipotético e convergente e divergente. A organização geral dos enredos possui um conteúdo moral que colabora para a formação ética e cidadã das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com