TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metabolismo

Por:   •  5/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

A entrada da glicose na célula se da pela via glicolidica que o produto final é piruvato. A via glicolidica é inibida por altas concentrações de ATP e citrato e ativada por altas concentrações de AMP e baixas concentrações de frutose. O piruvato produto final da via glicolidica pode sofrer ação pela enzima complexo piruvatob desidrogenase se for pela aeróbica forma cetil-CoA que entra no ciclo do acido cítrico que ocorre dentro da mitocôndria, e é inibida por alta concentrações de ATP, NaDH, succinil e citrato, e o seu objetivo é formar energia. Os elétrons NADH e NADH² formado durante o ciclo precisam ser entregues a cadeia transportadora de elétrons, lá o O2 é aceptor de elétrons e a coenzima Q é móvel e transporta estes elétrons, o complexo I bombeia 4protons de hidrogênio e CoQ é uma membrana móvel e transfere elétrons para o complexo III que também bombeia 4 prótons de hidrogênio, o complexo IV bombeia dois prótons de hidrogênio e o objetivo final é formar água.

Na digestão dos lipídios, para a ativação de um acido graxo o acil Coa liga-se a Acil-Coa Sintetase formando um acido graxo e para atravessar a membrana interna o Acil-Coa capaz de atravessar a membrana externa transfere seu grupo Acil para a carnitina que com a enzima carnitina acil tranferase forma acil carnitina capaz de atravessar a membrana mitocondrial interna e sofre ação da enzima carnitina acil transferase II que forma novamente a carnitina que entrega seu grupo acil para Acil-CoA e a carnitina volta para o ciclo. E o acil CoA vai para  a β oxidação dos ácidos graxos que remove de dois carbonos pares por ciclo, formando acetil CoA que pode ir para o ciclo do acido cítrico ou para a cetogenese. No caso de um acido graxo de cadeia impar no ultimo ciclo produz uma molécula de propinil CoA que é convertido em succinil CoA e vai para o Ciclo do Acido cítrico. A molécula de acetil CoA pode ir para a cetogenese que após o jejum prolongado ele passa a ser oxidado formando acetona que nós pulmões para ser exalado com o ar ou 2acetil CoA para o ciclo do acido cítrico.

O citrato do Ciclo do Acido Cítrico pode atravessar a membrana plasmática e ir para o citoplasma. Lá com a enzima citrato liase é convertida a oxalacetato malato desidrogenasse citosolica é convertida em L malato pode ir para o Ciclo do Acido Cítrico e essa mesma enzima L malato sofrendo ação pelo substrato málica se converte em piruvato. A mesma enzima citrato liaze pode ser convertida em acetil CoA que vai para a síntese dos ácidos graxos ou pode ser convertido em complexo acido graxo sintetase que forma ácidos graxos de cadeia longa ou ir para a síntese de colesterol que armazena colesterol. Na síntese de triacilglicerois são 3 ácidos graxos que esterificam uma molécula de glicerol.

 No metabolismo dos carboidratos a glicogênese armazena glicogênio proveniente da dieta e a glicogenolise consome esse glicogênio formando D glicose 6P ou glicose para a Via Glicolidica. A galactose será convertida em D glicose 6P para a via glicolidica. O mesmo acontecera com a lactose que também será convertida em glicose 6P da via glicolidica na parte oxidativa produz D ribose 5 fosfato e NADPH e ocorre no citosol. E na parte não oxidativa interconverte açucares fosforilados.

Na digestão das proteínas elas são convertidas em aminoácidos. Os aminoácidos essenciais tem que prover da dieta e os não essenciais são produzidos no nosso organismo. A partir de uma molécula de triptofano produz o piruvato, da lisina produz acetil CoA, da fenilanina produz  o fumarato a partir da propilina com a arginina produz o cetoglutarato e a aspargina produz oxoalecato. Precisamos destes aminoácidos para transformar amônia que é uma substancia tóxica em ureia que será secretada pela urina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com